Ícone do site Agro20
Agricultura

Frutas silvestres são saborosas e trazem benefícios para a saúde

Apesar de sua simplicidade e facilidade de serem encontradas, algumas frutas silvestres são venenosas. As frutas silvestres geralmente nascem nos mais variados lugares e não precisam da interferência humana para se desenvolver.

Apesar disso, as frutas silvestres precisam de clima e solo ideais para cada espécie, caso contrário, vão precisar de manejos especiais para serem cultivadas.

O que são frutas silvestres?

Também chamados de frutos silvestres, há uma característica comum nas frutas silvestres, que é a cor vermelha ou bem escura, quase preta. Dentre essas frutas, talvez entre as mais conhecidas sejam as seguintes:

Contudo, seu uso pode ir além do consumo, podendo ser usadas também para decoração, tendo em vista que algumas dessas frutas são venenosas. Por isso, não consuma nenhuma frutinha desconhecida que você encontrar por aí quando estiver fazendo trilhas por exemplo ou em meio a mata. Então, procure antes conhecer do que se trata antes de ingerir.

Porém, as frutas silvestres que podem ser ingeridas, além de um sabor delicioso também são fonte de vitaminas, que ajudam no funcionamento do organismo e na prevenção de doenças como alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares. Por fim, ainda ajudam no sistema digestivo, combatendo a má digestão.

Tipos de frutas silvestres

Fizemos uma lista de algumas frutas silvestres que podem ser consumidas e fazem bem para a saúde:

Frutas silvestres venenosas

Ademais, algumas frutinhas são nativas do Brasil, como a gabiroba, cereja-brasileira, uvaia, jabuticaba, açaí, dentre outras tantas. São mais de 300 frutas catalogadas como nativas brasileiras. Muitas foram introduzidas pelos europeus, mas que se adaptaram ao nosso clima e solo, porém, respeitando as especificidades de cada região onde são mais comuns.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as frutas silvestres, é só se deliciar! Afinal, são fontes naturais de saúde.

Sair da versão mobile