Feijão roxo é saboroso e traz benefícios para a saúde

Inicio » Agricultura » Feijão roxo é saboroso e traz benefícios para a saúde
21/10/2020 Por
Feijão roxo é saboroso e traz benefícios para a saúde

Dentre os vários tipos de feijão, o feijão roxo é fácil de ser encontrado e faz bem para a saúde. Muito presente no dia a dia na mesa dos brasileiros, os feijões – de todos os tipos – são acompanhamento básico para vários alimentos, como arroz e carnes. Uma das variedades saborosas e que cai bem com esses alimentos, é o feijão roxo.

O feijão roxo teria sua origem no Peru, se espalhado em seguida pela América do Sul e Central, e depois pelo  mundo, deixando registros de usos, inclusive medicinal, por seus benefícios para a saúde.

Vários tipos de feijão, dentre eles, o feijão roxo

O que é feijão roxo?

De nome científico Phaseolus vulgaris, considerado uma variedade comum de feijão, o feijão roxo é saboroso e faz bem para a saúde. Além disso, ele é fonte importante de fibras, proteínas, zinco, potássio e magnésio.
Ademais, por conter baixos teores de gorduras e sódio, é um alimento muito indicado para quem tem hipertensão e atua na prevenção de diabetes.

Tipos de feijão

Porém, apesar de ser um dos alimentos mais importantes na dieta do brasileiro, muita gente não conhece os vários tipos de feijão existentes no mercado.
Além do feijão roxinho, como também é chamado, algumas outras variedades são:

  • feijão carioca: o popular carioquinha é a variedade de feijão mais consumida no Brasil;
  • branco: não tão popular quanto o feijão carioca e o preto, é mais utilizado em sopas e saladas;
  • feijão preto: por produzir bastante caldo, é muito consumido com arroz e carnes e, é claro, na tradicional feijoada;
  • fradinho: de cor marrom mais clara e uma manchinha branca, é muito utilizado em saladas e também é ingrediente do acarajé. De sabor mais frutado, esse feijão não produz caldo;
  • feijão de corda: da mesma família do fradinho, igualmente não produz caldo. Muito popular no Nordeste e em Minas Gerais.

Contudo, o feijão roxinho, quando cozinho, apresenta um sabor suave e absorve bem os sabores de temperos e condimentos adicionados em seu cozimento.

Feijão roxo é uma das mais comuns no Brasil

Benefícios do feijão roxo

Ademais, dentre os benefícios deste tipo e feijão, podemos destacar alguns:

  • ajuda a reduzir colesterol: a quantidade de carboidratos e fibras do feijão roxo ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue;
  • diabetes: por seu baixo índice glicêmico, mantém o açúcar do corpo equilibrado;
  • memória: rico em vitamina B1, ajuda nas funções cognitivas;
  • antioxidantes: contém boa quantidade de manganês, ajudando nas propriedades antioxidantes do organismo;
  • proteínas: o feijão roxo tem boa quantidade de proteína, acompanhado de arroz, propicia uma quantidade excelente de proteína para o corpo;
  • hipertensão: este feijão ajuda a reduzir a hipertensão, pois alguns de seus elementos, como potássio, fibras, magnésio e proteínas ajudam a regular a pressão arterial;
  • constipação: com as fibras insolúveis do feijão roxo, o volume de fezes aumenta, possibilitando um maior movimento intestinal, aliviando constipação;
  • imunidade: os antioxidantes presentes no feijão roxo ajudam a fortalecer a imunidade, se livrando de radicais livres e ajudando a proteger as células.

Então, esses são só alguns dos benefícios do feijão roxo, que além de saudável, também é muito saboroso e pode integrar o cardápio diário em nossas casas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo