Uvaia é comumente encontrada no Sul e no Sudeste do Brasil

Inicio » Agricultura » Uvaia é comumente encontrada no Sul e no Sudeste do Brasil
18/10/2019 Por
Uvaia é comumente encontrada no Sul e no Sudeste do Brasil

Uvaia é palavra indígena que significa “fruto azedo”

Tanto o nome “ubaia” quanto a variação mais comum – “uvaia” – são derivados de iwa’ya. Na língua tupi, iwa’ya é uma palavra para “fruto azedo”, significando também “fruto ácido”.

Uvaia é uma das frutas nativas do Brasil, possuindo um típico sabor e sendo facilmente cultivada. Conheça mais sobre esse fruto brasileiro a seguir.

uvaia

O que é uvaia?

Uvaia é o nome vulgar da fruta Eugenia uvalha, seu nome científico. A depender da região, a fruta pode ser conhecida pelos seguintes nomes:

  • Uvalha;
  • Ubaia;
  • Uaieira;
  • Uvaieira.

Em todos os casos, o nome se refere a uma planta pertencente à família Myrtaceae. O fruto da planta é comumente chamado de “ubaia” ou “uvaia”.

Em geral, a planta tende a variar entre seis e treze centímetros de altura. Em relação ao diâmetro, a planta marca de trinta a cinquenta centímetros de tronco.

De fato, a espécie é uma planta nativa, originária do Brasil. Sua incidência ocorre nos seguintes estados:

  • Minas Gerais;
  • São Paulo;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Norte;
  • Ceará.

Fruta uvaia

A floração da planta costuma ocorrer entre os meses de agosto e dezembro. A sua frutificação, em contrapartida, se dá entre o mês de setembro e o mês de janeiro. Em suma, sua flor é solitária e assume tons brancos. Além disso, a planta é típica de cerrados e matas ciliares.

A árvore, por sua vez, varia entre seis a treze centímetros de altura. O tronco não ultrapassa os cinquenta centímetros de diâmetro, e costuma ser bifurcado ou único.

A fruta uvaia, por outro lado, é arredondada e amarela. Em geral, contém cerca de quatro centímetros de diâmetro e possui em seu interior duas sementes.

uvaia

Frutas brasileiras

De fato, é possível dizer que a flora do Brasil é a mais rica a nível mundial. Afinal de contas, as espécies nativas do Brasil correspondem a nada menos do que 22% de toda a flora mundial.

A grande variedade de relevo e clima é a maior responsável pela singular biodiversidade. É ela que proporciona cerca de cinquenta e seis mil espécies distintas de plantas brasileiras.

De acordo com as informações do Instituto Brasileiro de Florestas, a biodiversidade brasileira constitui um dos mais importantes patrimônios nacionais.

Sem dúvida, o Guaraná e o Pau Brasil são as duas espécies brasileiras mais conhecidas no território.

O Pau Brasil é uma espécie nativa conhecida desde a época de colonização do país. Atualmente, o Pau Brasil também se classifica entre as espécies brasileiras ameaçadas gravemente de extinção.

O Guaraná, em contrapartida, é um nativo que provém da floresta Amazônica. Ao contrário do primeiro, esta fruta nativa ocorre em abundância no Brasil. Afinal de contas, o fruto foi introduzido ao longo de diversas regiões brasileiras. Deste modo, tornou-se uma das principais fontes de renda para milhares de famílias de produtores.

Tanto para fins cosméticos quanto para fins medicinais e ornamentais, as flores, plantas e frutas nativas são amplamente usados ao redor do mundo.

Confira a seguir uma lista com algumas das mais conhecidas frutas brasileiras:

  • Goiaba;
  • Abacaxi;
  • Maracujá;
  • Açaí;
  • Cajá;
  • Acerola;
  • Jabuticaba;
  • Siriguela;
  • Caju.

O suco de uvaia é apenas uma das formas de consumir a fruta

Sem dúvida, existem alguns fatos surpreendentes sobre a uvaia. Por exemplo, você sabia que essa fruta tem mais vitamina C do que a laranja? De fato, o teor presente na uvaia é cerca de quatro vezes maior.

Além disso, a polpa deste fruto é super delicada, com uma fina casca levemente aveludada e no tom amarelo dourado. Seu aroma, além de muito agradável, é também descrito por sua suavidade.

Um dos maiores contras, contudo, é sua fragilidade. A fruta resseca, oxida e amassa com uma facilidade maior. Por essa razão, é raro encontrar a uvaia na maioria dos supermercados.

Embora um pouco ácidas, as frutas são comestíveis e utilizada para o preparo de suco de uvaia. Devido à popularidade de seu consumo líquido, as árvores de uvaia são largamente cultivadas em pomares domésticos.

Mas não são apenas os humanos que apreciam esse fruto ácido. Diversas espécies de pássaros são ávidas consumidoras de uvaia! Por essa razão, a árvore é altamente recomendada para reflorestamentos heterogêneos.

A uvaia é geralmente proposta em projetos de reflorestamento de plantios mistos, preservação permanente e áreas degradadas. Além disso, é voltada para fins paisagísticos, tanto ornamentais quanto para jardins domésticos.

Sua madeira, entretanto, é somente empregada localmente em lenha, postes, estacas e moirões.

uvaia

Plantio de uvaia

A queda dos frutos de uvaia é espontânea. Dessa maneira, a coleta de sementes deve ser realizada diretamente, por intermédio da árvore. Além disso, elas podem ser recolhidas do solo após a queda.

Em suma, a época para coleta das sementes dura um mês, especificamente de dezembro a janeiro.

Como plantar uvaia?

Sem dúvida, o clima ideal para o plantio da uvaia é o temperado. Por essa razão, a planta é comum na região sul e sudeste do Brasil, além da ocorrência na Argentina e Paraguai.

Confira abaixo algumas especificações para realizar o plantio.

Temperatura

Como dito, a temperatura ideal é a temperada – em outras palavras, temperaturas que variem entre os dezoito e vinte e quatro graus.

No entanto, a planta suporta temperaturas mais baixas, incluindo algumas geadas no inverno.

Solo

Do arenoso ao argiloso, as ubaias se saem muito bem em todos os tipos de solos.

Em suma, a planta tende a não se importar com o pH do solo. Em contrapartida, se o objetivo é uma boa colheita, é interessante que o solo seja:

  • Ligeiramente ácido;
  • Bem drenado;
  • Profundo;
  • Rico em matéria orgânica.

Luz

Para frutos mais doces, é recomendado que o pé da ubaia seja criado a sol pleno e direto. Se tiver em meia sombra, em contrapartida, o fruto será mais ácido.

Rega

No primeiro ano do seu crescimento, indica-se que a rega do pé da ubaia seja regular. Passado este prazo, a rega do pé pode ser deixada por conta das chuvas eventuais do local.

Contudo, em áreas de verões e primaveras muito quentes, é indicado ajudar com a rega da uvaia. Assim, frutas mais saborosas e cheias serão garantidas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo