Cepo de madeira: a utilidade deste pedaço específico de árvore

Inicio » Agronegócio » Cepo de madeira: a utilidade deste pedaço específico de árvore
26/02/2019 Por
Cepo de madeira: a utilidade deste pedaço específico de árvore

O cepo de madeira tem diferentes utilidades domésticas

O cepo de madeira, também conhecido como a parte do tronco que permaneceu na raiz, é a parte geralmente mais descartada pelos produtores.

No entanto, o cepo de madeira possui inúmeras utilidades para quem trabalha com a indústria madeireira e também no dia a dia doméstico.

cepo de madeira

O que é cepo de madeira?

Cepo de madeira é o nome dado ao pedaço que sobra após o corte da árvore, ou seja, o chamado “toco” da mesma. Esta parcela da árvore é que permanece com a raiz. Por meio do estudo do cepo também é possível saber a idade da árvore, já que ele possui a sua raiz original. Portanto, muitos historiadores se interessam pelo cepo para fazer uma avaliação dendrocronologica.

O termo cepo de madeira ficou muito conhecido nos últimos anos em razão do vídeo de um youtuber mirim brasileiro, Gugu Gaiteiro. No vídeo, publicado em seu canal, o garoto de apenas 11 anos ensina aos seus inscritos como é feita uma brincadeira com o cepo de madeira.

Gaiteiro utiliza um fósforo já queimado, do qual retira a pólvora o para colocar em um furo feito no cepo de madeira. O próximo passo é colocar um parafuso no furo para que depois, quando se bater no parafuso com um martelo, a pólvora faça um estalo na madeira.

Mercado consumidor do cepo de madeira

Para os marceneiros, o cepo é utilizada para a produção de muitos utensílios domésticos. O seu uso mais comum é na produção de acessórios para o armazenamento de facas. É sabido a utilidade da madeira para manter o metal das facas bem afiados. Portanto, a fabricação de acessórios para faqueiros é muito comum com esta peça.

Outro mercado que visa a produção deste material são empresas interessadas em triturá-lo para fazer o cavaco de madeira. Ou seja, processar a madeira até ficar em pedaços muito pequenos e utilizar este cavaco para produção de energia limpa.

Portanto, a vantagem dos dois mercados é o lucro certeiro, sempre em desenvolvimento e procurando melhorar seus fornecedores. Ao se produzir troncos de qualidade em solos férteis leva a compra mais valorizada na indústria da madeira.

 Dendrocronologia com cepo de madeira

A dendrocronologia foi inventada e aperfeiçoada pelo astrônomo Andrew E. Douglass, também fundador do Tree-Ring Research, um laboratório na Universidade do Arizona. A palavra dentro significa árvore e cronologia é o estudo de períodos de tempo ou para organizar eventos e fatos.

Este processo científico é utilizado por muitos historiadores para saber a idade de árvores. Nele, é preciso se basear nos padrões dos anéis dos troncos das árvores para que seja possível concluir sua idade.

cepo de madeira

Estes anéis se desenvolvem conjunto à árvore e são bem diferentes para cada uma. Na ciência é também conhecido como a “digital da árvore”. Além disso, na primavera o desenvolvimento destes anéis é maior devido à gama de água e luz que recebem.

Portanto, o processo para estudar este cepo é estabelecido conforme o clima. Portanto, é um método também utilizado para datar climas. Sendo assim, fica claro o vasto uso do cepo de madeira – tanto na área do comércio como no mundo científico histórico, como maneira de datar épocas.

Agro20 | Portal Vida No Campo