Frango ao molho pardo é prato tradicional de Minas Gerais

Inicio » Agronegócio » Frango ao molho pardo é prato tradicional de Minas Gerais
25/10/2020 Por
Frango ao molho pardo é prato tradicional de Minas Gerais

Receita de frango ao molho pardo pode incluir sangue do animal entre os ingredientes. O Brasil se destaca por sua diversidade em todas as áreas, inclusive na culinária, tendo, em cada canto do país, receitas simples e saborosas. Minas Gerais é um dos estados que concentra uma enorme variedade de pratos e receitas, pois em cada canto do estado há um prato típico único e diferente, como é o caso do frango ao molho pardo.

O preparo de frango ao molho pardo remete aos tropeiros, que precisavam de comidas reforçadas para aguentar suas jornadas que duravam dias ou meses.

Frango ao molho pardo é receita mineira

Origem do frango ao molho pardo

O frango ao molho pardo é uma das receitas mineiras mais tradicionais do estado de Minas Gerais. Assim, sua história tem origem nas grandes fazendas por onde os tropeiros viajantes passavam ou paravam para dormir. Isso porque, para ter forças para seguirem suas jornadas pelas estradas, precisavam de boa alimentação, com comidas fortes e que oferecessem sustento ao corpo.

Receita de frango ao molho pardo

Então, para resgatar essa a receita de um dos pratos mineiros, separamos uma receita de frango ao molho pardo. Contudo, lembramos que, a receita tradicional leva o sangue do frango recém abatido. Mas, esse item pode ser substituído por vinho tinto.

Ademais, para o preparo, você vai precisar de:

  • 1 frango inteiro, de preferência caipira. Corte em pedaços como preferir;
  • 60 ml de óleo;
  • 700 ml de água quente;
  • 1 copo de sangue do frango abatido; pode ser substituído por vinho tinto;
  • 15 ml de vinagre (para usar apenas com o sangue, se usar o vinho não precisa o vinagre);
  • 15 g de farinha de trigo;
  • 10 g de cebolinha picada finamente;
  • 1 cebola média picada em cubos médios;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 2 tomates sem pele picados em cubos médios;
  • 10 g de salsinha bem picada;
  • sal e pimenta do reino, de preferência branca, a gosto.

Frango ao molho pardo leva sangue do frango na receita

Como fazer frango ao molho pardo?

Se for utilizar o sangue do frango recém abatido: misturar o sangue com o vinagre em um recipiente, mexendo para não coagular o sangue. Em caso de utilização do vinho, é só deixá-lo separado em uma vasilha.

Feito isso, em seguida, lave os pedaços de frango e utilize a pimenta ou sal para temperar. Deixe reservado por aproximadamente 10 minutos.

Em fogo alto, coloque uma panela grande com óleo para aquecer. Após, coloque os pedaços de frango e deixe dourar, mas cuide para não queimar.

Em fogo mais baixo, junte o alho, cebola e tomate, respectivamente e sempre mexendo. Acrescente 500 ml de água quente e misture bem. Experimente e, se necessário, corrija os temperos.

Deixe a carne cozinhando e, enquanto isso, coloque o resto da água quente em um recipiente e coloque, aos poucos, a farinha e fique mexendo para não embolar. Em seguida, adicione o sangue com vinagre (ou vinho). Misture bem e coloque na panela onde está o frango cozido, deixe engrossar um pouco e após desligue o fogo.

Acrescente a salsa e cebolinha e pronto! Sua receita tipicamente mineira já está pronta e seu frango ao molho pardo já pode ser servido com arroz branco e couve.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo