Folha de louro é utilizada na culinária e possui propriedades medicinais

Inicio » Agricultura » Folha de louro é utilizada na culinária e possui propriedades medicinais
06/09/2019 Por
Folha de louro é utilizada na culinária e possui propriedades medicinais

Apesar de ser largamente utilizada na culinária, poucas pessoas sabem as propriedades da folha de louro

Muitas pessoas utilizam a folha de louro diariamente na preparação de diversos tipos de alimento, como o feijão, por exemplo. Entretanto, a grande maioria delas não faz ideia dos benefícios que ela pode proporcionar. Portanto, resolvemos elaborar um artigo para destacar todas as propriedades desta planta.

Inicialmente, é interessante dizer que a origem da folha de louro é mediterrânea. Assim, ela é cultivada principalmente na Europa, em jardins italianos.  Mas também é possível plantá-la em território brasileiro, basta tomar os cuidados necessários.

Folha de louro

O que é folha de louro?

Folha de louro é uma planta proveniente do loureiro, uma árvore que pode atingir até dez metros de altura. Seu nome científico é Lauros nobilis e ela é largamente utilizada para fins medicinais, além de fazer parte da culinária de diversos países.

O loureiro ainda dá origem a um pequeno fruto, que se assemelha bastante a uma azeitona preta. Entretanto, diferentemente do louro, estes só podem ser colhidos durante determinadas épocas do ano; quando são considerados maduros e prontos para o consumo.

Quais são os benefícios da folha de louro

Os benefícios da folha de louro são muitos e podem tratar as mais diversas disfunções de nosso organismo. Entre os principais e mais importantes deles, podemos citar:

  • Alternativa para o tratamento de diabetes

De acordo com estudos, consumir 3 gramas diários de folha de louro pode contribuir para a diminuição e controle dos níveis de glicose sanguíneo. E a folha ainda tem o poder de regular os níveis de colesterol de nosso corpo. Ou seja, trata-se de um benefício extremamente abrangente.

Isso ocorre pois as folhas de louro possuem substâncias chamadas polifenóis em sua composição. Estes são antioxidantes extremamente potentes, que podem combater as mais diversas células danosas ao nosso organismo.

Como controla os níveis de colesterol, a folha de louro também pode auxiliar no tratamento e, principalmente, na prevenção de doenças cardiovasculares.

  • Combate ao câncer

Mais uma vez podemos observar a atuação dos antioxidantes. Eles podem impedir o crescimento e até mesmo eliminar células cancerígenas presentes em nosso corpo. Trata-se de uma opção natural que colabora com um processo chamado de apoptose, que é o combate a células danosas de maneira programada.

Além disso, os antioxidantes, quando misturados com as vitaminas, minerais, potássio e selênio presentes no louro, podem contribuir para a saúde de nossos cabelos e da pele. Ela ainda fortalece a nossa imunidade e é bastante importante para a visão.

Folha de louro

  • Auxilia na cicatrização de feridas

Os benefícios do louro vão além da parte interna de nosso corpo. Sabe-se que suas propriedades curativas podem favorecer processos de cicatrização de feridas, reduzindo consideravelmente a inflamação proveniente delas. Trata-se de uma antiga tradição que atualmente é comprovada cientificamente.

  • Pode tratar convulsões

Existem diversas pessoas que sofrem com um problemas relacionados a convulsões constantes. Para elas, uma opção de tratamento pode ser o consumo de produtos a base de folhas de louro.

Diversos testes relacionados ao assunto foram realizados em animais de pequeno porte e os resultados foram positivos. Assim, podemos dizer que há respaldo científico na informação de que o chá da folha de louro pode ajudar no controle desse tipo de evento.

  • Ajuda no tratamento de pedra nos rins

A folha de louro pode servir como um tratamento alternativo para aqueles que sofrem com pedras nos rins. Isso porque ela é capaz de reduzir a urease do organismo do paciente, que é uma das principais causas do surgimento e potencialização do problema.

Fora isso, outro ponto positivo da folha que também pode auxiliar no tratamento das pedras renais é a sua propriedade diurética. Ela pode combater inchaços e retenção de líquidos, além de contribuir para que as pedrinhas sejam eliminadas através de nossa urina.

  • Pode servir como relaxante natural

Não é segredo para ninguém que muitas pessoas adoram tomar um chazinho para relaxar a mente, não é mesmo? E com o chá de louro isso realmente funciona. Isso porque a folha do loureiro consegue promover um efeito calmante. Entretanto, o diferencial é que ela não deixa a pessoa indisposta ou com sono.

Assim, pode ser consumido em períodos de estresse; quando a pessoa precisa dar uma relaxada mas, ao mesmo tempo, não pode perder o foco para realizar uma atividade importante.

  • Ajuda a regular o ciclo menstrual

Para as mulheres que sofrem com o ciclo menstrual, o louro pode ser a salvação. A planta possui propriedades que estimulam o útero, fazendo com que ele libere o fluxo menstrual com maior facilidade e de maneira natural.

Assim, quem sofre com amenorreia, que é a escassez de menstruação mesmo em período fértil, pode utilizar a planta para acabar com o problema e obter uma maior qualidade de vida.

Como consumir a folha de louro

Agora que você já sabe todos os benefícios proporcionados pelo louro, deve estar se perguntando qual a melhor maneira de consumir a folha. A verdade é que a maioria das pessoas opta por fazer o seu chá.

Para isso, adicionar 3 folhas de louro em um recipiente contendo 1 litro de água fervente é uma boa ideia. Assim, é só deixar a mistura descansar por cerca de 10 minutos e, em seguida, coar. O recomendado é beber no máximo 4 xícaras por dia. Caso sinta a necessidade, você pode adoçar a bebida com açúcar.

Folha de louro é utilizada na culinária e possui propriedades medicinais

Contraindicações da folha de louro

Apesar de apresentar diversos benefícios para nossa saúde, podendo ser utilizado tanto em chás e sopas como para temperar os mais diversificados alimentos, é fundamental destacarmos os perigos da folha de louro. O seu consumo não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou que encontra-se grávidas, já que pode estimular o aborto.

Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso. O excesso ainda pode causar alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça, trazendo tremendo mal estar ao consumidor.

Ainda, devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo de louro também pode diminuir muito os níveis desta substância no sangue, causando hipoglicemia. Por isso, é importante que o consumo da folha de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo