Femaçã é a festa dedicada a fruta que acontece no Sul

Inicio » Agronegócio » Femaçã é a festa dedicada a fruta que acontece no Sul
13/10/2020 Por
Femaçã é a festa dedicada a fruta que acontece no Sul

A festa da maçã, conhecida como Femaçã, é realizada na Serra gaúcha. O Rio Grande do Sul concentra várias feiras e exposições voltadas para todos os setores da agropecuária e, uma dessas feiras, com ênfase na fruticultura, é a Femaçã.

A Festa da Maçã e Feira Agroindustrial de Veranópolis- Femaçã – acontece no município de Veranópolis, localizado na Serra gaúcha, distante cerca de 170 quilômetros da capital Porto Alegre.

Pomares de maçãs. Femaçã é desta dedicada à fruta

Femaçã

Cultivadas há milhares de anos em continentes como Europa e Ásia, uma das frutas mais consumidas no Brasil e no mundo ganha um destaque especial em uma feira no Sul do país. Assim, a Femaçã celebra uma das frutas mais cultivadas na região serrana do Rio Grande do Sul, a maçã.

Isso, tendo em vista que o estado é o segundo maior produtor nacional da fruta, atrás apenas de Santa Catarina. A cidade de Veranópolis, aliás, foi o município pioneiro no cultivo da maçã no Brasil e por isso é chamada de “Berço Nacional da Maçã”.

Desse modo, a décima edição da Femaçã aconteceu durante os dias 12 a 14 e 18 a 21 de abril de 2019, reunindo cerca de 60 mil pessoas durante os sete dias de evento.

Além dos atrativos para o setor agroindustrial, a Femaçã trouxe, em sua última edição, 63 shows em três palcos preparados para receber os mais de 6,5 mil visitantes. Foram 130 expositores e sua infraestrutura conta ainda com duas praças de alimentação para acomodar os presentes.

Devido a esses eventos do agronegócio, a rede de hotelaria da cidade chega a 95% de ocupação, movimentando a economia do município.

A cidade onde é realizada a Femaçã, Veranópolis, além de ser considerada o berço da maçã, também é chamada de a Terra da Longevidade, ou capital brasileira da longevidade. Com pouco mais de 25 mil habitantes, a cidade leva esse título desde os anos 1990, desde que o Atlas do Desenvolvimento Humano, da ONU, apontou uma expectativa de vida de 71,59 anos na cidade, acima da média nacional na época.

Femaçã é festa especial da maçã

Pioneirismo no cultivo da maçã

A história de Veranópolis com a maçã começou quando um agricultor plantou, em um então Distrito de Veranópolis, sementes de uma maçã oriunda da Califórnia. No Distrito de Lajeadinho onde foram plantadas as sementes, apenas um pé de maçã vingou. O agricultor foi fazendo enxertos e multiplicando as macieiras.

Por volta de 1960, Lajeadinho realizou então a primeira Festa da Maçã, destacando a fruta no setor agrícola da região. Assim, o evento seguiu acontecendo até 1971, quando foi realizada a primeira Festa Municipal da Maçã.
Depois, em 1973, o município de Veranópolis realizou a Festa Estadual da Maçã e, em 1976, deu início a Festa Nacional da Maçã.

Assim, a cidade se consolidou como berço da maçã. Por sua vez, a Femaçã, passou a ser a festa tradicional da região, atraindo turistas e investidores de todo o Brasil.

A segunda edição da feira aconteceu em 1979 e as edições seguintes em 1983, 1986, 1990, 1994. Depois disso, a festa parou por quase 14 anos, até retornar em 2008 em sua sétima edição. Após, teve continuidade nos anos de 2011, 2015 e, em 2019, a Femaçã atingiu sua décima edição.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo