Flor de cerejeira é um dos símbolos do Japão e espetacularmente bela

Home » Agricultura » Flor de cerejeira é um dos símbolos do Japão e espetacularmente bela
18/10/2019 by
Flor de cerejeira é um dos símbolos do Japão e espetacularmente bela

Flor de cerejeira for introduzida em São Paulo por imigrantes japoneses

A flor de cerejeira, conhecida como sakura em japonês, simboliza mais do que somente a primavera. Para os japoneses, a flor também representa renovação e esperança.

Contudo, de acordo com especialistas, a flor de cerejeira provavelmente se originou em algum lugar da Eurásia antes de migrar para o Japão. Conheça mais sobre essa flor tão adorada a seguir.

Flor de cerejeira

O que é flor de cerejeira?

Flor de cerejeira é uma planta da árvore Prunus. Embora seja originária da Ásia, a flor é apreciada ao redor do mundo inteiro devido a sua beleza única.

Em suma, as cerejeiras florescem de mãos dadas com a chegada da primavera – embora ocorra mais cedo no Brasil. Sem dúvida, as flores de cerejeira, que simbolizam a renovação, têm uma história profunda e repleta de tradições.

No entanto, apesar de belas, essas árvores, também conhecidas como sakura, podem ser temperamentais. Isto é, elas requerem um clima específico para prosperar.

Receitas com flor de cerejeira

De fato, além de embelezarem jardins, você pode adicioná-las a guloseimas como, por exemplo biscoitos, bolos e geleias. Além disso, pode conservá-las ou, em alguns lugares, comprá-las preparadas.

Os japoneses, por sua vez, amam tanto as flores de cerejeira que as transformaram em um sabor de sorvete. Além disso, o costume sobre cerejeiras é secular, conhecido como hanami.

Hanami, na língua nativa, significa algo como “contemplar flores”. As primeiras escrituras sugerem que a tradição começou com imperadores e membros do Palácio Imperial.

Porte da cerejeira japonesa

Uma cerejeira japonesa média tem cerca de 5 metros de altura. Em contrapartida, algumas podem crescer até 15 metros de altura com um dossel de até 10 metros de largura.

Cereja e cerejeira

Sakuras são as cerejeiras ornamentais do Japão, usadas também para descrever suas flores. A cereja, contudo, não é proveniente da mesma árvore. Na verdade, a cereja é o fruto da cerejeira de uma segunda espécie do gênero Prunus.

Flor de cerejeira

Variedades de flor de cerejeira

De fato, existem mais de 600 variedades de sakura. Elas são diferenciadas pelo número de pétalas, a cor das flores ou o período de floração.

Em suma, a cor das flores vai desde a flor de cerejeira branca até flor de cerejeira vermelha passando por todas as graduações de rosa pálido.

Simbolismo da flor de cerejeira

No Japão, a flor simboliza as nuvens, em alusão ao seu natural florescimento em forma de dossel. Além disso, a flor dessa cerejeira representa, metaforicamente, a efemeridade da vida. Desse modo, a planta tem um teor na tradição e cultura do Japão associado, em geral, às influências budistas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, por sua vez, as sakuras foram usadas para motivar o povo japonês, isto é, para acender o nacionalismo e o militarismo entre as pessoas.

A transitoriedade dessas plantas, de beleza delicada e volátil, é geralmente relacionada com o conceito de mortalidade. Seu aspecto gracioso também está ligado à aceitação do karma e do destino. Por este motivo, as flores da cerejeira são consideradas ricas e profundamente simbólicas.

De modo geral, as flores têm sido utilizadas com frequência nos filmes, nos animes, nos mangás e nas artes. Além disso, o forte simbolismo popularizou também a tatuagem de flor de cerejeira.

Flor de cerejeira no Brasil

Diferentemente do Japão, o florescimento da flor de cerejeira tende a ocorrer no decorrer dos meses de julho e setembro. É estimado que existam cerca de duzentas espécies de cerejeiras no Japão.

Contudo, um número limitado de variedades cerejeiras conseguiram se desenvolver em território brasileiro. Afinal, há uma variação climática entre os países que implica no desenvolvimento.

Ainda assim, em meados dos anos setenta, alguns imigrantes japoneses tentaram disseminar o plantio em algumas das localidades de São Paulo. O intuito dos imigrantes era a produção de mudas, tendo algumas de suas tentativas pontuais bem-sucedidas.

Assim, a partir dos anos oitenta, as mudas de cerejeira começaram a ser vendidas no Brasil. Desse modo, o cultivo da árvore se espalhou por diversos territórios brasileiros.

A incidência maior ocorre em cidades do estado do Paraná e São Paulo, embora seja possível encontrar árvores cerejeiras em Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Flor de cerejeira

Como plantar flor de cerejeira?

Sem dúvidas, os cuidados que envolvem como plantar flor de cerejeira devem ser conhecidos com atenção.

Primeiramente, certifique-se de que você tem as condições corretas para o plantio. Além disso, a árvore também é autopolinizante, o que significa que suas flores são mais bonitas quando agrupadas.

É ideal plantar pelo menos duas das árvores com 10 a 20 pés de distância, com muito espaço para expandir. As árvores de sakura também exigem sol pleno, portanto, não as plante muito perto da sombra de prédios ou de outras árvores.

Certifique-se de verificar a eventual altura e extensão da sua árvore antes de decidir sobre um local adequado. Afinal, as cerejeiras podem ser muito grandes, podendo alcançar até 15 metros.

Além disso, recomenda-se o plantio em local protegido, para evitar arrancamentos devido a ventos fortes. Evite também solos alagados.

É importante, no entanto, regar a árvore regularmente e completamente nos meses após o plantio. Isso ajudará a cerejeira a se recuperar dos efeitos do transplante, no qual perde grande parte de sua capacidade de absorção de água.

Lembre-se que a árvore sakura é delicada e não tolera superexposição ao calor ou ao frio. As árvores de sakura requerem solo nutritivo e bem drenado.

De fato, elas também se saem melhor em solos profundos e ácidos. Se o seu solo é raso, pobre em nutrientes e com pouca drenagem, será muito difícil, até para o jardineiro mais habilidoso, cultivar uma árvore de flor de cerejeira.

Antes de iniciar o plantio, certifique-se de que corresponde a todos os requisitos de cultivo listados acima.

  • Fungos e pragas

Além disso, é importante verificar regularmente se há alguma doença prejudicando a árvore, que é propensa a ser afetada por fungos e outras pragas. Por isso, não esqueça de observar se há galhos doentes. Neste caso, é indicado removê-los o mais cedo possível.

Uma dica preciosa é desinfetar as ferramentas de poda com álcool. Assim, irá evitar que a doença se espalhe inadvertidamente pela árvore.

Qual o tempo de vida da flor de cerejeira?

Normalmente, a flor de cerejeira dura somente cerca de 16 a 20 anos. No entanto, determinadas espécies possuem uma expectativa de vida muito mais longa. As cerejeiras negras, por exemplo, podem viver até 250 anos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo