Maçã é uma das frutas mais importantes para o agronegócio brasileiro

Inicio » Agricultura » Maçã é uma das frutas mais importantes para o agronegócio brasileiro
17/10/2019 Por
Maçã é uma das frutas mais importantes para o agronegócio brasileiro

Cultivo de maçã tem bons resultados no Brasil

De acordo com estudos, a maçã moderna que desfrutamos hoje começou inicialmente com a espécie de maçã selvagem Malus sieversii. Mais tarde, esta mesma se misturou à espécie M. sylvestris.

A árvore macieira é oriunda da Ásia Ocidental, e na atualidade de seu país de origem, este ancestral selvagem da maçã ainda se faz presente.

Maçã

O que é maçã?

Maçã é o fruto da macieira. Também conhecida como Malus domestica, a maçã é um membro da família Rosaceae. Assim, tem como “primos” os seguintes frutos:

  • Morango (Fraaria L.);
  • Ameixa (Prunus L.);
  • Pêra (Pyrus L.);
  • Amora (Rubus L.);
  • Rosa (Rosa L.).

Sem dúvida, sua existência marcou a história da humanidade desde o princípio. Por essa razão, o fruto consta em muitas culturas, religiões e mitologias como, por exemplo, nas tradições cristãs, gregas e nórdicas.

Benefícios da maçã

Maçãs não são apenas um lanche crocante, doce e prático. De fato, quando integram uma dieta equilibrada, elas podem ajudar a proteger contra doenças graves. Por exemplo, doenças cardíacas, diabetes, câncer e muito mais.

São muitos os benefícios da maçã. Em suma, essas frutas são consideradas por especialistas uma arma secreta para a saúde. Afinal de contas, existem até mesmo ditados que dizem que comer uma maçã por dia evita visitas ao médico.

Sem dúvida, existe mais verdade nisso do que você imagina. Estudos comprovam que as maçãs têm poderosos benefícios à saúde. Sobretudo quando se trata de combater doenças crônicas que matam milhões de pessoas a cada ano.

Uma dica para obter o máximo de nutrição é desfrutar de toda a fruta – ou seja, sem descascar. Por isso, além de usar a fruta maçã em receitas e doces, certifique-se de comê-la in natura. Afinal, antioxidantes importantes podem ser perdidos no processo de cozimento.

Macieira

Os arqueólogos encontraram evidências de que os seres humanos desfrutam de macieiras desde 6500 a.C. Em todo esse tempo, a maior maçã colhida que se tem registro pesava três quilos.

Em suma, a macieira começa a dar frutos oito a dez anos depois de plantada. Contudo, existem procedimentos modernos para encurtar esse período. Por exemplo, uma macieira anã começa a frutificar de três a seis anos após o plantio.

Maçã

Origem da maçã

Os cientistas acreditam que as maçãs foram domesticadas pela primeira vez na região de Tian Shan, no sul do Cazaquistão. De fato, já em 2000 a.C., as maçãs domesticadas estavam sendo enxertadas no Oriente Próximo.

Os gregos e romanos introduziram a maçã domesticada no norte da África e na Europa durante seus negócios e conquistas. Embora seja hoje um fruto muito popular no Brasil, a maçã demorou a chegar por aqui.

De fato, o famoso fruto da macieira desembarcou em terras brasileiras lá pela década de 20 – mais especificamente, na cidade de São Paulo. No entanto, a fruta se adaptou melhor no estado de Santa Catarina.

Afinal, o fruto é típico dos climas frios. Portanto, estados do sul do país apresentaram as condições adequadas ao cultivo.

Atualmente, o maior polo produtor do fruto se concentra nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Maçã verde

Com seu sabor subliminarmente azedo e inconfundível cor verde, a maçã verde é uma das variedades mais conhecidas. Sem dúvida, sua acidez e seu sabor marcante fazem dela uma escolha frequente na culinária. Assim, a variedade se classifica entre as dez melhores maçãs em popularidade, sendo também cultivada no Brasil.

Maçã gala

Uma das variedades mais cultivadas no mundo e um dos pilares da produção brasileira. É ela, a maçã gala, que está disponível o ano todo a partir de diversos fornecedores.

Sem dúvida, uma das características únicas da gala é que ela pode ser cultivada com bons resultados em regiões de clima temperado e quente. Por isso, a fruta ocupa o pódio por aqui.

Em suma, a gala é uma união de três das variedades de maçã mais importantes e distintas do mundo. Tão suaves quanto as maçãs tradicionais, a maçã gala se distingue por um aroma floral e uma doçura com notas de baunilha.

Maçã do amor

A maçã do amor é um doce típico das festas juninas no Brasil. Além disso, estas maçãs estão presentes em parques e barracas.

Em suma, o doce é feito com maçãs fincadas em palitos. Em seguida, o fruto é mergulhado em uma calda de açúcar, comumente misturada a corantes vermelhos comestíveis.

Maçã

Como plantar maçã

De fato, as macieiras são razoavelmente adaptáveis. No entanto, para atingir o seu potencial, precisam de clima ameno, sol pleno e solo fértil e bem drenado. Além disso, é recomendado que o solo seja levemente ácido.

É importante lembrar que maçãs não crescem bem em solos encharcados, portanto, isso é algo importante a se ter em mente se você realmente quiser aprender como plantar maçã.

Cultive o solo removendo grama e ervas daninhas. Mantenha a área ao redor livre de ervas daninhas e bem regada, especialmente nos primeiros anos de vida.

Adicione composto ao redor das árvores e, com base na taxa de crescimento, complemente o composto com um fertilizante orgânico, como 5-5-5, para estimular o crescimento. Você deve ter cerca de um metro de novo crescimento a cada ano.

No quesito temperatura, o ideal varia entre dezoito e vinte e três graus durante o período vegetativo. Além da chuva ser de suma importância, a temperatura no verão não deve ultrapassar os vinte e cinco graus.

Árvores padrão ou grandes podem levar até cinco anos para produzir uma boa colheita, dependendo da variedade. Maçãs caem naturalmente durante o período determinado. Afinal, a árvore geralmente produz mais frutos do que pode sustentar.

Controlar doenças geralmente não é um grande problema até que as árvores comecem a frutificar. Insetos, como larvas de maçã, mariposas e curcúlio da ameixa, podem causar grandes estragos. Use armadilhas para controlar e monitorar as pragas.

Por fim, comece a verificar a maturação das maçãs quando as frutas tiverem uma cor madura e estiverem em tamanho normal.

Cultivo no Brasil

Em solo brasileiro, o cultivo da fruta é concentrado nos tipos fuji e gala. Em suma, as duas variedades representam cerca de 90% da área de plantação. Além disso, maçã verde, maçã condessa e maçã Anna garantem o lugar nos outros 10%.

Os cultivares de maçã condessa, Anna e Eva possuem uma exigência menor de temperaturas baixas. Assim, elas são recomendadas para o cultivo nas regiões de temperaturas mais altas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo