Fertirrigação é acessível e aumenta a qualidade do cultivo

Inicio » Agricultura » Fertirrigação é acessível e aumenta a qualidade do cultivo
23/04/2019 Por
Fertirrigação é acessível e aumenta a qualidade do cultivo

A fertirrigação é uma boa alternativa para aumentar a qualidade das produções agrícolas

A fertirrigação é um procedimento feito para trazer melhorias para o solo e para os cultivos. Como o próprio nome já sugere, a técnica tem o objetivo de unir a irrigação com a fertilização; garantindo o desenvolvimento e a qualidade das produções agrícolas.

Tendo em vista que a maioria dos equipamentos necessários para a colocação da fertirrigação em prática são relativamente baratos; pode se concluir o quanto a técnica é acessível aos mais variados tipos de lavradores brasileiros. Isso inclui, por exemplo, os que atuam na agricultura familiar e que, geralmente, têm uma valor menor de investimento para suas produções; além de uma área menos extensa.

Fertirrigação do solo

O que é fertirrigação?

A fertirrigação é uma técnica que consiste na nutrição do solo por meio da sua irrigação feita com produtos fertilizantes, além da água. Dessa maneira, a terra se torna fértil para receber diferentes cultivos e ter um desenvolvimento satisfatório. A mistura da água com o agroquímico solúvel faz com que o produto seja diluído; permitindo uma infiltração maior do fertilizante no solo e acelerando o processo do ciclo de nutrientes na plantação.

No Brasil, o uso do processo é bastante popular entre agricultores, principalmente pelo fato de a técnica ser econômica e eficaz. No entanto, é importante citar que o agricultor que deseje aplicar a técnica deve ter conhecimento total em relação ao tipo de plantação com o qual está trabalhando e as diferentes necessidades envolvidas neste cultivo específico.

Isso porque, para que seja eficiente, a técnica deve misturar os níveis corretos de fertilizantes e água para a irrigação do solo; e vale citar que a manutenção e o acompanhamento dos resultados do sistema devem ser cuidadosos para garantir bons resultados.

Como fazer fertirrigação?

Conforme citado anteriormente, o agricultor que deseja botar em prática a técnica da fertirrigação deve estar a pare das especificações de seu cultivo. O primeiro passo para a eficiência da técnica é a escolha do método mais apropriado para aquela plantação específica.

O sistema de micro-irrigação costuma figurar entre os mais populares e procurados para esse tipo de trabalho; e pode ser executado de duas maneiras principais, conforme descrito a seguir:

  • Irrigação por gotejamento: um tubo gotejador é instalado abaixo ou na superfície da terra, contando com diferentes pontos de gotejamento ao longo de sua extensão; que permitem a aplicação da água (com os sem fertilizantes) no solo.
  • Irrigação por micro-aspersão: bastante indicado para espécies que se desenvolvem em estufas, o sistema funciona por meio de aspersores; que distribuem a água e os nutrientes necessários para atingir as raízes das plantas no solo trabalhado.

Fertirrigação

Vantagens da fertirrigação

Tendo em vista que a técnica é capaz de reunir a qualidade do plantio que recebe a irrigação e o adobo apropriados com a economia de uma fácil instalação; a fertirrigação destaca uma série de vantagens quando comparada a outros tipos de sistema. Entre elas, podemos citar:

  • Qualidade dos cultivos: ao receber os nutriente dos fertilizantes, os vegetais se desenvolvem ricos em vitaminas benéficas para o corpo.
  • Economia de água: o trabalho de irrigação e fertilização é feito ao mesmo tempo, evitando o uso excessivo de água.
  • Combate às pragas: um solo bem cultivado e com uso de agroquímicos controlados pode ajudar para que pragas se afastam dessas regiões; permitindo uma colheita ainda mais farta e de qualidade.
  • Acesso fácil para o produtor: tem baixo custo na aquisição dos materiais para sua instalação (que também é bastante simples); permite que diferentes grupos de produtores (como os da agricultura familiar e de subsistência, por exemplo) possam executar a técnica sem maiores complicações.

Espécies para a fertirrigação

Fica clara, portanto, a importância da ferrtirrigação no mundo da agricultura brasileira: especialmente no caso das espécies que só destacam benefícios em função da técnica e dos produtores que fazem o seu uso sem a necessidade de grandes investimentos. Vale citar que a cultura frutífera é uma das que mais se beneficia com o uso da técnica.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo