A fécula é um ingrediente muito importante na mesa dos brasileiros, devido a sua versatilidade e benefícios nutricionais
A fécula é produzida a partir de partes comestíveis da planta que se desenvolvem embaixo da terra.
Utilizada em receitas doces e salgadas, a fécula não possui odor e ainda é livre de glúten.
O que é fécula?
Fécula é uma substância extraída de alimentos tubérculos, como raízes ou grãos, ricos em amido. Assim, ela tem algumas características específicas, é poeirenta e tem textura de farinha.
A fécula serve como alimento e, conforme a legislação, deve se referir exclusivamente a alimentos extraídos de partes subterrâneas e comestíveis dos vegetais.
Portanto, a fécula deve se referir excepcionalmente aos produtos amiláceos processados de tubérculos, como batatas e mandioca, por exemplo.
Importância da fécula
Um dos principais usos da fécula é a sua capacidade de substituir a farinha de trigo. Algumas pessoas que seguem dietas com restrições ao glúten, por exemplo, podem encontrar nas féculas a solução para os problemas e uma opção extra no preparo dos alimentos.
Algumas vantagens do produto é o seu baixo custo, assim como a versatilidade e o fácil acesso aos consumidores. O ingrediente também é utilizado com frequencia na indústria de alimentos, pois pode ser adicionado a diversas preparações de alimentos.
Fécula da mandioca
A fécula de mandioca, também chamada de polvilho doce ou azedo, é uma farinha bastante fina. Para ficar desta forma, portanto, ela passa por um processo de fermentação após ser extraída da raiz.
Uma de suas principais características é que a substância é livre de glúten, assim, pode substituir o trigo em diversas receitas. O ingrediente é bastante conhecido e popular entre os consumidores. Então, ele é facilmente encontrado em algumas receitas, como:
- Bolos
- Biscoitos e bolachas
- Sequilhos
- Massa de pizzas e pães
- Preparo da crepioca (ou tapioca)
- Para engrossar caldos e molhos
- Pão de queijo
- Tortas
- Alimentos embutidos
Usos para a fécula de batata
Assim como o polvilho, a fécula de batata é muito versátil e pode ser utilizada em uma infinidade de receitas.
O ingrediente é obtido quando as raízes da batata são moídas, logo, este processamento libera o amido. Este é transformado em um pó branco, extremamente fino e de textura macia.
Por possuir o sabor neutro, a fécula de batata também faz sucesso na preparação de doces assim como em salgados. Além disso, também é utilizada para criar espessamento e dar volume a cremes e molhos. Alguns usos do ingrediente são:
- Pães
- Creme de confeiteiro
- Molhos salgados
- Doces e sobremesas
- Biscoitos
- Pão de Ló
- Salgados, como coxinhas e empanadas
Diferença entre fécula e amido
Embora os produtos sejam comumente confundidos, a diferença entre eles é bastante simples. Conforme a legislação brasileira, a fécula é o resultado da extração de substâncias provenientes de tubérculos e raízes.
Já o amido é extraído das partes aéreas da planta, como por exemplo o amido de milho ou amido de arroz.
Ou seja, de forma resumida a fécula é retirada de partes comestíveis da planta que crescem embaixo da terra. O amido é o contrário disso. Ele é retirado, portanto, de partes do vegetal que crescem acima da terra.