Cepo de madeira: a utilidade deste pedaço específico de árvore

Inicio » Agronegócio » Cepo de madeira: a utilidade deste pedaço específico de árvore
26/02/2019 Por
Cepo de madeira: a utilidade deste pedaço específico de árvore

O cepo de madeira, também conhecido como a parte do tronco que permaneceu na raiz, é a parte geralmente mais descartada pelos produtores.

No entanto, o cepo de madeira possui inúmeras utilidades para quem trabalha com a indústria madeireira e também no dia a dia doméstico.

  1. O que é cepo de madeira?
  2. Mercado consumidor do cepo de madeira
  3. Dendrocronologia- com cepo de madeira
  4. Mesa de centro com cepo de madeira
  5. Tábua de cortar carne de cepo de madeira
  6. Vaso de plantas de cepo de madeira
  7. Banco de cepo de madeira
  8. Esculturas com cepo de madeira
  9. Preço do cepo de madeira
  10. Bandeja de cepo de madeira
  11. Cepo de madeira para corte de lenha
  12. Tipos de cepo de madeira
  13. Tipos de madeira
  14. Para que serve o cepo de madeira?

Cepo de madeira

O que é cepo de madeira?

Cepo de madeira é o nome dado ao pedaço que sobra após o corte da árvore, ou seja, o chamado “toco” da mesma. Esta parcela da árvore é que permanece com a raiz. Por meio do estudo do cepo também é possível saber a idade da árvore, já que ele possui a sua raiz original. Portanto, muitos historiadores se interessam pelo cepo para fazer uma avaliação dendrocronologica.

O termo cepo de madeira ficou muito conhecido nos últimos anos em razão do vídeo de um youtuber mirim brasileiro, Gugu Gaiteiro. No vídeo, publicado em seu canal, o garoto de apenas 11 anos ensina aos seus inscritos como é feita uma brincadeira com o cepo de madeira.

Gaiteiro utiliza um fósforo já queimado, do qual retira a pólvora o para colocar em um furo feito no cepo de madeira. O próximo passo é colocar um parafuso no furo para que depois, quando se bater no parafuso com um martelo, a pólvora faça um estalo na madeira.

Mercado consumidor do cepo de madeira

Para os marceneiros, o cepo é utilizada para a produção de muitos utensílios domésticos. O seu uso mais comum é na produção de acessórios para o armazenamento de facas. É sabido a utilidade da madeira para manter o metal das facas bem afiados. Portanto, a fabricação de acessórios para faqueiros é muito comum com esta peça.

Outro mercado que visa a produção deste material são empresas interessadas em triturá-lo para fazer o cavaco de madeira. Ou seja, processar a madeira até ficar em pedaços muito pequenos e utilizar este cavaco para produção de energia limpa.

Portanto, a vantagem dos dois mercados é o lucro certeiro, sempre em desenvolvimento e procurando melhorar seus fornecedores. Ao se produzir troncos de qualidade em solos férteis leva a compra mais valorizada na indústria da madeira.

Dendrocronologia com cepo de madeira

A dendrocronologia foi inventada e aperfeiçoada pelo astrônomo Andrew E. Douglass, também fundador do Tree-Ring Research, um laboratório na Universidade do Arizona. A palavra dentro significa árvore e cronologia é o estudo de períodos de tempo ou para organizar eventos e fatos.

Este processo científico é utilizado por muitos historiadores para saber a idade de árvores. Nele, é preciso se basear nos padrões dos anéis dos troncos das árvores para que seja possível concluir sua idade.

Estes anéis se desenvolvem conjunto à árvore e são bem diferentes para cada uma. Na ciência é também conhecido como a “digital da árvore”. Além disso, na primavera o desenvolvimento destes anéis é maior devido à gama de água e luz que recebem.

Portanto, o processo para estudar este cepo é estabelecido conforme o clima. Portanto, é um método também utilizado para datar climas. Sendo assim, fica claro o vasto uso do cepo de madeira – tanto na área do comércio como no mundo científico histórico, como maneira de datar épocas.

Mesa de centro com cepo de madeira

Além do porta facas, um produto comum feito com o material, é possível fazer muitas outras coisas com o cepo de madeira. Uma delas é uma mesa de centro.

Para designs mais rústicos, uma mesa de centro feita de cepo de madeira é uma opção muito acertada.

É possível encontrar esse tipo de mesa pronta em locais que vendem móveis rústicos. Além disso, você também pode encomendar a um marceneiro. Basta escolher a largura desejada e encontrar o cepo adequado.

Dependendo do tipo de árvore, o cepo é maior ou menor. Com isso, é possível encontrar mesas de centro de diversos tamanhos.

E o mais interessante é que existem muitas técnicas de acabamento. Você pode optar por deixar a madeira crua, bem como pode somente envernizar após lixar e aparar.

Existe uma outra técnica que torna a mesa de centro ainda mais bonita. Essa técnica pode deixar o aspecto menos rústico, mas ainda fica bem claro que se trata de um cepo de madeira.

Para isso, no acabamento, é acrescentando um líquido espesso e transparente na parte superior da mesa. Isso deixa a superfície impermeável e brilhante.

Além disso, é possível acrescentar cores aproveitando os desenhos naturais que a própria madeira possui. Assim, a mesa de centro de cepo de madeira é uma ótima opção para aproveitar essa parte que é desprezada.

Esse modelo de mesa de centro utiliza somente o cepo. Por isso, quanto mais largo, melhor. Mas, se não encontrar um toco largo o suficiente, é possível colocar alguma coisa em cima para construir uma superfície maior.

Nesse caso, uma placa redonda, firme e grossa de vidro pode ser uma ótima escolha. Vai aumentar a superfície sem tirar a aparência natural da madeira.

Cepo de madeira

Tábua de cortar carne de cepo de madeira

Outro objeto que pode ser feito com toco de madeira é uma tábua de cortar carne. Basta escolher o tamanho adequado de cepo e fazer o tratamento.

A tabua fica com aspecto rústico e muito bonito, sendo um diferencial na cozinha e ótima para churrascos. O tamanho e o tipo de acabamento podem variar, pois o cepo é muito versátil e aceita diversas formas de manuseio.

Depois de encontrar o tamanho certo de cepo e cortar na espessura desejada, uma das formas de fazer uma tábua de churrasco é muito fácil.

Para isso é preciso ter alguns materiais de fácil acesso, uma escova de dente, uma lixa nº 150 e uma 220 e óleo mineral.

A escova de dente serve para escovar bem a parte lateral e tirar qualquer sujeira ou impureza que esteja preza na casca do cepo.

Depois disso, lixe a superfície com as duas lixas para dar um acabamento mais fino e delicado. Esse processo irá tirar felpas ou ondulações que possam atrapalhar o manuseio da carne.

Além disso, o último passo é passar o óleo mineral. Depois de se certificar que a superfície está lisa da forma como você deseja, passe uma camada generosa de óleo mineral.

Essa etapa é parecida com a etapa de passar um verniz em uma madeira. Ocorre que, como vai ser utilidade para manejar alimentos, não é indicado o uso de produtos agressivos como o verniz.

Sendo assim, o óleo mineral dará uma coloração bonita. Ademais, fará com que a tábua de cepo receba tratamento e acabamento.

Com isso, a tábua está pronta. Agora é só deixar secar e pronto, já está pronta para ser utilizada no dia a dia da cozinha ou em ocasiões especiais como em churrascos.

Vaso de plantas de cepo de madeira

Mais uma utilidade que o cepo de madeira possui é como vaso de plantas. Essa é uma excelente opção para deixar o jardim com aspecto ainda mais natural.

Para isso, basta que se retire o miolo do toco. Depois disso, é só acrescentar a terra e a muda para plantar. Se for fazer em casa, essa é uma das utilidades mais fáceis, pois não precisa de muito acabamento.

Todos os tipos de plantas podem se adaptar nesse vaso de toco. Principalmente as folhagens e até mesmo suculentas.

E a escolha do tipo de cepo vai depender de onde você quer deixar o vaso. Vasos que ficam na parte exterior podem ser feitos de cepo de madeira mais resistente. No entanto, se o vaso for ficar em um local coberto, não é preciso encontrar um cepo de madeira densa.

Aliás, quanto mais densa a madeira do cepo, mas pesado o vaso vai ser. Com isso, escolha se você deseja um vaso que possa mover com facilidade ou se quer um vaso que fique fixo em um determinado lugar.

E o tamanho do vaso varia com o que você desejar. Pois se encontrar um cepo grande, pode fazer um vaso até mesmo para folhagens altas.

Banco de cepo de madeira

Essa é uma utilidade muito comum, principalmente em sítios, fazendas ou cidades do interior. Utilizar um toco de madeira como banquinho na sala ou na área externa da casa é algo corriqueiro nesses locais.

Para isso, o toco é tratado para que fique liso na superfície. Além disso, dependendo da árvore que deu origem ao cepo, é preciso tirar a casca do redor.

Com isso, ele fica bem limpo e pronto para ser colocado onde quiser. E é possível personalizar, podendo envernizar ou deixar ao natural.

Além disso, a altura do banco pode variar conforme o desejo da pessoa e a disponibilidade da altura do cepo.

Cepo de madeira

Esculturas com cepo de madeira

O cepo de madeira também pode ter a utilidade para esculpir. Existem imagens religiosas feitas de cepo de madeira, além de outros tipos de esculturas.

O artesanato é uma área que consegue aproveitar quase todo tipo de material. E o cepo é um material muito versátil e fácil de ser manuseado.

Não é preciso grandes ferramentas e aparatos para criar obras de arte e esculturas com cepo de madeira. Muitas vezes, uma faca e uma lixa já são suficientes para dar formato ao cepo.

Preço do cepo de madeira

Por ser uma parte da árvore que muitas vezes é desprezada pela indústria madeireira, o custo do cepo não é alto.

Isso quer dizer que se você quer comprar para transformar em algum objeto, pode ficar tranquilo que não vai precisar investir muito. E o resultado é excelente, o que aumenta ainda mais o custo benefício.

Já os objetos comprados prontos e feitos com cepo de madeira podem ter custo maior. Isso porque, na maioria das vezes, são resultado de trabalho artesanal.

Ou seja, o custo aumenta pelo trabalho manual feito no cepo e não propriamente pelo cepo em si. Mas, em geral, o custo benefício também é ótimo. Isso porque os objetos feitos de cepo possuem ótima durabilidade.

Se a madeira é bem tratada e possui um acabamento adequado para a finalidade, a durabilidade pode ser muito longa.

Com isso, investir em objetos, móveis e arte feita de cepo é uma ótima ideia. Basta procurar a peça que mais combina com você e que seja útil.

Sobre o preço do cepo de madeira, então, em média, uma “bolacha” de cepo com 20cm de diâmetro custa R$ 30,00.

Bandeja de cepo de madeira

Outra utilidade que pode ser dada ao cepo de madeira é a fabricação de bandejas de café da manhã.

Ao invés de utilizar uma bandeja comum, servir um café da manhã na cama com uma bandeja de cepo é muito mais estiloso.

Além disso, com essa grande variedade de objetos de cozinha em casa, você consegue compor uma decoração rústica em diversos aspectos.

Utilizar objetos de cepo como referência em vários pontos da casa pode oferecer um ar diferenciado à decoração. Com isso, você pode utilizar desde o porta facas, até a mesa de centro e bancos de cepo. Com certeza, o resultado será interessante.

Cepo de madeira

Cepo de madeira para corte de lenha

Em fazendas e sítios, é muito comum o uso de lenha para alimentar fogo em fogão a lenha, churrasqueira ou lareira. E para que seja possível cortar a lenha adequadamente, é importante ter um cepo de madeira.

Nesse caso, o cepo serve como apoio da madeira que vai ser cortada. Com isso, o machado consegue apoio no momento de golpear a tora de lenha e o corte é feito com maior facilidade.

Tipos de cepo de madeira

Existem cepos de todos os tipos de madeira. Por isso, é importante conhecer um pouco das principais madeiras para entender melhor as utilidades de cada cepo.

Uma das principais madeiras é a madeira de lei. Os cepos dessa madeira são muito resistentes, o que é uma ótima opção para construção de móveis, como mesa e centro e bancos.

A madeira de lei é forte, densa e pesada, o que é essencial quando você quer que o objeto feito a partir do cepo fique fixo em um lugar. Ou, então, que possa se mover só quando você quiser e não por acidente.

Esse tipo de madeira, que também é chamada de madeira nobre, é ideal para quando você quer um acabamento melhor. Isso quer dizer que se deseja um aspecto mais requintado, encontrar cepos ou objetos feitos de cepo de madeira nobre é o ideal.

As principais madeiras de lei são o ipê, o mogno africano e o mogno brasileiro.

Além disso, muitas madeiras comuns também são excelente e podem oferecer um cepo ideal para todas as utilidades citadas aqui.

Uma característica da madeira comum é que é menos densa que a nobre. Com isso, é mais macia. Isso quer dizer que é bom dar um acabamento com tratamento especial contra fungos e insetos.

Fazendo isso, ela pode ser utilizada sem risco de ser atacada por cupins, por exemplo. Entre as principais opções desse tipo de madeira, você pode encontrar o pinus e o eucalipto.

Essas duas opções fornecem cepos ótimos para a construção de qualquer tipo de objeto. Com isso, você sempre tem versatilidade e consegue dar a finalidade que deseja ao cepo de madeira.

Tipos de madeira

Ademais, você pode encontrar toco de madeira de:

  • Mogno;
  • Abeto;
  • Carvalho;
  • Nogueira;
  • Abeto;
  • Cerejeira;
  • Bétula.

Se você quiser comprar móveis feitos de cepo de madeira para usar na parte exterior de casa, o carvalho é uma das melhores madeiras. Ele é resistente, mas ao mesmo tempo fácil de ser trabalhado.

Além disso, é uma madeira que oferece resistência contra umidade. Ou seja, mesmo que pegue chuva, neblina ou qualquer tipo de umidade, a durabilidade será maior.

Já o cepo de nogueira é muito resistente também, mas possui um preço maior. Então, a utilidade desse cepo vai depender do quanto você está disposto a gastar.

É sempre bom lembrar que existem opções mais econômicas e que também são resistentes e servem muito bem para diversas finalidades.

Cepo de madeira

Para que serve o cepo de madeira?

Como você pode notar, o cepo de madeira possui diversas utilidades. Pode ser usado tanto para objetos e utensílios de cozinha, como para móveis e obras de arte.

Com isso, com uma parte das árvores que normalmente é desprezada, você pode dar um significado nobre e reaproveitar madeiras que seriam descartadas.

O que importa é usar a criatividade e entender que o cepo de madeira é como se fosse uma tela em branco. A partir dela é possível criar diversas versões de objetos e mobília.

Além disso, o estilo rústico é um estilo de decoração que está sempre em alta. Nunca sai de moda, de forma que apostar em objetos de cepo não é arriscado, diferentemente de alguns outros estilos que são substituídos a cada ano.

Dessa forma, o cepo de madeira é muito famoso entre os adeptos de artesanato, marcenaria e estilos rústicos. Inclusive, está na boca do povo de diversas formas, sendo muito famoso, ultimamente, pelo meme cepo de madeira.

Ou seja, diversas gerações prestam atenção no cepo. Assim, cada vez mais pessoas sabem o que é cepo e compreendem o real significado de cepo.

Afinal, é uma parte das árvores que proporciona muitas formas de reaproveitamento. Com isso, você está incentivando a sustentabilidade e aproveitando todas as partes da madeira, sem nenhum desperdício.

É uma madeira com diversas possibilidades e que pode ser utilizada das mais variadas formas. Basta usar a criatividade e experimentar todas as formas versáteis que o cepo de madeira possui.

Agro20 | Portal Vida No Campo