Frísia é a cooperativa agroindustrial mais antiga do Paraná

Inicio » Agronegócio » Frísia é a cooperativa agroindustrial mais antiga do Paraná
13/09/2019 Por
Frísia é a cooperativa agroindustrial mais antiga do Paraná

Frísia, antiga Batavo, e seu sucesso dentro do cooperativismo agroindustrial

Uma cooperativa que tem sua história construída desde 1911, quando as famílias holandesas que chegaram primeiro ao Brasil se instalaram em Campos Gerais. A Frísia participou do plano colonizador que foi estabelecido pela empresa Brazil Railway Company.

Esses pioneiros criaram uma cooperativa para produção nacional, onde os produtos foram comercializados primeiramente em Curitiba, Ponta Grossa, São Paulo e Castro. A Frísia, inicialmente chamada de Batavo, desde 1943 focou, então, na produção agropecuária, tentando sempre atender ao quadro social da comercialização.

Frísia

O que é Frísia?

Frísia é uma cooperativa agroindustrial, com sede na cidade de Carambeí, no Paraná. É uma das empresas mais respeitadas, bem como conceituadas da região Sul do país.

Fundada na década de 20, esta é uma cooperativa das mais antigas do estado do Paraná, sendo a segunda mais antiga do Brasil. A sua produção não está voltada somente para a carne, mas também para o leite e os grãos, em especial a soja, o milho e o trigo.

A organização resulta da junção do trabalho de vários colaboradores e cooperados, assim como das produções diversificadas, da qualidade espetacular do que se faz e comercializa.

A Frísia Cooperativa Agroindustrial

No dia 01 de agosto de 2019, a Frísia Cooperativa Agroindustrial completou seus 94 anos de uma trajetória de sucesso. Ela está presente em mais de trinta municípios dentro do centro-sul do Paraná, sem contar com o Tocantins.

Portanto, no total, são cerca de 837 cooperados, atuando com:

  • Soja;
  • Trigo;
  • Milho;
  • Leite;
  • Pecuária suinícola.

Além dos investimentos particulares, a cooperativa também atua nos sistemas de intercooperação. Este ano, a Frísia fez a ExpoFrísia acontecer. Assim, pode-se dizer que foi um dos eventos mais importantes relacionados aos gados das raças Holandesas no Brasil.

Frísia

A Alegra Foods

A união das cooperativas Frísia, Capal e Castrolanda, uma vez que todas são de origem holandesa, acabou resultando na chamada Unidade Industrial de Carnes. A qualidade, assim como a confiança das produções, deram origem a Alegra Foods.

Esta empresa sabe que os melhores produtos finais são as combinações entre:

A marca Alegra Foods é especialista em carnes suínas, garantindo a procedência e qualidade dos alimentos na mesa dos brasileiros.

Frísia

A Herança Holandesa no cooperativismo paranaense

Herança Holandesa é uma marca de farinha de trigo já nascida com várias histórias para contar. A empresa também é o fruto de uma intercooperação das três maiores cooperativas paranaenses com origem holandesa.

É sabido que os holandeses são agricultores por excelência, com tradição e origem centenária. Seus produtos refletem, em todos os detalhes, a responsabilidade e seriedade recebidas como herança.

A mistura mais do que positiva entre o Brasil e a Holanda fez da Frísia um exemplo de empreendedorismo, bem como de sucesso. A representação da tradição e solidez no agronegócio do estado do Paraná não deixa a desejar com as parcerias assertivas que firma. Sigamos acompanhando sua constante evolução pelos próximos anos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo