Farinha de feijão branco traz benefícios, inclusive redução do colesterol

Inicio » Agronegócio » Farinha de feijão branco traz benefícios, inclusive redução do colesterol
02/10/2020 Por
Farinha de feijão branco traz benefícios, inclusive redução do colesterol

Farinha de feijão branco combina com salgados, doces e até com uma vida saudável. Muito mais que um simples alimento funcional de lojas de produtos naturais, a farinha de feijão branco também alimenta o agronegócio. Claro que o consumidor direto anda atrás de alimentos cada vez mais de alta de qualidade, mas isso depende diretamente da forma com que a matéria-prima foi cultivada.

Ou seja, sempre que você adicionar produtos saudáveis como a farinha de feijão branco em uma refeição, pense que caminho esse grão enfrentou para chegar à sua mesa. Isso porque é preciso muitos mais que bons adubos e terra fértil para cultivar alimentos. Ainda é preciso manter o agronegócio aquecido e alavancar a venda de produtos naturais de alta qualidade.

Farinha de feijão branco

O que é farinha de feijão branco?

Farinha de feijão branco é um ótimo produto natural devido aos seus inúmeros benefícios para a nossa saúde. Resultado da trituração do grão, essa farinha costuma ser clara, de sabor suave e bem fininha. Ou seja, praticamente ela não interfere no gosto ou no aroma dos alimentos.

Aliás, a farinha de feijão tem o poder de combinar tanto com alimentos salgados quanto com doces. Para melhorar, durante as refeições, ela cai muito bem quando adicionada ao nosso arroz de cada dia.

Contudo, saiba ela até pode ser feita a partir dos grãos de feijão branco, mas não chega a apresentar aquele gosto que costumamos sentir nessa união.

Em relação ao consumo, ainda existem divergências sobre as contraindicações ou restrições de consumo da farinha de feijão branco. Isso porque os especialistas ainda estão divididos em relação aos estudos e resultados. Em contrapartida, eles também não conseguiram limitar a quantidade diária do alimento.

O importante é que você não substitua alimentos completos, como almoço e jantar, por refeições à base de shakes com a farinha. Isso porque toda alimentação precisa ser balanceada e saudável, visto que você ainda pode adicionar a farinha de feijão branco a todos os cardápios.

Enfim, se você precisa emagrecer, o primeiro passo é mudar seu estilo de vida. Má qualidade de sono, péssima alimentação e estresse, por exemplo, são fatores que influenciam no seu processo de emagrecimento.

Quais os benefícios da farinha de feijão branco?

Em primeiro lugar, a farinha de feijão branco ajuda a emagrecer e a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Tudo devido a uma proteína que ajuda na absorção de carboidratos. Ou seja, ela faz com que menos gordura seja produzida ao passo em que menos calorias sejam absorvidas.

No entanto, para você pode obter todos os benefícios da farinha de feijão branco, é preciso consumir uma colher de café diluída em água, 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Para todos os efeitos, essa farinha precisa ser produzida a partir dos grãos do feijão cru. Isso porque o cozimento vai eliminar nutrientes importantes.

De qualquer forma, confira abaixo os principais benefícios do produto para a sua saúde:

  • Reduz a fome, pois suas fibras prolongam a sensação de saciedade;
  • Ajuda a perder de peso, por ser rica em fibras e reduzir a absorção dos carboidratos;
  • Ajuda a controlar a diabetes, pois reduz o aumento de açúcar no sangue;
  • Melhora o funcionamento intestinal, pela alta presença de fibras;
  • Reduz a irritação no intestino, pela ausência de glúten;
  • Reduz níveis de mau colesterol em razão de suas fibras.

Farinha de feijão branco

Como fazer farinha de feijão em casa?

Para você pode fazer farinha de feijão na sua casa, primeiro lave cerca de um quilo do alimento com água e deixe secar por aproximadamente quatro dias. Depois, quando estiver totalmente seco, coloque todo o feijão em um processador ou liquidificador, batendo até que o resultado seja uma farinha bem fininha.

A partir de então, com o uso de uma peneira, retire o que estiver pouco triturado e bata de novo até que todo o pó fique fino e homogêneo.

A seguir, a farinha de feijão branco precisa ser guardada em frascos de vidro fechados. Procure ainda guardá-los em um local arejado e seco, lembrando que sua validade máxima pode chegar a apenas quatro meses.

Vale lembrar que a farinha de feijão branco pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias específicas em forma de cápsulas. Nesses casos, o preço por sessenta cápsulas pode chegar a vinte reais.

Como posologia, nossa indicação é a ingestão de apenas uma cápsula antes do almoço e jantar. Até porque, ao passar dos trinta gramas de farinha de feijão branco ao dia, você pode sentir efeitos colaterais, como:

  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Desconforto gástrico;
  • Vômitos;
  • Gases;
  • Dores estomacais.

Farinha de feijão branco

Os insumos do feijão e o mercado de produtos naturais

Nem só no universo saudável o feijão aparece forte, pois no agronegócio ele tem saúde para dar e vender. Entretanto, nem sempre é fácil ter sucesso nessa cadeia produtiva de alimentos saudáveis, já que nem todo produtor sabe utilizar da melhor forma os insumos nas culturas do grão.

De acordo com engenheiros da Embrapa, é preciso estar atento às diferentes necessidades das culturas conforme o tipo de cultivo. No caso do uso correto de insumos na cultura do feijão e até do arroz, a diferença pode estar na escolha do tipo irrigado ou de terras altas.

Além do mais, é preciso fazer o bom emprego de adubos, sementes e defensivos contra doenças e pragas. Até porque é assim que podemos manter a cadeia produtiva dos grãos e ainda alavancar a venda de produtos naturais derivada de alimentos de boa qualidade.

A farinha de feijão branco é low carb

De acordo com nutricionistas, a ingestão de farinha de feijão branco é low carb, pois esse alimento reduz boa parte da absorção dos carboidratos pelo organismo. Como resultado, você pode adicioná-la a todas as refeições para ajudar a contribuir em processos de perda de peso.

Aliás, ao falarmos em dietas, sempre aparece uma nova substância ou alimento que promete ajudar a manter o peso ideal. No entanto, nem tudo é produto milagroso, mas especialistas garantem que a farinha de feijão branco é aposta certa na hora de manter o corpinho em forma.

Falando em números, pesquisas demostram que a farinha de feijão branco auxilia na redução de até setenta por cento dos carboidratos ingeridos. Por outro lado, para quem costuma praticar atividades físicas regularmente, a melhor dieta é não eliminar todo o carboidrato das refeições.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo