Feijão azuki é variedade nutritiva e saborosa da leguminosa

Inicio » Agricultura » Feijão azuki é variedade nutritiva e saborosa da leguminosa
06/09/2019 Por
Feijão azuki é variedade nutritiva e saborosa da leguminosa

Descubra todas as propriedades que o feijão azuki pode proporcionar

Certamente o feijão carioca e o preto são os mais comuns na mesa do brasileiro. No entanto, isso não quer dizer que outras variedades desta leguminosa – como o feijão azuki – não possam fazer parte da alimentação e da culinária do povo brasileiro.

Os benefícios que o feijão azuki pode proporcionar para a saúde são muitos; e conhecê-los pode ser uma boa forma de incentivá-lo a experimentar esta variedade.

Feijão azuki

O que é feijão azuki?

Feijão azuki é uma leguminosa originária do sudeste asiático, e que é amplamente utilizado na culinária japonesa. Ele destaca uma coloração avermelhada e tem tamanho pequeno. Seu nome científico é Vigna Angularis, e ele também é conhecido por alguns dessa forma.

Benefícios do feijão azuki

Assim como a maior parte dos diferentes tipos de feijão, o azuki apresenta uma série de benefícios para a nossa saúde. Contando com uma série de nutrientes – incluindo fibras, vitaminas e proteínas – ele contribui para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida.

Isso porque, juntas ou separadas, as suas propriedades são reconhecidamente muito benéficas para o bom funcionamento do organismo. Para se ter uma ideia melhor disso, vale citar que uma de suas principais aplicações é no combate a diabetes.

Isso é possível porque, tanto a proteína quanto as fibras, podem contribuir para regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, pesquisas apontam que o feijão azuki tem o poder de inibir a alfa-glicosidase, uma das principais desencadeadoras da diabetes.

Outro dos benefícios do feijão azuki para a saúde é a grande quantidade de antioxidantes em sua composição. Essas substâncias podem promover uma série de alterações positivas em nosso corpo. Podemos começar falando sobre o combate aos radicais livres, fazendo com que nossos cabelos e pele se mantenham mais fortes e saudáveis.

Além disso, os antioxidantes ajudam a inibir o desenvolvimento de diversos tipos de células cancerígenas. O feijão azuki ainda pode promover ossos mais fortes, impulsionar a saúde de nosso sistema cardiovascular e contribuir para a perda de peso.

Feijão azuki

Onde comprar feijão azuki?

Apesar de não ser tão popular quanto os outros tipos de feijão, o azuki pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, na internet e em alguns mercados. O mais recomendado, no entanto, é que a sua versão orgânica seja a escolhida se for possível encontrá-la. Isso porque ela é livre de produtos químicos no seu cultivo, sendo, consequentemente, mais saudável.

Para preparar este tipo da leguminosa não há segredos. Basta fazer a separação dos grãos, lavá-los e deixá-los de molho por aproximadamente 8 horas. Após este período, é preciso escorrer a água dos grãos e colocá-los em uma panela grande. O ideal é incluir 3 partes de água para cada uma de feijão.

O fogo para a preparação do feijão azuki deve ser baixo. O alimento deve permanecer ali por, no mínimo, 45 minutos. Quando perceber que os feijões estão ficando macios, basta desligar o fogão e retirá-los da panela. Assim, é só escolher outros ingredientes para compor o prato e se deliciar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo