Frésias são flores coloridas e de aroma cítrico característico

Inicio » Agricultura » Frésias são flores coloridas e de aroma cítrico característico
18/10/2019 Por
Frésias são flores coloridas e de aroma cítrico característico

As frésias são flores delicadas conhecidas por seu abundante aroma cítrico

Além de sua beleza, as frésias também são conhecidas por serem flores duráveis. Assim como as violetas, essa flor também é muito conhecida por sua variedade de cores espalhadas no mundo todo.

Ao todo, são 16 espécies diferentes de frésias encontradas. Doze delas aparecem apenas na África do Sul.

Frésias

O que é frésia?

Frésia é um gênero botânico constituído por várias espécies de plantas que se apresentam com características bulbosas floríferas. Essas espécies são, popularmente, chamadas de frésias.

O que significa a flor frésia?

A flor frésia possui vários significados, que normalmente podem ser:

  • Inocência;
  • Pensamento;
  • Confiança;
  • Amizade;
  • Doçura.

Significado etimológico

Freesia é o nome comum e científico para essas flores delicadas. Eles ganharam seu nome quando o botânico Christian P. Ecklon os nomeou em homenagem a um colega botânico, Friedrich H.T. Freese, como um tributo à sua amizade.

Dizem que as frésias simbolizam a amizade para honrar o vínculo entre Ecklon e Freese.

Frésias

Cultivo

Conhecida também como freesia ou junquilho, é da família das Iridáceas, constituído de diversas espécies de plantas bulbosas floríferas. As frésias são aglomeradas e utilizadas com uma haste alta e forte por mais de três séculos como decoração florida.

Apesar da aparente fragilidade e fraqueza, as frésias são flores fortes. Com sua alta versatilidade, a planta pode se reproduzir com sucesso no jardim, bem como em vasos espaçosos e profundos.

Como é originária da África do Sul, ela é muito sensível à variação de temperatura. Não plante no chão se houver risco de geada ou chuva fria. Flores podem morrer se o chão estiver muito quente ou muito frio.

Em outras palavras, as frésias também precisam de forte apoio. Caso contrário, seus caules finos podem cair por conta do peso de suas flores exuberantes e podem se deformar e dobrar no chão.

Cuidados com as flores de frésias brancas e frésias amarelas

Primeiramente, deve-se tomar cuidado com as aranhas, os insetos e as borboletas. Parasitas e doenças podem afetar essas flores facilmente e isso independe se são frésias brancas ou frésias amarelas.

Cuidados inadequados ou condições climáticas desfavoráveis também precisam de atenção.

Frésias

Solo e umidade

O ideal é fazer o plantio em solo um solto, leve e rico em adubação orgânica. Do mesmo modo, também não é aconselhado encher de água. O mais eficaz é regar moderadamente uma vez por semana. Isso durante o primeiro mês.

A frésia cresce melhor em solo rico com boa drenagem. Use fertilizantes orgânicos quando necessário. Essas flores atingem no máximo 30 cm de comprimento.

Tempo para floração

Se tiver uma boa aplicação de luz do sol e for regada corretamente, as flores brotarão do meio para o fim do inverno. Isso acontece independentemente da época do plantio.

Assim, a floração se desenvolve na horizontal, por todo o estandarte florido.

Frésias no Brasil

A saber, no Brasil essas flores são encontradas em todo o território nacional, por conta de seu clima tropical. Além disso, se adaptam rapidamente, além de serem muito resistentes ao clima do país.

De maneira idêntica, é considerada a melhor flor para uso comercial. Além disso, da flor perfumada e colorida, extrai-se um óleo utilizado para fabricar produtos cosméticos.

Eventualmente, entre os produtos mais utilizados feitos à base das flores frésias estão os perfumes, os óleos para banho, os aromatizantes e as loções para corpo e rosto.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo