A flor narciso é uma flor muito bonita e carrega consigo um simbolismo muito interessante culturalmente. Foi justamente a cultura greco-romana que deu origem ao seu nome e disseminou-o pelo mundo afora.
É uma flor muito popular e chama a atenção por sua beleza. Foi depois do século XVI que o cultivo da flor narciso se popularizou e acabou ganhando a atenção do público. Hoje, existem mais de 150 espécies diferentes dessa flor.
O que é flor narciso?
Flor narciso é uma planta muito popular da família das Amariláceas. Ela é do tipo bulbosa e tem a sua floração na estação da primavera.
Os narcisos possuem folhas de formato alongado e de cor verde marcante. Suas cores mais comuns são branco, amarelo ou creme.
A flor do narciso em geral costuma crescer em grupos, porém, em alguns casos ela pode aparecer individualmente. Depois da floração, ela tem uma vida relativamente curta e permanece viva por aproximadamente 20 dias, tendo uma floração anual e longo período de dormência.
Além disso, o nome científico desta planta é Narcissus e a origem de seu nome está ligada a um personagem da cultura greco-romana. A flor narcissus costuma gerar curiosidade nas pessoas por causa de seu nome inusitado, já que é um nome próprio.
Geralmente, os narcisos possuem seis pétalas e um funil central de coloração variada. Se as pétalas forem brancas, o funil do centro terá um tom amarelado.
Elas possuem uma beleza única e um cultivo relativamente fácil e com cuidados simples e comuns.
A origem do nome da flor Narciso
A origem do nome Narciso está ligada a representação deste personagem que era um homem exageradamente vaidoso. A vaidade de Narciso fez com ele fosse transformado em uma flor, desta forma então dando origem à planta.
Certo dia, Narciso foi advertido para não ficar admirando a sua própria imagem e mesmo assim ele desobedeceu à advertência. Então, Narciso foi até a beira de um rio e inclinou-se na direção da água para ver-se no reflexo. Foi ali petrificado e permaneceu inclinado por um tempo.
Depois disso, foi transmutado em uma flor. Desa forma Narciso poderia ficar contemplando a sua imagem no reflexo da água do rio para sempre. Este personagem e sua tamanha vaidade também deram origem ao termo “narcisismo”.
Ademais, curiosamente, a flor narciso possui o seu eixo inclinado para baixo, como se a flor estivesse olhando para a direção diagonal ao chão. Costuma crescer em beiras de rios e lagos, e daí vem a associação com Narciso, porque a flor fica como se estivesse se olhando no reflexo da água.
O cultivo da flor narciso
O narciso é uma flor de cultivo relativamente fácil, não exigindo muitos cuidados especiais. É importante que a planta seja colocada em seu local definitivo desde o começo, pois após a floração, movimentá-la pode ser arriscado.
Veja abaixo uma lista de como cuidar de flor narciso:
- Não encharcar excessivamente o solo;
- Usar luminosidade preferencialmente indireta e evitar frio intenso;
- Regar sempre que o substrato secar, mas sem encharcar;
- Plantar com cerca de 3 cm de profundidade e distância de 10 cm entre os bulbos.
Cada grupo de narciso pode ter suas próprias variedades quanto aos cuidados com o plantio e cultivo. Sempre peça a orientação do floricultor quando ao tipo exato que você irá adquirir e siga as devidas orientações.
Tenha preferência por manipular os seus bulbos de narciso sempre na época de dormência, já que a planta costuma florescer no final da estação do inverno e costuma durar cerca de um mês. Após esse período de floração, inicia-se o longo período de dormência.
Além disso, a flor narciso pode se adaptar facilmente tanto em ambientes internos como externos. No caso de usar o narciso como decoração interior, é aconselhado que ele possua um vaso independente sem contato com outras flores, devido à toxicidade de uma substância de seu caule.
É preciso ter cuidado, pois o narciso possui algumas doenças que comumente os atacam, como as minhocas e os nematoides. Além disso, as plantas também podem sofrer com os ataques dos pulgões e de mosquitos também.
A propagação da flor se dá por divisão dos bulbos. Ademais, no final do verão, basta separar os bulbinhos do bulbo principal e plantá-los em um local diferente. Há espécies que se propagam por sementes.
As cores da flor narciso
Em geral, as cores mais comuns dos narcisos são branco e amarelo, variando também em tons de creme. Mais raramente, podem nascer narcisos das cores mais variadas e extraordinárias, como flores lilás, laranjas e cor-de-rosa.
A mais comum é geralmente a flor narciso amarelo, podendo apresentar pétalas amarelas e funil ligeiramente laranjado, ou até mesmo pétalas brancas e funil amarelo. Geralmente, o trompete ou funil possui tonalidade mais forte e diferente das pétalas.
O narciso amarelo raramente é só amarelo, tendo como cor predominante o amarelo em suas pétalas e apresentando o funil em tonalidades de laranja. Há plantas que possuem até duas tonalidades em degradê nas suas pétalas.
Curiosidades sobre a flor narciso
Apesar de muito bonitas, as flores narciso podem ser perigosas. O narciso possui um veneno que é chamado “narcissina” em seu bulbo. Este veneno ataca o estômago e sistema nervoso e pode, inclusive, ser uma substância letal. Tenha cuidado principalmente com animais domésticos.
Outrossim, a medicina se utiliza desta substância extraída das flores narciso para produzir purificador de sangue. A “narcissina” neste caso é beneficiada em laboratório e usada por profissionais da saúde, e não deve ser usada em casa por ser uma substância perigosa.
Além disso, devido a estar relacionada com o personagem Narciso, estas flores podem simbolizar o egoísmo humano. Mas nem por isso deve evitar-se presentear alguém com esta flor, já que o ato de dar é contrário ao egoísmo.
Dar um narciso significa oferecer beleza a alguém, bem como expressar a sua beleza interna, já que é uma planta totalmente ligada à beleza.
A flor narciso é sempre uma boa opção para presentear, além de apresentar cultivo relativamente simples e ser também muito bonita.