Expozebu tem data adiada em decorrência do Coronavírus

Inicio » Agronegócio » Expozebu tem data adiada em decorrência do Coronavírus
01/04/2020 Por
Expozebu tem data adiada em decorrência do Coronavírus

Expozebu é a maior exposição de raças zebuínas do mundo. Contudo, devido ao novo Coronavírus que o Brasil está enfrentando, a exposição terá sua data adiada.

A seguir, você descobre tudo sobre as novas datas da Expozebu, bem como suas programações, shows e tudo mais! Tire todas suas dúvidas sobre esse evento agro a seguir!

Expozebu

O que é Expozebu?

Expozebu é a Exposição Internacional das Raças Zebuínas do mercado brasileiro. Dentre todas as outras exposições de zebuínos, a Expozebu é a maior do mundo. Espera-se que mais de quatro mil animais (equinos e bovinos) compareçam às competições e leilões entre 25 de abril a 3 de maio.

A data limite das inscrições é até 17 de abril. Rivaldo Júnior, presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), ressalta que o trabalho de aprimoramento genético do zebu, elaborado pelos criadores e que receberá uma premiação durante a Expozebu, precisa ser extensivamente divulgado.

Expozebu é adiada devido à pandemia do COVID-19

A ABCZ, entidade encarregada de organizar a Expozebu em Uberaba (Minas Gerais), comunicou no dia 17 de março que a exposição (prevista para o dia 25 de abril a 3 de maio) foi prorrogada.

Seguindo a ordem emergencial do Governo de Minas Gerais e a orientação do Governo Federal, a ABCZ emitiu uma nota a respeito do novo calendário para a Expozebu, que será publicado assim que o cenário futuro for definido e consolidado.

Eventos agro cancelados pelo novo Coronavírus

Devido à pandemia do novo Coronavírus, os eventos agro Fenasoja, Agrishow e Expoagro Afubra foram cancelados. Afinal, no Brasil, o número de casos confirmados e mortes cresce a cada dia.

Assim, segundo os especialistas, ante o avanço do vírus COVID-19, o ideal é evitar aglomeração de pessoas. Por conta disso, exposições nacionais e internacionais do agronegócio foram suspensas.

A primeira exposição a ser suspensa foi a Expoagro Afruba (direcionada para a agricultura familiar, que ocorreria, em Rio Pardo, entre 18 e 21 de março).

A entidade encarregada de organizar a exposição (Associação dos Fumicultores do Brasil), em uma nota publicada na imprensa, lamentou demasiadamente a situação atual, mas afirmou que agora é imprescindível unificar esforços para controlar o avanço do vírus e preservar a população brasileira. De fato, a entidade, antes do cancelamento, contabilizava, em média, que 150 mil pessoas frequentassem a exposição nos quatro dias.

Expozebu

A Fenasoja 2020, que aconteceria do dia 1 a 10 de maio em Santa Rosa, foi a segunda exposição agrícola a ser suspensa. Os órgãos responsáveis pelo evento determinaram adiar a exposição para o final do ano, entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro.

Em nota, na página oficial do Facebook da exposição, a entidade ressaltou que a comissão de promoções se esforça para acomodar a agenda das exibições e manter os shows na nova data selecionada.

A Agrishow, de Ribeirão Preto, foi a terceira exibição a ser cancelada. Dentre os mais tradicionais espetáculos do agronegócio da América Latina, a Agrishow, de fato, aconteceria de 27 de abril a 1 de maio.

Segundo a nota publicada no site da feira, a organizadora da Agrishow (Informa Markets) anunciou o cancelamento da exposição e pediu pela colaboração da população.

Assim, o slogan da exposição (“Juntos no desenvolvimento do Agro”), mesmo em meio à crise de pandemia e o cancelamento da feira, foi reforçado pela Informa Markets: “Juntos na prevenção do COVID-19”.

Segundo a entidade, uma nova data para a feira será publicada nos próximos dias.

Programação Expozebu

Na programação Expozebu, os animais seriam julgados entre os dias 26 de abril a 2 de maio na pista do Parque Fernando Costa. Segundo a ABCZ, para 2021, a organização visa adotar e priorizar parâmetros focados na análise genética como um dos requisitos para registrar os animais na Expozebu.

Ou seja, durante a ABCZ Equishow 2020, competições entre equinos também farão parte das atrações da exposição. Em suma, calcula-se por volta de 800 animais, entre mulas e cavalos, que participarão das seis diferentes modalidades.

No Brasil, será o primeiro espetáculo do gênero a reunir diversas raças em concursos variados. Os concursos acontecerão na fazenda experimental da ABCZ Orestes Prata Tibery Júnior, perto do Parque Fernando Costa.

Além disso, o evento contará com a presença de três lojas de animais e leilões (que terão 29 remates, um a mais que no ano passado). Segundo os organizadores, a expectativa é que haja uma movimentação de finanças geral de R$250 milhões.

Rivaldo Júnior, presidente da ABCZ, também está confiante e bastante otimista sobre a presença de Jair Bolsonaro, o presidente do Brasil, na inauguração oficial da Expozebu. Assim, na sexta-feira (20 de março), Rivaldo Júnior compareceu a uma audiência no Palácio do Planalto, onde convidou o presidente para a exposição.

Expozebu

Proteção

Sem dúvida, Paulo Piau, o prefeito de Uberaba, e a ABCZ, durante a estreia da Expozebu, foram questionados pela imprensa sobre o Coronavírus. Durante esta semana, a cidade de Uberaba registrou mais três indivíduos que estariam suspeitos de terem adquirido o vírus, pois teriam acabado de retornar de viagem ao Iraque, Canadá e França.

Segundo Paulo Piau, todos foram recebidos na rede pública de Uberaba, tiveram materiais coletados para exames e, neste exato momento, estão em quarentena domiciliar.

O prefeito concluiu que está tudo sob controle e que não há motivos para preocupações, pois todas as prevenções e cuidados foram e estão sendo tomados em união com a ABCZ. Estima-se que cerca de 320 mil pessoas devem comparecer à Expozebu.

Shows Expozebu

O calendário de shows Expozebu 2020, em Uberaba, foi publicado no dia 11 de março. Teria espetáculos de Maiara e Maraísa, Yasmin Santos, Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano, Patati e Patatá, Enzo Rabelo, DJ Samhara e DJ EME.

A exposição contaria com diversos outros espetáculos como, por exemplo, competição de torneios leiteiros, mostras culturais do Museu do Zebu, 11º Encontro Rural Jovem, Dia de Campo da ABCZ e Embrapa sobre tecnologia de cultivar, espetáculos musicais com DJs e cantores sertanejos, exibições gastronômicas, parques de diversões e exibição de maquinários.

Dentre as exibições gastronômicas da Expozebu, a novidade fica para o festival de churrasco “Zebu na Brasa”. Cerca de vinte estações oferecerão tipos diferentes de acompanhamentos e cortes. Na lista, há alternativas de sobremesas (produzidas, também, com leite de Zebu).

De acordo com os organizadores, há uma expectativa de reunir, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em torno de 1.600 pessoas. A exposição deverá acontecer das 13h às 20h, e a venda dos ingressos acontecerá em breve.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo