Fibra óptica é pequeno fio de vidro que oferece diferentes benefícios

Inicio » Agronegócio » Fibra óptica é pequeno fio de vidro que oferece diferentes benefícios
26/06/2019 Por
Fibra óptica é pequeno fio de vidro que oferece diferentes benefícios

Fibra óptica é fundamental para a telecomunicação

A fibra óptica é um fio bastante fino e adaptável que pode ser coberto por vidro ou até mesmo plástico. Além disso é um material extremamente resistente a correntes de eletricidade, por isso os raios não interferem no seu funcionamento. Essa nova tecnologia serve para facilitar o transporte de dados, e é bastante utilizada no ramo das telecomunicações, principalmente na distribuição de internet.

A fibra óptica, no entanto, vem ganhando novas finalidades como por exemplo, a realização de cirurgias. E no setor do agronegócio, esta tecnologia está mais cada vez mais próxima de conquistar os produtores, sobretudo porque eles precisam cada vez mais da informação em tempo real.

Fibra óptica

O que é fibra ótica?

A fibra óptica funciona de maneira particular. Para entender seu funcionamento, contudo, é necessário falar sobre os componentes, núcleo, interface e capa protetora. Sendo que o primeiro é o centro do filamento e é nele que a luz percorre. Já segundo é aquele que envolve o núcleo e reflete a luz no mesmo. Por fim, temos a capa que irá proteger a fibra de danos externos.

Agora, que entendemos a composição da fibra óptica, vamos relembrar o que é reflexão total. Quando a incidência de luz sobre uma superfície que está entre dois meios distintos é refletida temos a reflexão. No caso da fibra óptica, essa mesma luz percorre uma ponta a outra do fio de vidro, fazendo um vai e vem neste caminho.

Como funciona a fibra óptica

Para ficar ainda mais claro o funcionamento desta tecnologia, imagine que uma pessoa entra em uma piscina com uma lanterna ligada e aponta para fora da água. Você irá notar que essa luz (proveniente da lanterna) irá percorrer um caminho dentro da água.

No entanto, quando contatar outro ambiente, ela mudará seu percurso. Isso porque cada um deles possui refrações próprias, logo haverá mudanças na rota e velocidade.

Só que para acontecer a refração, há um ângulo limite. Quando o feixe de luz é direcionado em um percurso que o ultrapassa, a luz não atravessa a água, volta e se reflete na piscina. Aqui, temos o fenômeno conhecido como reflexão total.

Quais são os tipos de fibra óptica?

As fibras ópticas são conhecidas por apresentar dois tipos, o monomodo e o multimodo, o que irá variar conforme a fonte de luz e sinais emitidos dentro do filamento. Confira a diferença entre cada um.

Fibra óptica

O primeiro caso, como o próprio nome já sugere se refere a uma fibra que se opera em um único modo, ou seja, somente um sinal de luz é usado. Já no caso da fibra óptica do tipo multimodo, outras fontes de luz são usadas, inclusive as mais em conta podem ser utilizadas.

Outras diferenças destes tipos de fibras é que no caso dos monomodos, o custo é mais elevado e o manuseio e técnicas mais complexos. E ainda há a distinção quanto ao uso, por exemplo, os multimodos são indicados para redes locais, fora isso são mais baratos e fáceis de instalar.

Quais as vantagens principais da fibra óptica?

Uma das vantagens da fibra óptica mais conhecida é o fato de não sofrer interferência externa, ou seja, seu sinal não é distorcido. Fora que este tipo de transmissão de dados é extremamente rápido e seguro. Confira lista mais alguns benefícios dessa nova tecnologia.

  • A fibra óptica é recomendada para o transporte de uma maior quantidade de informação;
  • Transmitir informações via fibra óptica é mais rápido, logo é mais veloz fazer videoconferências, baixar downloads e acessar a internet;
  • Ela não sofre intervenção eletromagnética;
  • É fácil de instalar;
  • Sua matéria prima é o vidro, material bastante abundante;
  • A matéria prima da fibra óptica também tem um custo baixo;
  • A influência do tempo é menor sobre as fibras ópticas quando comparadas com os fios de cobre;
  • Os atrasos de um pacote de dados que leva informações de um ponto a outro de uma determinada rede, ou seja a latência, são menores.

Fibra óptica e o campo

O campo tem se modernizando cada dia mais com a chegada da tecnologia no meio rural. Inclusive, já é possível monitorar plantações e fazendas por meio de drones e videomonitoramento. Além disso, o uso de celulares mais modernos como os que possui sistemas Android e até IOS também se fazem presente no meio rural.

Há uma estimativa de que, atualmente, 70% das propriedades agrícolas brasileiras empreguem algum tipo de tecnologia, tanto no cultivo , na criação e na colheita como para agilizar a gestão do negócio. A agricultura de precisão, com uso de interpretação dos dados das lavouras são algumas das metas.

Foi-se a época em que o agricultor era visto como um alguém que não sabia lidar com tecnologias. Os produtores rurais estão aderindo ao uso da internet para pesquisar sobre assuntos relacionados ao setor e também para esclarecer dúvidas.

O agronegócio tem adotado cada vez mais novas tecnologias tornar a produção mais eficiente. Em um futuro próximo, os modelos agrícolas tradicionais provavelmente serão substituídos por processos mais tecnológicos. O manejo integrado de pragas, por exemplo, já é uma prática adotada em algumas propriedades. Além disso, é expressivo o número de agricultores que realiza cursos sobre agricultura digital.

Fibra óptica no agronegócio

O agronegócio representa mais de um quinto da economia brasileira e cerca de metade das nossas exportações. Nosso país precisa, portanto, de tecnologias que contribuam com o avanço desse setor. Como por exemplo, levar fibra óptica para lugares mais afastados e dessa forma, moderniza-los tanto na forma operacional como na parte administrativa.

Fibra óptica

No administrativo, o produtor pode facilitar a gestão do negócio, por meio da coleta de dados, troca de informações para verificar a cotação de produtos e fazer negociações. Já na parte operacional, algumas máquinas, equipamentos e outros aplicativos podem ser operados de maneira remota.

A fibra óptica é uma tecnologia que chegou para aprimorar a experiência dos usuários, seja na transmissão de dados e informações, na velocidade da internet, na realização de exames e pequenas cirurgias. E ao que tudo indica, essa tecnologia chegou para ficar. Agora que já conhece um pouco mais sobre a fibra óptica, que tal compartilhar o nosso conteúdo nas redes sociais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo