Geleia real destaca benefícios para a saúde humana

Inicio » Agronegócio » Geleia real destaca benefícios para a saúde humana
14/03/2019 Por
Geleia real destaca benefícios para a saúde humana

A geleia real é muito procurada em função dos seus diversos benefícios à saúde humana

O consumo da geleia real teve um aumento significativo nos últimos anos. Entre seus principais consumidores, podem ser citado os indivíduos que buscam uma alimentação mais saudável à base de alimentos nutritivos.

A geleia real é uma aposta de negócio vantajoso para muitos produtores. Isso porque, a sua produção pode ser considerada um modo de ingresso fácil no universo do agronegócio ecológico.

Geleia real

O que é geleia real?

A geleia real é uma espécie de secreção produzida pelas abelhas. A produção do alimento é feita nas glândulas hipofaríngeas das abelhas operárias jovens. Mas a vida útil da abelha que produz essa geleia é relativamente curta. Portanto, tanto o tempo quanto a quantidade produzidos pelo animal, ao longo de sua vida, são pequenos. Este fator tem grande influência no seu preço de mercado, e por isso há a tendência de que seja mais caro.

O tempo de uma abelha operária jovem em condições normais de saúde – completamente destinado à produção da galeia real – varia entre quinze dias no total. A geleia segue sendo produzida pelas novas abelhas que vão surgindo na colônia, e a abelha rainha é sempre alimentada por este produto para que sua produção de ovos seja grande e eficiente.

A geleia real também é utilizada para alimentar as larvas de abelhas nos primeiros três dias de vida. Além disso, o produto providencia os nutrientes necessários para um crescimento saudável. As principiais substâncias nesta geleia são, entre outros:

  • proteínas lipídeos
  • carboidratos
  • enzimas
  • vitaminas
  • minerais
  • hormônios

Mercado consumidor

A produção da geleia para o comércio pode ser vista nas prateleiras dos supermercados de diversas formas. Além de ser comercializada em seu estado natural, como geleia, é também vista em cápsulas e liofilizada. Tanto no caso da geleia real em cápsulas como em seu estado natural, é um alimento que trazem benefícios -sendo a diferença, apenas, a forma com que o corpo absorve os nutrientes e as vitaminas.

O produto é bastante conhecido por seus agentes antioxidantes e anti-inflamatórios – fatores que auxiliam na saúde óssea e melhoramento do sistema imunológico. Por isso, o produto é recomendável para pessoas que possuem baixa retenção de nutrientes e necessitam de outros métodos de absorção Dessa forma, apesar do preço alto, sua procura continua sendo alta.

Para que serve a geleia real

A geleia real serve como uma rica fonte de nutrientes e minerais. Tanto no seu consumo pelas abelhas como para os seres humanos, a geleia real é fonte nutritiva e auxilia no crescimento e reprodução das células. Entre os fatores que fazem da geleia um produto procurado por quem busca saúde, podemos citar:

  • melhora do sistema imune
  • preservação da qualidade óssea
  • rapidez nos processos de cicatrização

Geleia real

No ramo da medicina, o produto é muito explorado para tratamento de doenças autoimunes; além das que são provenientes de funções neurais, como o Alzheimer. Por isso, sua ajuda no processo de regeneração das células é uma grande vantagem no tratamento de doenças degenerativas.

Para o organismo humano, uma das principais vantagens da geleia é voltado à saúde intestinal. O alimento é uma fonte rica de probióticos, em especial, bifidobactérias. Estudos indicam que o consumo ajuda no tratamento de doenças autoimunes e até mesmo potencializa a ação de seus efeitos contra o câncer.

Ainda sobre o organismo humano, a geleia real possui substâncias que facilitam a redução de sinais de envelhecimento. O resultado de estudos comprova que a regeneração das células incentivada pelo alimento proporciona uma pele mais saudável e sedosa.

Como é feita a geleia real?

A geleia real é feita pelas abelhas operárias durante o período útil de suas vidas. A produção de geleia real é voltada para a alimentação de larvas, para abelha rainha e os zangões. Sua coleta é relativamente difícil, pois os animais depositam o alimento em pequena quantidade, no fundo de cada alvéolo da colmeia.

Contudo, embora sua produção seja pequena, quando a abelha rainha está em período de geração de ovos, é quando a geleia real é produzida em maior quantidade. Este fenômeno acontece porque a abelha se torna mais fértil e deposita mais ovos. Por isso, o estoque de geleia real é consideravelmente maior neste período, além de ser composto por mais nutrientes. Outro ponto positivo é que o deposito dos ovos é feito em um espaço da colmeia mais fácil de ser coletado.

Um fator que influência na maior produção de geleia real é a retirada da abelha rainha do convívio com as operárias. Esta retirada faz com o que as abelhas produzam ainda mais geleia e as depositem no topo da colmeia. Portanto, a colheita para o produtor se torna muito mais simples e farta. O nome deste método é conhecido como orfanação de abelhas.

Para uma produção ainda mais farta, o clima pode ser um auxiliar do produtor. Desenvolver a criação de abelhas entre primavera e verão é uma técnica de manejo que faz com o que a produção seja mais farta.

Geleia real

Benefícios da geleia real

Os benefícios da geleia real estão diretamente ligados às substâncias que o alimento dispõem. Entre vitaminas e minerais, outra função do alimento se relaciona com a regeneração das células. O processo é responsável por importantes ações fisiológicas do organismo.

Um estudo feito sobre as vantagens do consumo deste alimento e foi comprovado que a geleia conta com benefícios que vão muito além dos nutrientes. O alimento é recomendado pela psicologia, pois possui hormônios que tendem à acalmar o cérebro humano. Além disso, o produto também é utilizado em outros tratamentos médicos. Isso porque é capaz de aumentar os níveis de proteínas e minerais no organismo.

Tendo em vista as vantagens pelas quais a geleia real é responsável, fica evidente que o seu consumo pode proporcionar diversos benefícios para o bem-estar dos seres humanos.  Auxiliando o funcionamento dos órgãos do corpo humano e uma melhor aparência na pele, o produto ganha cada vez mais espaço dentro do mercado consumidor; fazendo com que o investimento nesse tipo de produção possa gerar altos lucros ao seu produtor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo