Flor tango é linda e delicada, ótima para arranjos de mesa

Inicio » Agricultura » Flor tango é linda e delicada, ótima para arranjos de mesa
10/10/2019 Por
Flor tango é linda e delicada, ótima para arranjos de mesa

Flor tango é prima da margarida e do girassol

A flor tango, conhecida também como haste dourada canadense, haste canadense e vara dourada, é uma planta pertencente à família botânica Asteraceae. Ou seja, é uma prima da mesma família do girassol e da margarida.

A flor tango é nativa da América do Norte. Sua ocorrência se dá nos Estados Unidos e Canadá, estando ausente no Havaí, Louisiana, Flórida, Geórgia e Carolina do Sul.

Flor tango

O que é flor tango?

Flor tango é uma planta da família Asteraceae, sendo assim uma prima do girassol e da margarida. O seu nome científico, Solidago canadensis, é uma referência ao habitat nativo da espécie.

Apesar da flor tango amarelo ser a mais tradicional e popular, parece haver uma procura por flor tango branco e flor tango rosa.

Cultivo de flor tango amarelo

A preferência é de sol total ou parcial e níveis médios de umidade. De fato, a planta tolerará alguma seca. Contudo, nestes casos, é provável que derrube algumas de suas folhas inferiores.

Em suma, a tango de adapta a uma variedade de solos, até preferindo, de certa forma, um solo mais pesado e com algum teor de argila. Durante o outono, contudo, a planta pode ter suas folhas ocasionalmente atacadas por oídio.

A planta tango também pode ser usada como alimento por animais como, por exemplo, animais domésticos e de criação, como gado ou cavalos. As lagartas de muitas mariposas, do mesmo modo, se alimentam da folhagem e de outras partes.

Flor tango

Além disso, uma grande variedade de insetos visita as flores em busca de pólen ou néctar. Por exemplo, abelhas, vespas, moscas, besouros e algumas borboletas e mariposas. A polinização por esses insetos é necessária para o estabelecimento de sementes férteis.

De fato, em muitas partes da Europa, Japão e China, é estabelecida como uma planta invasora. Por exemplo, no leste e sudeste da China, particularmente nas províncias de Zhejiang, Jiangsu, Jiangxi e Xangai, sua invasão atingiu níveis de pandemia e causou preocupação generalizada.

Afinal de contas, foi relatado que a disseminação de plantas invasoras, incluindo a flor tango, causou a extinção de trinta plantas nativas em Xangai. Por isso, apesar de serem primas de plantas bastante apreciadas, esta flor não logra da mesma fama.

Flor tango

Habitat

A flor é nativa da América do Norte, onde, de fato, sua concentração é maior e mais presente. No entanto, a tango tem incidência no Brasil, bem como em outros continentes.

Assim, os habitats naturais incluem sobretudo áreas de pradarias úmidas a secas. Além disso, é recorrente em florestas de várzea e planaltos. Sem dúvida, a planta pode florescer em matagais, savanas, clareiras de calcário e até em infiltrações de cascalho.

Em áreas mais desenvolvidas, ocorre em campos cultivados e abandonados, terrenos baldios e ao longo de cercas, estradas e ferrovias. Ou seja, a planta é encontrada em uma variedade de habitats, embora não seja tolerante à sombra.

Normalmente, é uma das primeiras plantas a colonizar uma área após acidentes, como queimadas. Além disso, é possível encontrar a flor tango em locais muito secos e também em locais alagados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo