Meio rural é o ambiente que se refere ao campo e natureza

Inicio » Agronegócio » Meio rural é o ambiente que se refere ao campo e natureza
08/11/2020 Por
Meio rural é o ambiente que se refere ao campo e natureza

Contrário do meio urbano, que são as cidades, meio rural pode ser destinado a produção ou preservação ambiental. O meio rural, ou zona rural como também é chamado, é o ambiente fora das zonas urbanas, ou seja, fora das cidades, em área de campo.

Normalmente o meio rural é destinado à produção agrícola e todas as atividades do setor primário, em região não urbanizada.

Meio rural

O que é meio rural?

O meio rural são os locais que se diferenciam do meio urbano, principalmente pela paisagem, onde há muitas áreas verdes naturais e cultivadas.

Em alguns locais pode até parecer difícil diferenciar o meio rural do urbano pela proximidade e integração que ocorre entre eles. Mas geralmente a paisagem se encarrega de fazer essas distinções.

Na área rural é comum ter menos construções, exceto onde há pequenas comunidades de moradores e nas fazendas e propriedades rurais que constroem armazéns para armazenar grãos.

A área rural é muito utilizada para a produção agrícola e agropecuária, além do extrativismo e áreas de conservação e preservação da fauna e flora.

Além disso, também existe o turismo rural, que vem ganhando destaque no cenário nacional, permitindo que as pessoas que vivem nas cidades possam usufruir de momentos junto da natureza e conhecendo um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas no campo.

Meio rural e meio urbano

Na geografia, o conceito de meio rural e meio urbano é para diferenciar esses dois espaços geográficos.

O meio urbano possui características bem específicas, como um maior número de moradores nas cidades, construções e infraestrutura como asfaltos, transportes, hospitais, escolas, indústrias, áreas residenciais, comércio, dentre outros detalhes.

Meio rural no Brasil

O espaço rural brasileiro é bastante diversificado. São vários biomas que formam o cenário nacional de norte a sul, cada lugar com suas características específicas.

O campo concentra grandes fazendas produtoras de grãos, frutas ou gado, ou ambos ao mesmo tempo. Além disso, também há as pequenas propriedades da agricultura familiar e aqueles que produzem apenas o que consomem.

Porém, o meio rural passou nas últimas décadas por modificações, como o êxodo rural, que é a migração das pessoas do campo para a cidade. Mais recentemente, o campo também passa por modificações trazidas pelos avanços tecnológicos, que visam facilitar a vida no campo e aprimorar os métodos de produção.

Meio rural

De acordo com o Censo Agropecuário 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área com produção rural no Brasil cresceu 5% em 11 anos – já que o último Censo agro havia sido realizado em 2006.

O Censo também demonstrou uma maior participação de mulheres e idosos na zona rural neste período. O IBGE trouxe também a informação de que mais de 15 milhões de pessoas estão ocupadas com atividades ligadas ao campo.
Entretanto, viver na área rural pode ser um pouco mais difícil em alguns lugares do Brasil, inclusive com falta de energia elétrica e também pela distância da população do interior até serviços básicos, como saúde e escolas.

Portanto, nesse sentido, o meio rural é o que dá sustento para muitas famílias brasileiras e garante os bons números da produção agro nacional. Porém, há muitos desafios pela frente para o campo, bem como no meio urbano também.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo