Farelo de aveia é rico nutrientes benéficos para a dieta humana e animal

Inicio » Agricultura » Farelo de aveia é rico nutrientes benéficos para a dieta humana e animal
04/04/2019 Por
Farelo de aveia é rico nutrientes benéficos para a dieta humana e animal

O farelo de aveia é pode trazer diferentes benefícios para a dieta de humanos e até animais

O farelo de aveia é cada vez mais consumido no Brasil em função dos benefícios que oferece para a saúde. Por ser um alimento bastante versátil, ele pode servir tanto como um auxiliar na composição de dietas alimentares como na composição de alimentos da indústria alimentícia.

Capaz de aumentar a sensação de saciedade nos que o consomem, o farelo de aveia tem ganhado popularidade entre as recomendações de nutricionistas; principalmente, em dietas alimentares focadas na perda de peso. Além disso, as muitas propriedades nutritivas presentes no alimento também merecem destaque; pois contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Farelo de aveia sobre a mesa

O que é farelo de aveia?

O farelo de aveia é a parte externa do grão. Durante o processo de refino, as partes interna e externa são separadas para que a aveia propriamente dita possa ser comercializada. Enquanto, antigamente, o farelo restante era descartado – pois não enxergavam utilidade nele; nos dias de hoje ele é considerado um alimento rico em nutrientes e fibras.

Entre as principais propriedades do farelo de aveia, podemos citar:

  1. Vitamina B
  2. Vitamina E
  3. Fosforo
  4. Magnésio
  5. Potássio

Além de ajudarem na consolidação dos nutrientes do corpo, o consumo do farelo de aveia pode melhorar o sistema digestivo do corpo humano, promovendo um processo de digestão mais eficiente.

Entre os outros benefícios do farelo de aveia também podem ser citados:

  • estímulo do cérebro
  • auxílio na prevenção de diabete
  • redução do colesterol ruim
  • fortalecimento da imunidade
  • saciedade, podendo ser usado em processos de emagrecimento

A busca pela qualidade de vida faz com que as pessoas tenham acesso a diferentes produtos. Para elas, em especial, o uso do farelo da aveia pode se tornar ótima opção em função dos muitos benefícios que é capaz de oferecer.

Mesmo vindo do mesmo lugar, o farelo e o grão da aveia podem apresentar propriedades um pouco diferentes; que são, justamente, os aspectos que os diferenciam.

Enquanto o farelo de aveia pode contar glúten, por exemplo, o grão é livre dessa proteína. Por isso, pessoas celíacas – que têm intolerância ao glúten – podem consumir o grão da aveia, mas devem evitar o seu farelo.

Tipos de farelo

Diferentes tipos de farelo podem ser usados para a substituição do farelo de aveia, oferecendo diferentes opções para a escolha do consumidor final. Entre os principais tipos de farelo, encontramos:

  1. Farelo de arroz: pode ser usado para o equilíbrio do intestino e para a prevenção de determinadas doenças. Dessa forma, se mostra como uma ótima opção para pessoas com problemas renais, uma vez que a fitina, propriedade do farelo, pode prevenir que o cálculo se forme. Além dos benefícios que traz para o corpo humano, o farelo de arroz também é comumente usado para a suplementação de nutrientes em rebanhos bovinos, por exemplo.
  2. Farelo de soja: seu consumo é uma boa pedida para pessoas que praticam esportes, visto que ele ajuda no ganho de massa muscular e no desempenho físico. Para as mulheres, o consumo desse farelo pode ajudar a diminuir os sintomas da TPM e menopausa.
  3. Farelo de trigo: uma das vantagens é que o farelo de trigo pode ser misturado com diferentes alimentos como feijão, bolos e saladas; contribuindo para que o seu consumo seja presente no dia a dia de boa parte da população brasileira.

Boa parte dos tipos de farelo podem ser incluídos em diferentes dietas, tornando os alimentos ainda mais ricos em nutrientes e fibras importantes para a saúde.

Facilmente encontrados em casas de cereais e lojas especializadas em produtos naturais, o farelo de aveia tem preço que pode variar de R$ 8,00 até R$ 30,00. Alguns lugares vendem o farelo de maneira fracionada. Isso permite que o cliente escolha a quantidade exata que considere necessária para a compra e o consumo.

Farelo de aveia usado para alimentação

Farelo de aveia na pecuária

Assim como o farelo de arroz, o farelo de aveia também é usado para a alimentação do gado. Isso, em função do conhecimento de sua riqueza em nutrientes. Direcionado para os animais, o alimento permite que a dieta dos rebanhos também sejam mais regradas; contribuindo para uma melhora na qualidade da carne e até da produção do leite.

Isso porque, durante a fase de desenvolvimento do animal é importante que ele receba a devida atenção alimentar; consumindo nutrientes que garantam tanto a saúde como a disposição para diferentes atividades.

Atualmente responsável pelo maior rebanho bovino do mundo, com mais de 211 milhões de animais, o Brasil deve priorizar o manejo correto dos animais; certificando-se de que se mantenham em condições ideais de produtividade e, consequentemente, rentabilidade.

Vale lembrar que, antes de eleger o farelo de aveia como base da alimentação dos animais de um rebanho, é necessário fazer um teste de adaptação. Isso serve para checar se ha a possibilidade de rejeição do alimento por parte dos animais; permitindo medidas como a mistura do ingrediente a outros tipos de ração para uma melhor aceitação do gado.

Farelo de aveia na agricultura

O farelo de aveia também pode significar um grande impacto para o produtor que atua na agricultura. Isso porque o produto que antigamente era descartado, hoje já pode ser trabalhado para que seja comercializado para diferentes regiões; gerando produtividade e renda.

Dito isso, não é difícil entender que o alimento também pode ser considerado uma opção para os produtores da agricultura de subsistência; abastecendo tanto a própria propriedade como a demanda da comunidade local.

Animal esperando o farelo de aveia

Muito disputado no Brasil e com o surgimento diário de novos produtores, o mercado da agricultura ganha novas possibilidades com a produção desse tipo de produto; uma vez que ele, de certa forma, foge do nicho de mercado considerado mais tradicional e comum entre os produtores.

Com isso em vista, é possível dizer que o farelo de aveia proporcionou oportunidades comerciais importantes par ao setor; aumentando não só o número de opções de quem consome os produtos, mas também de quem os produz.

Fica claro, portanto, que o farelo de aveia é uma ótima opção para a qualidade de vida humana e animal; mostrando-se rico em benefícios dos mais diversos e, ainda, capaz de ajudar no controle e na prevenção de doenças.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo