Os frutos são importantes fontes de nutrição e de renda

Inicio » Agricultura » Os frutos são importantes fontes de nutrição e de renda
05/04/2019 Por
Os frutos são importantes fontes de nutrição e de renda

Os frutos são estruturas que possuem caroços, comestíveis ou não

As estruturas dos frutos são conhecidas por suas características morfológicas, ou seja, cada uma delas é classificada de uma maneira. Existem duas categorias para classificação, os frutos secos e os carnosos.

Os frutos são alimentos encontrados no dia a dia e muitos fazem parte, não apenas da dieta humana, como também da dos animais. A maior parte dos tipos de frutos são cultivadas no Brasil, por isso a culinária brasileira os explora em suas receitas.

frutos do abacate

O que são frutos?

A palavra fruto é um termo utilizado em botânica para se referir à uma estrutura composta exclusivamente por angiospermas. Em outras palavras, é resultado dos ovários bem desenvolvidos das flores. Entre as principais funções do fruto, a mais importante é a proteção da semente. A partir do desenvolvimento do alimento, a semente é envolvida e portanto, está segura ali dentro.

Os frutos surgem do ovários, que se desenvolvem para dar origem ao chamado “fruto verdadeiro”. Embora, em alguns casos ainda haja fecundação de uma semente mesmo sem o ovário ou a presença de uma semente. Estes tipos de frutos são denominados de partenocárpicos, e o caso mais comum é o da banana.

Quando os frutos estão maduros, eles são denominados como carnosos ou secos. Uma vez que cada tipo de fruto produz uma semente diferente, eles são classificados tanto pelo tipo de semente como pela porosidade interna no alimento.

Frutos carnosos

Um fruto carnoso é caracterizado por ser aquele que possui um mesocarpo comestível, e o maior exemplo é o pêssego. O mesocarpo nada mais é que a pele do alimento que está em contato com a semente. Este elemento contém alta porosidade interna e pequenos “fiapos” próximos à semente.

Dentro desta mesma categoria, existem duas subcategorias que podem ser classificadas: os frutos carnosos bagas e o drupas. Os de caráter baga se referem ao bagaço do alimento, por exemplo, o bagaço da laranja. Além disso, as bagas são alimentos que apresentam grande quantidade de sementes. Exemplos desse tipo de fruto são:

  • laranja
  • melancia
  • mamão
  • melão

Já no caso das drupas, são classificadas como alimentos com apenas uma semente em seu interior. Entre os principais alimentos, podemos citar:

  • pêssego
  • abacate
  • manga

Frutos

Frutos secos

Os frutos secos são caracterizados pelas vagens, ou seja, mesocarpo – parte interna do alimento próximo à semente – não comestível. Dentro deste grupo alimentos, podemos citar o feijão, ervilhas, as espigas, entre outros. Por outro lado, os frutos secos são geralmente indeiscentes, pois não se abrem quando estão maduros. Entre esses frutos, o aquênio é um exemplo de fruta pequena que contém apenas uma semente, assim como o girassol.

Além disso, outra forma de classificar estas duas subcategorias de frutos são pelos seus outros aspectos morfológicos, como, por exemplo, se eles são de caráter deiscente ou indeiscente. Os frutos denominados de deiscente são aqueles que se abrem para liberar as sementes, como o abacate e o feijão por exemplo. Em contraste, temos os frutos indeiscentes, sendo eles os que não se abrem para liberar as sementes. Por consequência, mantém as sementes no seu interior, como no caso da maçã e da laranja.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo