Fenamilho (Festa Nacional do Milho) acontece em Patos de Minas

Inicio » Agronegócio » Fenamilho (Festa Nacional do Milho) acontece em Patos de Minas
02/04/2020 Por
Fenamilho (Festa Nacional do Milho) acontece em Patos de Minas

Fenamilho é a principal festa em Patos de Minas

A Fenamilho é a maior festa agropecuária do estado de Minas Gerais. Além disso, é um dos maiores eventos agro no Brasil, atraindo até mesmo pessoas do exterior que possuem curiosidade de conhecer a festa.

Além disso, a Fenamilho é uma ótima festa para adquirir conhecimento e experiência sobre o produto, além de ser um grande atrativo para profissionais do agronegócio que querem expandir e divulgar os seus serviços.

Fenamilho

O que é Fenamilho?

Fenamilho é a Festa Nacional do Milho, que ocorre em Patos de Minas. A festa teve a sua primeira realização no ano de 1959, quando sentiu-se a necessidade de criar alguma espécie de evento que tivesse sucesso em movimentar a cidade, já que a mesma estava parada demais, bem como sua economia.

Antes de surgir a Fenamilho como conhecemos nos dias de hoje, em 1956 foi sediada uma festa aleatória em Patos de Minas, que foi onde realmente se popularizou o milho na cidade, além de ter virado a principal produção no campo.

Na época, crianças teceram artesanatos utilizando a palha do milho. Os pais dos alunos das escolas presentes na cidade ajudaram na culinária, preparando o bolo de milho, broas, canjica e pipoca. A programação seguiu com missa, apresentações, palestras sobre o valor do cultivo, apresentações musicais, etc.

Durante a realização do evento, foi sugerido por um dos participantes que seria uma boa ideia que a festa seguisse uma espécie de evento de colheita, assim como é a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul. Logo, como a cidade era uma grande e assídua produtora de grãos, surgiu a Festa do Milho, ou Fenamilho.

Logo, a Fenamilho se tornou um dos mais bem-sucedidos eventos do agronegócio.

Programação Fenamilho

Como todo evento interessante e que visa agregar conteúdo e valor ao seu desempenho, a Fenamilho traz diversas programações que são de interesse de todos os seus visitantes. Estamos falando da programação Fenamilho.

O evento, que deve ser realizado entre os dias 05 e 15 de junho, é dividido entre espaços de realização de shows da seguinte maneira:

  • Fazendinha;
  • Paiolão;
  • Arena.

A Fazendinha é um espaço da festa que foi inaugurado em 1997 na intenção de ser um local rústico, aconchegante e simples. Além disso, a aparência do lugar agradou muito todos os visitantes que passavam por ali e, dessa forma, teve que ser expandido.

Para a sua expansão, foi criada uma estrutura com palco e camarote para acomodar as 3 mil pessoas que passam por noite no local. A reestruturação do local foi feita em 2019. Além disso, o espaço é específico para receber somente músicos da região.

Dessa forma, é possível divulgar com mais eficácia o trabalho de músicos independentes ou não, mas que levam consigo a força da sede do evento. Em 2020, as apresentações marcadas para a Fazendinha são, entre outros:

  • Chico Amado e Xodó
  • Ismael Viola e Ricardo
  • Gilberto e Gilmar

Já a Arena é um espaço dedicado para receber os artistas com reconhecimento a nível nacional. Além disso, é palco do Rodeio que a Fenamilho dá espaço em todas as suas edições. O espaço é grande e conta com 69 camarotes, que proporcionam uma visão privilegiada dos shows.

Além disso, na edição deste ano também serão recebidos artistas como:

  • Zé Neto & Cristiano;
  • Jorge e Mateus;
  • Dennis;
  • Luan Santana;
  • Paulo e Alex;
  • Gusttavo Lima (embaixador oficial do evento).

Fenamilho

Área do Paiolão

Já a área do Paiolão é o ambiente onde as pessoas ficam encantadas pela variedade e diversidade de eventos que ocorrem ali. Nesse setor, são disponibilizadas áreas vip, camarotes e open bar. É um lugar onde DJs se apresentam com músicas eletrônicas, funk e outros estilos musicais.

Para a edição que inicia em junho, as atrações como Mr. Monkey, DJ Gbr e Dubdoz já estão confirmadas. Os shows Fenamilho sempre foram extremamente populares e requisitados, logo, é importante adquirir o passaporte para o evento o quanto antes.

Parque

A Fenamilho também conta com um parque com vasta estrutura para abrigar e também acolher confortavelmente todos os participantes da festa. Nessa área do evento, ocorrem atividades artísticas e manifestações culturais em geral.

Além disso, é um dos espaços favoritos de empresários, afinal, é o melhor local, em todo o evento, para fechar ótimas oportunidades de negócios. O espaço conta com uma estrutura de 130 mil m² e serve, também, para abrigar todas as estruturas e instalações do evento.

Tradição das Rainhas

Como já somam 62 anos de Fenamilho, a festa conta com a tradição de escolher a Rainha Nacional do Milho. É um momento em que muitas jovens da cidade sonham em participar e se preparam arduamente para isso.

A coroação é um dos momentos que mais mobilizam a comunidade, além do público comparecer em peso para assistir os desfiles, cerimônias e torcer pela candidata favorita.

Fenamilho

Importância do evento

A Fenamilho é um dos maiores eventos voltados para o agronegócio, tanto é que acolhe, inclusive, muitos turistas até mesmo de fora do Brasil. Além disso, a sua realização é uma ótima fonte de renda para a cidade e todos os envolvidos no evento.

A Fenamilho também é um momento muito esperado por empresários das mais diversas regiões brasileiras. Afinal, como é um evento de grande visibilidade, permite a realização de negócios lucrativos e maior popularidade para as empresas.

Participar da Fenamilho é um feito muito disputado durante todos os anos. Além do mais, a festa reforça a importância dos grãos na agricultura e no agronegócio em geral, em especial o milho.

Assim, promove em outras pessoas uma visão muito mais valiosa e educada para com os profissionais que atuam dentro desse segmento, sendo eles de pequeno, médio ou grande porte.

Com isso, a Fenamilho se torna um dos maiores focos de empreendedores e pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre o trabalho e a história do evento e do local.

Por conta da pandemia do Covid-19, no entanto, não é possível afirmar que o evento ocorrerá nas datas marcadas. Por isso, é importante ficar de olho nas próximas notícias a respeito da Fenamilho 2020.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo