Expovel é uma das maiores exposições do Paraná

Inicio » Agronegócio » Expovel é uma das maiores exposições do Paraná
20/10/2020 Por
Expovel é uma das maiores exposições do Paraná

Feira Expovel, que realizou sua 40ª edição em 2019, acontece no município de Cascavel. Localizada no Oeste do Paraná, o município de Cascavel realiza a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Cascavel, a Expovel. Em 2019, a feira foi realizada de 12 a 17 de novembro, chegando a sua 40ª edição.

A Expovel, que desde 2016 passou a ter aspecto de feira, teve redução no número de dias e isentou a cobrança de ingressos para acessar o Parque de Exposições Celso Garcia Cid, local onde é realizado o evento. Assim, um grande número de visitantes passou a prestigiar o evento.

Bovinos leiteiros e de corte são expostos na Expovel

Durante a Expovel, além do comércio, também são realizadas atrações de lazer, como rodeios e shows nacionais, atividades que ajudam a aumentar o faturamento e atrair público para o evento, já que para essas atividades são cobrados ingressos. São cerca de duzentas mil pessoas que visitam a feira a cada edição para conferir um dos maiores eventos do agronegócio.

O Parque de Exposições Celso Garcia Cid sedia o evento e pertence à Sociedade Rural do Oeste do Paraná e fica junto a marginal da Rodovia BR 277, próximo da região central da cidade, com acesso asfaltado.
Esse parque conta com 145.000 m² e com pavilhões cobertos, com baias para os animais, área de leilões e para rodeios, shows nacionais e alguns auditórios para palestras e debates. Assim, o principal evento realizado lá, é justamente a Expovel.

Agricultura no Paraná

As feiras agropecuárias tem uma grande importância no cenário nacional, pois movimentam grandes valores em negócios. O Paraná integra esse roteiro de feiras e eventos por ser um grande produtor do setor agro. Assim, no estado do Paraná, as culturas agrícolas mais importantes são trigo, milho e soja. Os maiores produtores de soja do estado são nas regiões de Cascavel, Toledo, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa.

A cidade de Cascavel, localizada no Oeste do estado, é a quinta mais populosa do Paraná, com mais de 325 mil habitantes. Esses são os dados de 2019 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tem o 6° maior Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná e o 90° do Brasil.
Em Cascavel, onde é realizada a Expovel, a principal atividade econômica é o agronegócio. No município, ainda de acordo com o IBGE, existem mais de 4 mil estabelecimentos ligados a agropecuária.

Contudo, o cultivo da soja é o mais recente e que se destaca no estado, principalmente no Oeste, Norte e Sul. Ademais, o Paraná também é conhecido pelo cultivo do café, que se mantém como uma das atividades de destaque no agro do estado. Hoje – apesar de ter um peso menor do que já teve antigamente, quando produzia boa parte do café do Brasil – o estado continua tendo participação significativa na produção deste grão tão consumido no país e no mundo.

Rodeio é um dos atrativos da Expovel

Assim, os eventos agropecuários como a Expovel são extremamente importantes para a economia do país, estados e municípios. Isso porque levam as informações e tecnologias disponíveis  no setor para mais perto dos produtores, além de movimentar o mercado e oportunizar grandes negócios.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo