Festa da Uva é uma das maiores festas do Rio Grande do Sul

Inicio » Agronegócio » Festa da Uva é uma das maiores festas do Rio Grande do Sul
01/09/2020 Por
Festa da Uva é uma das maiores festas do Rio Grande do Sul

Festa da Uva mantém uma tradição dos primeiros colonos italianos da cidade gaúcha Caxias do Sul. Ela representa uma celebração da cultura ítalo-gaúcha em dez dias regados a muita festa, comida, bebida e atrações cativantes. A celebração é uma grande oportunidade dos produtores locais exporem o trabalho de um ano de colheita, faturar alto com os seus produtos, ampliar a clientela e fechar novas parcerias.

O evento que ficou conhecido como Festa da Uva é tradicionalíssimo em Caxias do Sul, uma das principais cidades do Rio Grande do Sul. A festa é marcada por apresentar várias atrações como danças folclóricas, grupos de coral, bandas típicas, espetáculos teatrais, entre outras atividades.

Festa da Uva

O que é Festa da Uva?

Festa da Uva é uma celebração tradicional da cidade de Caxias do Sul, importante distrito do estado do Rio Grande do Sul, que exalta os laços entre a cultura gaúcha e italiana que são muito fortes na cidade em questão, porque o local teve grande concentração de imigrantes italianos.

Os italianos são famosos por apreciarem um bom vinho e se dedicarem à produção da bebida. Desenvolveram diversas técnicas de vinicultura que logo ganharam o mundo tamanho o sucesso de seus resultados na produção da bebida.

Em Caxias do Sul, essa característica dos italianos não passou batido, logo começaram a produzir em terras brasileiras e beneficiar a população não só com os excelentes vinhos, mas como na transmissão das técnicas necessárias para uma produção de qualidade.

A vinicultura na cidade ainda é muito forte. A Festa da Uva acaba sendo uma excelente ocasião para expor os produtos locais para um grande volume de pessoas em meio a outras atrações que exaltam as relações ítalo-gaúchas. Bebida de excelente qualidade, boa comida, música típica e outros eventos atrativos tornam a Festa da Uva uma das mais populares do país.

A origem da Festa da Uva

A mobilização na cidade e no entorno de Caxias do Sul para promover feiras e eventos com o melhor da produção local é prática que não data de anos recentes, mas de muitas décadas passadas. Para ser preciso, década de 1930 do século XX.

Em 1931 foi o ano que ocorreu a primeira Festa da Uva na cidade como comemoração do progresso da cultura de viticultura instalada pelos imigrantes italianos. Contudo, o evento não foi o primeiro do tipo na cidade. Vários pequenos eventos ocorriam anualmente para estimular o comércio de produtos locais e também para agradecer pela qualidade da terra e a colheita, pela dádiva do alimento.

Os italianos sempre tiveram reverência pela terra e tinham como tradição fazer festejos com a chegada do tempo de colheita. Práticas muito típicas na Europa como um todo, aliás.

Esses festivais tinham fortes ligações com a cultura pagã, pois os principais deuses e deusas eram relacionados ao sol, lua, terra, aos elementos ligados ao cultivo e colheita de alimentos, pois se tratavam do principal meio de sustento. Um eventual insucesso acarretaria meses de grande penúria e sofrimento. O sucesso e o fracasso podiam ser interpretados como o estado de humor das divindades.

Primeira edição

Com o crescimento da colônia italiana na cidade, esses festivais começaram a se espalhar e se tornar mais numerosos até concentrar grande mobilização para eventos maiores. Há registros desses eventos que remontam ao final do século XIX.

Em 1931 ocorreu a primeira Festa da Uva, ou a primeira edição a receber esse nome.

O sucesso foi estrondoso e imediato. No ano seguinte, teve uma segunda edição saindo dos interiores dos salões para ganhar as ruas com desfiles de carros alegóricos e grupos caracterizados. Na edição de 1933 foi eleita à primeira rainha do festival, Adélia Eberle.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Festa da Uva teve que ser interrompida e retornou somente em 1950, se mantendo regular até os dias que se seguem.

Festa da Uva

Shows da Festa da Uva

Um evento multicultural para celebrar as colheitas e valorizar o produtor de Caxias do Sul. A festa se estende por dez dias com muitas atividades. Exemplos são os shows Festa da Uva com apresentação de bandas típicas, danças folclóricas, espetáculos teatrais, coral, além do acesso à maravilhosa gastronomia local.

Outra atração dentro da Festa da Uva é o concurso de Rainha e Soberanas. Jovens entre 18 e 30 anos residentes em Caxias do Sul há pelo menos cinco anos desfilam em um palco preparado pelo festival para poderem ser votadas como a nova rainha ou princesa do evento.

Festa da Uva 2020

Se você procurar por informações sobre a Festa da Uva 2020, terá uma surpresa, talvez decepcionante. Encontrará fartas informações sobre o sucesso da edição passada e inscrições para a edição de… 2021.

Sim, chegou a se cogitar a fazer uma edição para este ano. Contudo, como a região conta com outros dois grandes eventos relacionados à uva, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), de Bento Gonçalves, e Festa Nacional de Vindima (Fenavidima), em Flores da Cunha, decidiu-se, para não dividir público, realizar a Festa da Uva somente em 2021.

Essa mudança de planos também atende um velho projeto de se realizar a Festa da Uva apenas em anos ímpares, como será o caso de 2021. Portanto, nada de Festa da Uva em 2020. Mas eventos não faltarão no Rio Grande do Sul relacionados ao tema.

O que é certo sobre a edição de 2021, é que evento ocorrerá de 18 a 28 de março na Rua Ludovico Cavinato, 1431, Nossa Senhora da Saúde, Caxias do Sul, Galópolis.

As inscrições para o concurso Rainha e Soberanas da Festa da Uva ocorrem até 3 de março de 2020.

Festa da Uva

Festa da Uva de Vinhedo

Tenha ciência que existem outras festas da uva espalhadas pelo país, portanto, não vá se confundir ao pesquisar a respeito. Certamente uma que compete em popularidade com o evento gaúcho é a Festa da Uva de Vinhedo, cidade do interior paulista. Este evento também reúne muitas atrações artísticas e venda de frutas, pratos típicos e bebidas.

O evento de vinhedo terá edição neste ano, e até o momento dessa publicação está confirmada para março.

Inicialmente estava prevista para fevereiro, mas os organizadores decidiram adiar para o terceiro mês do ano que se inicia.

Viticultura no Brasil

O setor de viticultura no Brasil ocupa área de aproximadamente 78 mil hectares, com vinhedos estabelecidos desde o extremo sul do país a regiões próximas do Equador.

Anualmente o Brasil produz 1,5 milhões de toneladas de uvas, sendo 50% desse total destinado ao processamento e elaboração de sucos e outros derivados. A outra metade é comercializada como uvas de mesa.

O Rio Grande do Sul lidera a produção e venda do fruto e certamente a Festa da Uva tem um papel importante nesse ótimo desempenho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo