Favo é estrutura construída e utilizada pelas abelhas dentro das colmeias

Inicio » Meio Ambiente » Favo é estrutura construída e utilizada pelas abelhas dentro das colmeias
07/05/2019 Por
Favo é estrutura construída e utilizada pelas abelhas dentro das colmeias

As abelhas utilizam o favo para armazenar mel, geleia real, alimento e, ainda, o desenvolvimento das novas crias

O favo é uma estrutura hexagonal construída pelas abelhas operárias dentro da colmeia. Ele é fundamental para a organização e desenvolvimento dos animais.

Em algumas regiões o favo também é vendido e consumido, assim como o mel.

Favo

O que é favo?

Favo é uma estrutura feita de cera construída pelas abelhas para a fabricação de seu ninho. Nos favos ficam armazenados o alimento do enxame ou, então, também pode ser utilizado como ambiente para o desenvolvimento das crias.

Os favos são divididos em células, chamadas de alvéolos. A disposição, tamanho e formato destas estruturas depende da espécie de abelha, ou vespa, e tamanho da colmeia.

As abelhas da espécie Apis Mellifera, por exemplo, que são as abelhas africanizadas com ferrão, constroem o favo na posição vertical. Assim, os alvéolos têm o formato de um hexágono.

A comunidade dentro da colmeia

Além de serem extremamente organizadas e construírem sua própria casa, em ambiente natural, as abelhas também têm a capacidade de produzir o mel. O alimento é muito apreciado por algumas espécies de animais e para o consumo humano.

Entretanto, se engana quem pensa que existe apenas um tipo de mel. A produção varia conforme a espécie de abelha e as flores utilizadas para e sua fabricação. As abelhas africanizadas, assim como as abelhas sem ferrão, têm capacidade de produzir o mel.

Tipos de mel

Alguns tipos de mel são mais fáceis de se encontrar no mercado, em comparação a outros. Conheça alguns tipos produzidos pela Apis mellifera:

  • Laranjeira: é um mel claro, muito valorizado devido ao aroma e coloração. Encontrado com mais facilidade em São Paulo e Minas Gerais.
  • Eucalipto: em uma comparação, é um mel mais escuro, rico em minerais. Bastante utilizado para fins medicinais, como expectorante. Produzido nas regiões Sul e Sudeste.
  • Cipó-uva: sua produção é mais frequente na região do Cerrado, e também em Minas Gerais. É um mel transparente e, assim, agrada por sua coloração e aroma.
  • Bracatinga: a curiosidade sobre esse mel é que ele não é floral. É produzido a partir de cochonilhas, que são insetos sugadores. Eles secretam um líquido açucarado no tronco da planta e, desta forma, as abelhas produzem o mel. É bastante diferente dos demais, escuro e rico em minerais.

Curiosidades sobre o favo de mel

As abelhas tem uma incrível capacidade de organização dentro da colmeia. O favo de mel é construído no escuro, com centenas de indivíduos que trabalham ao mesmo tempo, na construção dos alvéolos. Cada lado do favo de mel, então, é construído de maneira uniforme.

O destino do favo vai definir a forma que ele será construído: para armazenar o alimento das abelhas ou para que a abelha rainha deposite os ovos nas células. Essa área destinada para a criação, portanto, é chamada de favos de cria.

Favo

O consumo do mel em favo

Quando as abelhas armazenam o mel no favo, ele se torna um produto natural que também pode ser consumido. É possível encontrar a opção de mel em favo em diversas lojas comerciais. Assim como o mel natural, ele passa por tratamentos e pode ser comercializado e consumido.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo