O gadanho teve origem na Europa e as pessoas utilizam-no até hoje para o trabalho nas plantações ou na limpeza de material orgânico. O gadanho é uma ferramenta composta de uma lâmina relativamente grande, forjada a ferro e com grandes dentes. Ele é capaz de retirar materiais ou vegetação de buracos, covas ou na limpeza de rios e córregos, por exemplo.
O gadanho continua sendo um instrumento importante no campo, apesar do surgimento de vários maquinários modernos. Como os trabalhadores utilizam-no de forma manual, pode realizar atividades menores ou, ainda, trabalhar em locais onde o acesso das máquinas seria inviável.
- O que é gadanho?
- Elementos do gadanho
- Como se utiliza o gadanho?
- Origem do gadanho
- Significado da palavra gadanho
- Principais usos do gadanho
- Tipos de gadanho
- Dentes do gadanho
- Gadanho para jardim
- Gadanho ou gadanha?
- Trabalho no capo com gadanho
- Simbolismo do gadanho
- Outros significados para gadanho
- Sentido popular de gadanho
O que é gadanho?
Gadanho é uma ferramenta manual utilizada na agricultura. Também chamado de gadanha, ou alfanje, pode ser comparado com um ancinho: possui uma grade de dentes de ferro e é usado de diversas formas dentro das atividades agrícolas.
Um das funções da ferramenta é de ceifar cereais ou realizar limpezas no terreno. Devido ao cabo longo, você ainda pode utilizá-lo para a limpeza de valas ou córregos, por exemplo, extraindo a matéria orgânica.
Elementos do gadanho
A ferramenta é composta de pelo menos duas partes:
- Cabo: o cabo do gadanho pode ser de madeira ou mesmo metal. Deve ser comprido pois, dessa forma, facilita nos afazeres. A indicação é de que tenha 170 centímetros. Também pode possuir duas pegas. Uma delas, então, ficaria no extremo oposto da lâmina e outra no meio, para fornecer controle na hora do trabalho.
- Lâmina: a lâmina fica em uma das pontas do cabo. Tem aproximadamente 70 centímetros e formato curvilíneo. Ela é instalada de forma que fica perpendicular ao cabo, ou seja, quando a ferramenta está de pé, tem o formato que lembra a letra U (considerando, então, que a lâmina possui as garras de ferro).
Como se utiliza o gadanho?
Para utilizar o gadanho é necessário segurar o cabo com as duas mãos e fazer movimentos repetitivos, aproximando e afastando a ferramenta. Ao se deslocar, o agricultor movimenta o gadanho de um lado para o outro, reunindo a matéria orgânica ou, ainda, ceifando a vegetação que deseja.
Como possui garras, entretanto, sua utilização pode ser perigosa. Caso a pessoa não tenha experiência no manuseio, é necessário tomar cuidando principalmente se houver mais alguém trabalhando ao redor. Se a lâmina raspar ou bater nas pernas de um animal, ou outro trabalhador, pode causar ferimentos.
Origem do gadanho
O gadanho de ferro que conhecemos hoje pode ser utilizado na jardinagem, serviços gerais ou agricultura. Conforme relatos históricos, ele surgiu na Europa, onde as pessoas utilizavam-no para o corte de ervas.
O gadanho existia em dois formatos, um para o trabalho com o feno e outro especialmente para os cereais. Isso porque, neste segundo formato, ele preservaria melhor as espigas por cortar mais rente ao solo.
Significados da palavra gadanho
Dentro da língua portuguesa, a palavra gadanho é um substantivo masculino e um dos seus significados é para denominar as garras de uma ave de rapina.
Já em relação às ferramentas, ele é considerado uma espécie de ancinho, também chamado de alfanje. Gadanho, portanto, é sinônimo de forcado, garra, ou ainda, unha.
Principais usos do gadanho
O gadanho é um instrumento muito útil em diversas ocasiões em que seja preciso separar e retirar materiais que estejam entranhados em vegetações, lavouras, pastos e campos.
Isso porque é um instrumento parecido com um garfo. Assim, os materiais grandes ficam presos nos dentes e são varridos junto com o instrumento. E o que fica é um local limpo.
Em geral, pode ser para retirar entulhos, restos de vegetação e qualquer outro material que seja grande o suficiente para que os dentes prendam.
Além disso, o uso desse instrumento ocorre depois de que um local é capinado, afinal, recolhe a vegetação que fica sobre a terra. O que não acontece se uma pá tentar fazer o trabalho, é claro.
Assim, com o uso dessa ferramenta, todo o resto de vegetação arrancada na capina pode ser retirado, deixando a parte arenosa ou de terra.
Além disso, outra utilidade grande é para reunir feno. Em grandes campos, quando há corte de feno, a forma de organização é unir em vários montes e formar bolas de feno. Para isso, o gadanho cumpre boa função. Ele consegue arrastar o feno até o local necessário.
Outra utilidade do gadanho é preparar o solo para cultivo, pois ele consegue revirar a terra e afofar o solo, de forma que fique pronta para receber o plantio.
Assim, é uma ferramenta que tem inúmeras utilidades, pois é muito versátil e consegue ser trabalhada em vários segmentos. Dessa forma, para entender o que é gadanho e os principais usos, é preciso sempre ter em mente que a intenção é utilizar o instrumento como forma de arrastar, recolher ou remexer o solo. Tudo que for possível fazer com os seus dentes afiados, auxilia no trabalho agrícola.
Tipos de gadanho
Assim como existem várias finalidades para o gadanho, também existem tipos diferentes. Alguns maiores, outros menores, mas, a intenção é sempre a mesma. Ou seja, o trabalhador busca conseguir coletar materiais para serem separados de outros materiais.
Dentro disso, existe um tipo específico de gadanho para jardim. Ele é um pouco menor e com aparência mais frágil do que o da agricultura.
Muitas vezes pode ser encontrado fabricado com materiais mais leves do que o ferro e é um modelo menos artesanal. Assim, é diferente do gadanho com cabo de madeira e parte inferior de ferro forjado.
É comum encontrar esse tipo de ferramenta feita de cabo de alumínio e plástico e parte inferior de alumínio. Por isso, pode ser mais leve do que o gadanho de ferro.
Ele serve para coletar grama solta depois que foi cortada, folhas que caíram nos jardins e pátios, bem como outras coisas que estejam misturadas ao jardim.
Ademais, existe o modelo da agricultura, que é mais robusto e maior, pois o tipo de serviço necessita de maior resistência. Isso porque, para lidar com lavouras e plantações, o material precisa ser mais resistente, até mesmo pela intensidade e frequência de uso.
Dentes do gadanho
Existem tipos dessa ferramenta onde que muda é a quantidade de dentes existentes. Você pode encontrar modelos com 3 dentes, 4 dentes ou até 5 dentes. Bem como pode encontrar modelos mais largos e que possuem maior capacidade de recolher materiais.
Ademais, existe outro tipo que lembra muito uma pá. Isso porque o formato de construção da ferramenta é praticamente igual. Cabo de madeira, suporte para o encaixe da mão e a parte de baixo do tamanho de uma pá.
No entanto, a diferença é que a pá possui uma superfície inferior plana para que possa retirar terra e carregar até outro local. Já no caso do gadanho, essa parte é composta por dentes.
A principal diferença para um gadanho normal é que, nesse caso, os dentes são muito mais compridos e são um pouco curvos.
Gadanho para jardim
Como mencionado acima, o gadanho do tipo de jardim é um dos existentes. E ele é muito útil por diversos motivos.
O primeiro deles é que, com essa ferramenta, o jardineiro não precisa fazer todo o esforço de forma manual. É a ferramenta mais indicada para limpar gramas depois de cortes, bem como limpar restos de folhas de podas de plantas e árvores.
Além disso, é uma ferramenta útil no jardim porque é bastante larga. Com isso, a cada passada, consegue reunir grande quantidade de materiais. Assim, o trabalho é mais rápido e eficiente.
Outra coisa que oferece maior utilidade a essa ferramenta para a lida com jardins é que a grama pode ser limpa sem que seja danificada. Isso porque, muitas vezes, ficam resíduos e até mesmo lixos jogados sobre a grama dos jardins.
Nesse caso, uma saída para fazer a limpeza e manutenção da grama sem acabar danificando-a é utilizar esse instrumento. Afinal, com os dentes largos, o que não for sujeira, não vai ser retirado.
Assim, as folhas das gramas ficarão intactas, enquanto o que não for natural daquele local vai ser retirado. E, para isso, o jardineiro pode concentrar todo o material recolhido em um lugar e depois retirar. Não é preciso retirar aos poucos, o que torna o trabalho muito mais prático.
Inclusive, essa utilidade na jardinagem lembra muito uma vassoura varrendo o chão, pois é basicamente isso que o instrumento consegue fazer. E de forma precisa, eficiente e muito mais prática do que se o profissional precisasse juntar um por um de forma manual.
Gadanho ou gadanha?
O gadanho pode ser chamado de gadanha dependendo do local do país, pois cada região costuma chamar a ferramenta de uma forma diferente.
No entanto, é necessário cuidado. Isto porque a gadanha também pode significar outro tipo de ferramenta utilizada no campo e na agricultura.
Ganhada é um tipo de instrumento parecido com uma foice, porém com cabo bem mais longo. Com isso, é um instrumento diferente do gadanho. A base é larga com vários garfos e com uma estrutura de metal comprida e bem afiada.
Esse tipo de instrumento é muito usado para ceifar cereais, plantações, gramas altas e qualquer vegetal que precise ser cortado. Isso porque, tem o poder de cortar rente ao solo, fazendo o mesmo trabalho que uma cortadora de grama elétrica.
Inclusive, a gadanha pode até ser mais eficiente que um equipamento elétrico. Isto porque o fio da gadanha é muito afiado e, com a força humana empregada, o resultado é rápido.
Assim, as duas palavras existem e podem significar coisas diferentes ou iguais. Então, depende muito do contexto em que são ditas e da região do Brasil.
Trabalho no campo com gadanho
A utilização do gadanho facilita muito o trabalho no campo. Isso porque o instrumento possui cabo comprido, permitindo que se alcance grandes distâncias. Ademais, consegue exercer diversas funções e tornar o dia a dia do trabalho no campo mais simples.
No entanto, outras ferramentas também melhoram a forma de trabalho no campo, em fazendas e locais desse tipo. Isto porque nesses ambientes há grande demanda de limpezas de pasto, corte de mato, capim, grama e tudo mais.
Uma dessas ferramentas que é de grande importância é a clássica enxada. Com ela, os terrenos são capinados para que depois sejam revirados e limpos com o uso do gadanho.
Essa ferramenta também serve para afofar e preparar a terra para plantações menores onde não se utiliza técnicas agrícolas com equipamentos tecnológicos.
Ademais, outra ferramenta muito parecida com a gadanha também se utiliza para as funções no campo. Essa ferramenta é a foice. Embora menor que a gadanha, é muito útil para corte de pequenos galhos que ficam atrapalhando a colheita de várias culturas.
Além disso, é utilizada também para corte de capoeira e pasto, sendo indispensável na horticultura e agricultura em geral.
Outra ferramenta muito importante no campo é o facão de mato. É variação da foice e da gadanha, pois é uma forma de corte, porém com capacidade menor e mais localizada. Ademais, se usa para corte de galhos e outros tipos de vegetação.
E uma das vantagens dessa ferramenta é que é fácil de carregar, pois contém suporte que vai preso à roupa e não atrapalha a movimentação.
O homem do campo pode utilizar uma série de ferramentas em seu trabalho diário. Com a grande quantidade de afazeres, muitas atividades somente acontecem com auxílio de instrumentos bem afiados e com excelente capacidade de corte.
Simbolismo do gadanho
Por ser um instrumento que ceifa as plantações, matos e vegetações em geral, é o objeto que a representação da morte empunha em todas as encenações e ilustrações desse tipo.
Assim, o simbolismo é uma metáfora onde existe uma figura vestida com uma túnica preta e um gadanho que ceifa vidas de seres humanos.
Dessa forma, é muito comum ver esse objeto em filmes e seriados, principalmente de temática de suspense e de terror.
Outros significados para gadanho
A palavra ganhado pode ter os mais diferentes significados, indo muito além da variação similar de gadanha.
Essas variações englobam significados parecidos com o principal, bem como outros significados completamente distintos e que remetem a outra coisa.
Os principais são:
- Garra de ave predatória: esse significado, na prática, não tem a ver com o instrumento de corte utilizado na agricultura. Porém, se pode compreender a associação do nome. Isto porque o instrumento gadanha possui dentes que lembram muito garras de aves. E como serve como forma de capturar materiais, lembra uma garra de ave predatória;
- Espécie de foice: nesse caso, o significado se assemelha mais à ferramenta, pois trata de uma espécie de lâmina cortante, o que pode ser tanto um gadanho quanto uma gadanha;
- Forquilha: esse significado também tem direta relação com o sentido principal da palavra gadanho. Isso porque forquilha significa um garfo pequeno que possui três pontas. Assim, o intuito é o mesmo e o funcionamento é similar, de forma que também serve para as mesmas finalidades, só que de um tamanho menor;
- Garfo: esse outro significado de gadanho se refere ao talher que se usa diariamente na alimentação humana. Nesse caso, o significado prático não tem relação com atividades de campo. No entanto, o conceito do funcionamento é o mesmo, pois o garfo também recolhe o que estiver no prato, da forma como o gadanho recolhe o que estiver na grama, por exemplo;
- Unhas ou mãos: nesse caso, o sentido é figurado. A palavra pode significar unhas ou mãos justamente porque o instrumento gadanho lembra uma mão por ter longos dentes e conseguir pegar os materiais.
Sentido popular de gadanho
Além de todos os significados, gadanho também possui sentido popular. Nem sempre a palavra é dita somente no sentido literal e, para entender o significado, é preciso verificar o contexto.
Dentro disso, um dos principais é se referir à unha ou dedo utilizando essa expressão. Porém, em muitos lugares do país, não se compreende a referência.
Assim, cada local vai ter um sentido popular diferente e que seja condizente com o seu costume cultural.
Uma forma de emprego desse sentido popular é fazer referência repulsiva dizendo que alguém tocou outra pessoa de forma imprópria ou sem autorização. Um exemplo é a seguinte frase: “Meteu os gadanhos na moça.”
No entanto, esse tipo de uso sempre ocorre quando a pessoa quer fazer alguma associação negativa às mãos ou dedos. Nunca é de forma carinhosa ou gentil. Assim, o significado é pejorativo, dando a entender uma ação ruim que alguém realizou e que não foi aceita de forma adequada.
É preciso cuidar ao utilizar essa expressão, pois nem sempre pode significar o que você tem a intenção de dizer, levando-o a ser mal interpretado. Principalmente quando você está fora da cidade ou da região em que costuma viver.
Dessa forma, o gadanho é um instrumento de tamanha importância. E até mesmo o nome tem utilização em momentos em que não há referência à ferramenta.
Porém, em geral, o sentido que a expressão tem, independentemente do contexto, possui relação com a capacidade de recolher objetos e materiais que a ferramenta gadanho possui.