Figo é uma fruta saborosa, versátil e rica em nutrientes

Inicio » Agricultura » Figo é uma fruta saborosa, versátil e rica em nutrientes
18/06/2019 Por
Figo é uma fruta saborosa, versátil e rica em nutrientes

Figo é apreciado na culinária e tem alto valor de mercado

O figo, fruto originário da figueira traz consigo uma história bastante curiosa. Para alguns dos povos antigos, essa planta era sagrada, enquanto para outros, ela representava fertilidade. Além disso, é o primeiro vegetal que encontramos na Bíblia. Segundo a história, afinal, foram as folhas dessa árvore que Adão usou para se vestir.

O figo é ainda um fruto com alto potencial de venda no mercado, uma vez que sua safra é voltada para importação e exportação. Se pretender investir nessa cultura, entretanto, saiba que é mais lucrativo começar o plantio no meio do ano.

Figo

Como plantar figo?

O figo demora cerca de um ano para começar a ser produzido. Além disso, para que a figueira possa dar origem aos frutos, é preciso compreender em quais condições ela frutifica. Essa árvore não precisa de muito espaço para crescer e pode ser cultivada, por exemplo, no quintal da sua casa. É necessário, contudo, que o solo seja drenado e rico em matéria orgânica.

Climas temperados são os ideais para que se a figueira se desenvolva, no entanto, ela pode crescer em outras temperaturas. Além disso, a planta deve receber muita incidência de luz. Após entender as características dessa cultura, mãos à obra!

O primeiro passo para o plantio é limpar o solo para receber as mudas da árvore. Logo, em seguida, faça a aração do solo, para que a terra fique descompactada, e a gradagem do terreno. Nesta etapa, a sugestão é buscar por um profissional para fazer os processos. Depois, abra um buraco para que possa plantar a figueira.

Em espaços menores, como por exemplo apartamentos, também é possível cultivar essa variedade. Para isso, você deve plantar a figueira em um vaso, deixá-la exposta a luz solar e seu solo deve estar bastante úmido. A fim de facilitar o processo de drenar a água, preencha o jarro com pedrinhas e terra.

Benefícios do figo

Consumir a fruta figo pode resultar em diversos benefícios para o organismo, uma vez que este fruto possui diversos nutrientes em sua composição. O figo pode ser consumido fresco ou seco. O figo seco proporciona benefícios como proporcionar mais energia para o corpo, já o figo fresco é eficaz contra inflamações e possui ação expectorante.

Vitaminas A, B e K, fibras, ácidos graxos, ferro, antioxidantes, fósforo, cálcio, potássio e magnésio são os componentes nutricionais deste fruto. Além de ser um alimento muito nutritivo, o consumo do fruto tem outros benefícios que podem ser conferidas na lista a seguir.

Figo

Oito benefícios proporcionados pelo consumo de figo

  • Grande aliado contra o colesterol: Ajuda a diminuir o colesterol ruim devido as fibras, antioxidantes e ácidos graxos.
  • Retarda o envelhecimento da pele: A presença de vitaminas B e C são ótimas para a pele, uma vez possuem ação antioxidante. Fora isso, a ação anti inflamatória do fruto evita o surgimento de acnes.
  • Ajuda no controle de diabetes: Devido a presença do ácido clorogênico, o figo ajuda no controle glicêmico em conjunto com uma dieta adequada.
  • É benéfico para o coração: Ajuda no controle da pressão arterial e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.
  • É ótimo para o intestino: As fibras presentes neste alimento fazem com que ele atue no bom funcionamento do órgão e alivie sensações como intestino preso e inchaço.
  • Previne casos de anemia: Devido a presença de ferro, mineral bastante utilizado no combate a doença. Seu uso é indicado para grávidas e crianças.
  • Fortalece ossos: Graças a presença de cálcio e potássio no figo, o fruto fortalece a estrutura óssea e previne a osteoporose.
  • Diminui cansaço e fortalece músculos: O figo é rico em fibras que atuam na geração de energia em nosso corpo, aumentando a disposição e proporcionando melhores resultados aos treinos.

Vale ressaltar que o consumo do figo deve ser moderado, principalmente para pessoas com a artrite e acidez no estômago.

Receitas com figos

Agora que aprendeu muitas curiosidades sobre essa fruta, que tal saborear algumas receitas, doces e salgada, feitas a partir dessa fruta?

Doce de figo verde

Dois quilos de figo verde, 2 e ½ xícaras de açúcar, uma xícara de água e cravo da índia são os ingredientes desta receita. Para preparar esse doce, você deve fazer dois cortes no figo, sendo um em seu talo e outro em formato de cruz. Em seguida, coloque-o para ferver na água por dez minutos. Depois, escorra e espere os figos esfriarem.

Quando os figos estiverem frios, leve ao congelador, de preferência em algum recipiente de plástico, por uma hora. Assim que estiverem congelados, lave a fruta para que a pele possa sair.

Em uma panela, coloque o açúcar e cozinhe até ficar parecido com um caramelo. Acrescente mais 1 xícara de água, mexa e adicione o caramelo. Ponha mais água para cobrir os figos, que estão no fogo. Jogue os cravos para decorar e dar um sabor especial. Dica: para esta receita, utilize uma panela funda.

Geleia de figo

Um acompanhamento bem gostoso para o lanche da tarde é a geleia feita a base de figo. Para esta receita, você precisará de um pouco mais de 2 quilos de figo, limões (2 e ½), açúcar (5 xícaras), vinho tinto (1 e ¼ xícara) e nozes picadas.

Antes de iniciar o preparo, lave bem os limões e o fatie em 4 pedaços que devem ser levados ao processador. Após essa etapa, os figos devem passar pelo mesmo processo, lave-os, retire o cabo, corte pela metade e processe. Leve todos esses ingredientes ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente meia hora. Espere esfriar e sirva. Dica: para essa receita, use uma panela média.

Figo

Salada com figo e ricota

Este prato é realizado em duas etapas, primeiro deve ser feito o molho e depois, a salada. Para o molho, os ingredientes são, 1 colher (chá) de sal, 4 colheres (sopa) de azeite, a mesma quantidade de vinagre balsâmico, uma colher e meia (sopa) de mel. Coloque todos estes em uma tigela e adicione duas colheres (sopa) de água.

Já para a salada, recorra a 4 figos frescos fatiados, 1 unidade de iogurte grego (100g), 2 xícaras (chá) de ricota e meio maço de folhas de alface roxa, alface lisa, rúcula e de hortelã. Coloque as folhas e os figos em um travessa. Depois, em outro recipiente misture a ricota e o iogurte. Faça bolinhas da massa que irá se formar e ponha na salada. O molho será um ótimo acompanhamento.

O figo, portanto, é um fruto que pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas. É só usar a criatividade!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo