12 benefícios da maçã que a tornam uma fruta de valor no mercado

Inicio » Agricultura » 12 benefícios da maçã que a tornam uma fruta de valor no mercado
30/10/2019 Por
12 benefícios da maçã que a tornam uma fruta de valor no mercado

Apreciada em todas as regiões do Brasil, os benefícios da maçã ainda dão sabor extra para a conquista de mercados externos

Fruta de origem asiática, a versátil e saudável maçã pode apresentar mais de sete mil espécies. Entretanto, cada uma chega a apresentar as mesmas propriedades nutricionais. São realmente diversos os benefícios da maçã. Aliás, existe um provérbio inglês que diz que quem come uma por dia fica longe do médico.

Isso tudo já resume bem por que os benefícios da maçã fazem bem ao nosso organismo. Por outro lado, ela também tem participação fundamental para nossa economia externa no ramo de alimentos. Sua exportação anda superando a importação, mantendo a balança comercial no positivo.

benefícios da maçã

O que é maçã?

Maçã é o fruto suculento da macieira, uma árvore com copa arredondada, que pode chegar a dez metros de altura e ter tronco com cascas lisas e pardas. Além do mais, ela é uma das frutas mais cultivadas em todo o planeta.

Com origens na Europa e Ásia, ela é típica de locais de clima temperado, ou seja, ela apenas requer um pouco de frio para garantir um cultivo que satisfaça qualquer produtor.

Com flores róseas ou brancas bem aromáticas, desde a década de 1970 o Brasil virou grande produtor da fruta. Para isso, contamos com o cultivo de Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Embora existam milhares de espécies, as variedades mais cultivadas de maçã são conhecidas pelos nomes de fuji e gala.

Como seu cultivo pede um clima temperado, a rainha das frutas europeias tem período de safra rico entre os meses de janeiro até abril.

Tipos de maçã para os brasileiros

Claro que, além dos benefícios da maçã, a fruta é saborosa e vai bem em inúmeras receitas. Assim, pela sua versatilidade, ainda pode ser desfrutada por seus diversos benefícios, como ser fonte rica de fibras, limpeza do organismo e redução de colesterol.

Sempre ligada à qualidade de vida e dietas, é hora de saber mais a fruta e suas grandes propriedades. Aliás, embora exista uma grande variedade do alimento, além de uma das frutas mais populares, os tipos de maçã mais consumidos pelos brasileiros são:

  • Gala;
  • Melrose;
  • Fuji;
  • Verde;
  • Red.

benefícios da maçã

Benefícios e propriedades da maçã

Analisando as informações nutricionais e as propriedades da maçã, fica fácil constatar que ela é um alimento hipocalórico, ou seja, que apresenta poucas calorias. Além do mais, ela ainda tem muita fibra alimentar e tem baixas taxas de gordura.

Veja a seguir quais os 12 grandes benefícios da maçã que fazem desse fruto um dos mais exportados pelo Brasil:

  1. Ajuda a proteger o coração;
  2. Reduz o colesterol ruim;
  3. Reduz o risco de diabetes;
  4. Fortalece o sistema imunológico;
  5. Ajuda a prevenir vários tipos de câncer;
  6. Melhora as funções do cérebro;
  7. Retarda o envelhecimento;
  8. Previne doenças oculares;
  9. Ajuda a combater asma;
  10. Diminui casos de prisão de ventre;
  11. Auxilia na prevenção de cáries;
  12. Melhora a saúde dos ossos.

Confira abaixo a informação nutricional presente numa porção de cem gramas:

  • 53 calorias;
  • 0,2 g de gordura total;
  • Zero de gordura saturada;
  • 0,1 g de gordura poli-insaturada;
  • Zero de gordura monoinsaturada;
  • 2,5 g de fibras alimentares;
  • Zero de colesterol;
  • 15 g de carboidrato;
  • 0,4 g de proteína;
  • 1,1 mg de sódio;
  • Vitaminas diversas;
  • 104 mg de potássio;
  • 6,1 mg de cálcio;
  • 6 mg de magnésio;
  • 0,2 mg de ferro.

O mercado da maçã

Com tanto sucesso frente aos consumidores pelos benefícios da maçã, em relação ao mercado, a fruta tem destino certo para o consumo fresco ou in natura. Por isso que vários tipos de processamento são viáveis e vendáveis. Bons exemplos são geleias, doces, sucos, compotas, vinagre e bebidas.

Contudo, produtores precisam estar atentos sobre o armazenamento da fruta na sua região produtora. Isso porque, sem esse estoque adequado no mundo do agronegócio, é preciso vender a produção de forma rápida, perdendo valor de negociação.

O que reforça essa lei de mercado é o consumidor, cada vez mais exigente em relação ao preço e qualidade de cada safra. Dessa forma, é preciso um beneficiamento criterioso para atender ao mercado in natura. Sem contar com riscos de doenças, defeitos e pragas que tendem a elevar os descartes na produção brasileira.

benefícios da maçã

O cultivo de uma plantação de maçã

No Brasil, o cultivo e a plantação de maçã estão focados nos tipos fuji e gala, representantes de quase toda a área plantada em território nacional. No restante, são cultivadas variedades como a Brasil, Eva, Condessa, Anna e Catarina.

Inclusive, essas últimas não demandam muito frio, tornando-as ideais para o cultivo entre os meses de dezembro e janeiro e em regiões mais quentes. Por outro lado, o tipo fuji apresenta a vantagem de ter mais resistência a armazenagem do que a gala.

Por isso que programas de aprimoramento genético criam cultivos com menos exigência ao frio e mais resistência a doenças. Nesses casos, destacamos os tipos Daiane, Imperatriz, Catarina, Joaquina e Baronesa.

Assim, para aproveitar os benefícios da maçã e dar início a um pomar, é vital o plantio apenas de mudas sadias e enxertadas, assim como sementes saudáveis da própria macieira.

Portanto, por ser uma cultura de polinização cruzada e perene, é preciso o plantio com demais tipos polinizadores.

Enfim, saiba que toda a produtividade média da maçã nacional tem de quinze a trinta toneladas por hectare de frutos adultos e por técnicas modernas. Claro que essa variação é devido ao modo cultivo, manejo e espaçamento.

Exportação da maçã supera a importação

Os números da nossa balança comercial andam positivos. As exportações brasileiras de maçã vêm superando as importações, de acordo com dados oficiais. Assim, como resultado, nossa balança comercial ficou em alta apenas nos primeiros cinco meses do ano passado.

Contudo, as remessas da fruta neste ano ainda estão inferiores ao mesmo período do ano passado. Por isso, podemos dizer que esse recuo pode estar relacionado à pouca disponibilidade do tipo gala.

Dessa forma, os preços por aqui devem ficar acessíveis, pois os estoques tendem a priorizar o mercado doméstico. Além do mais, vários países que costumam importar pelos benefícios da maçã preferem alimentos de tamanhos menores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo