Frutas silvestres são saborosas e trazem benefícios para a saúde

Inicio » Agricultura » Frutas silvestres são saborosas e trazem benefícios para a saúde
20/09/2020 Por
Frutas silvestres são saborosas e trazem benefícios para a saúde

Apesar de sua simplicidade e facilidade de serem encontradas, algumas frutas silvestres são venenosas. As frutas silvestres geralmente nascem nos mais variados lugares e não precisam da interferência humana para se desenvolver.

Apesar disso, as frutas silvestres precisam de clima e solo ideais para cada espécie, caso contrário, vão precisar de manejos especiais para serem cultivadas.

frutas silvestres são benéficas para saúde

O que são frutas silvestres?

Também chamados de frutos silvestres, há uma característica comum nas frutas silvestres, que é a cor vermelha ou bem escura, quase preta. Dentre essas frutas, talvez entre as mais conhecidas sejam as seguintes:

  • cereja
  • morango
  • framboesa
  • amora
  • groselha

Contudo, seu uso pode ir além do consumo, podendo ser usadas também para decoração, tendo em vista que algumas dessas frutas são venenosas. Por isso, não consuma nenhuma frutinha desconhecida que você encontrar por aí quando estiver fazendo trilhas por exemplo ou em meio a mata. Então, procure antes conhecer do que se trata antes de ingerir.

Porém, as frutas silvestres que podem ser ingeridas, além de um sabor delicioso também são fonte de vitaminas, que ajudam no funcionamento do organismo e na prevenção de doenças como alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares. Por fim, ainda ajudam no sistema digestivo, combatendo a má digestão.

Tipos de frutas silvestres

Fizemos uma lista de algumas frutas silvestres que podem ser consumidas e fazem bem para a saúde:

  • Mirtilo: uma das frutas silvestres do Brasil, o mirtilo é rico em vitamina A, C e E, e contribuem no combate a depressão e infecções urinárias. Com um sabor adocicado quando consumido puro, o mirtilo também existe na Europa, mas lá ele é conhecido como blueberry;
  • Framboesa: além de saborosa, traz benefícios para saúde, como ajudar a reduzir risco de cancro em até 80%, se consumida constantemente;
  • Morango: fruta muito apreciada pelos brasileiros por seu sabor e versatilidade, pode ser consumida in natura e utilizada em doces e sucos. O morango contém vitaminas C, B1, B2 e B6, além de ferro, potássio, cálcio e outras propriedades benéficas. Muito recomendado para quem pratica esporte por ser um isotônico natural;
  • Groselha: com sabor agradável, a groselha ajuda a regular a pressão arterial, com potássio e vitamina C, protegendo contra resfriados.

frutas silvestres podem ser facilmente encontradas nas matas

Frutas silvestres venenosas

  • Briônia: parente da melancia, melão e abóbora, e de aparência atraente, não deve ser consumida. Contém toxinas que afetam o funcionamento do organismo, atacando o intestino.
  • Dulcamara: uma fruta de aparência bonita e atraente pode ser fatal se consumida. Possui substâncias tóxicas que atacam os glóbulos vermelhos e o funcionamento do coração.
  • Mamona: muito venenosa, a mamona pode ser encontrada nas matas com facilidade. Possui uma semente venenosa que pode levar à morte.

Ademais, algumas frutinhas são nativas do Brasil, como a gabiroba, cereja-brasileira, uvaia, jabuticaba, açaí, dentre outras tantas. São mais de 300 frutas catalogadas como nativas brasileiras. Muitas foram introduzidas pelos europeus, mas que se adaptaram ao nosso clima e solo, porém, respeitando as especificidades de cada região onde são mais comuns.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as frutas silvestres, é só se deliciar! Afinal, são fontes naturais de saúde.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo