Fuso é instrumento utilizado na fiação de lã e algodão

Inicio » Agronegócio » Fuso é instrumento utilizado na fiação de lã e algodão
21/03/2019 Por
Fuso é instrumento utilizado na fiação de lã e algodão

Além da indústria têxtil, o fuso é também utilizado dentro da metalurgia, como componente de morsas e tornos.

O fuso é um equipamento de madeira encontrado em diversos tamanhos e pesos, com a finalidade de fiar tecidos. Pode ser utilizado na produção de lã e algodão, por exemplo.

Conforme a história, tanto o fuso quanto a roca tiveram origem na Índia e são peças que se complementam. Já na indústria metalúrgica, ele pode ser forjado em diferentes formatos e tamanhos, a fim de atender as necessidades de outros equipamentos.

Fuso

O que é fuso?

Fuso é um instrumento que auxilia na fiação de tecidos, como a lã. Geralmente ele é produzido em madeira, tem a forma de um cilindro e termina com uma rosca na parte superior, onde o tecido é fiado.

Sendo assim o significado de fuso é, portanto, um instrumento roliço e pontiagudo, no qual o fio torcido à mão é enrolado. Dentro da indústria têxtil, ele é utilizado junto com a roca. Ela é um instrumento em formato de vara onde fica o tecido ou material a ser fiado. A roca e o fuso, então, trabalham em conexão, um relacionado com o outro.

Tipos de fuso dentro da indústria

Além de ser utilizado na produção de tecidos, o fuso também compõe outras máquinas e instrumentos. Confira alguns tipos conhecidos na indústria:

  • Torno: a peça é utilizada na montagem de morsa e do torno de bancada, dentro da metalurgia.
  • Trapezoidal: os fusos e porcas deste tipo podem ser produzidos em aço e são muito resistentes. Têm utilidade para os equipamentos agrícolas, elevadores de carros, máquinas, móveis hospitalares e válvulas. São usados, ainda, em máquinas que exijam velocidade de movimento.
  • Grampo tipo C: este fuso é bem específico para determinados produtos, utilizado na máquina morsa e no torno encanador, por exemplo. É importante também no funcionamento dos tornos para madeira.

Como acontece a fiação?

Além da lã, o fuso também é utilizado para a fiação de diversos outros materiais e tecidos, como o linho, cânhamo e a transformação do algodão em fio. O instrumento é fabricado em pesos e tamanhos variados, dependendo do produto que final que se deseja obter.

Pra iniciar o processo, é preciso retorcer entre os dedos uma parte da fibra que se deseja fiar. Este pedaço de cordão é amarrado ao eixo e se inicia a torção. Após girar o instrumento algumas vezes, o fuso estará cheio. Neste momento, então, os fios são retirados da haste de madeira e guardados em forma de novelo, ou esfera.

Fuso

Curiosidades sobre o fuso

O fuso e a roca fazem parte do processo de fiação de um material. A história indica que a roca teve origem na Índia, por volta dos anos 500 e 1000 d.c.

Um fato curioso é o termo “maçaroca”, que também está relacionado com o ato de fiar e, consequentemente, com o fuso. Isso porque, dentro dessa atividade a palavra maçaroca é utilizada para descrever o emaranhado de fios torcidos, às vezes enrolados uns nos outros. Daí vem à origem da forma pela qual usamos a palavra: pra descrever bagunça, confusão.

One Reply to “Fuso é instrumento utilizado na fiação de lã e algodão”

  • Edi disse:

    A finada minha mãe, fazia muinto este tipo de serviço, no sítio ande nasci, elafiaca e tecia e com estes tecido fabricava o nosso enxoval de cama,era vidinha bem simples, mas que deixou saudades.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo