Como o gado de corte é representado no mundo agro
Por se tratar de uma produção voltada ao setor da exportação, o gado de corte é estabilizado e produzido em grandes propriedades rurais.
Para a definição dos bovinos presos para cada processo de gado de corte, deve-se considerar algumas informações sobre o animal, como idade, gênero, condição e o controle de ganho e perda de peso. Com isso, é possível adequar os cuidados para a melhor adaptação do território separado por seu criador.
O que é gado de corte?
Gado de corte é o conjunto de animais que são criados com o propósito específico da produção de carne. A produção da pecuária de corte (segmento do qual a criação do gado de corte faz parte), portanto, é uma das áreas que podem ser seguidas e gerar grande lucratividade para os criadores pecuaristas.
De maneira geral, esse conjunto engloba variadas espécies de bovinos, suínos, ovinos e caprinos; que são desenvolvidos para, mais tarde, serem destinados ao abate, à produção e a geração de diferentes subprodutos.
Principais raças bovinas do Brasil
O nelore é a mais comum raça bovina no Brasil, e isso acontece tanto por conta de sua fácil adaptação a temperatura do país como pela alta qualidade da sua carne; apreciada pelos amantes de cortes bovinos. Assim, estima-se que esta raça específica seja responsável por até 80% do gado de corte criado no país.
No entanto, entre os bovinos, há ainda outras raças que fazem bastante sucesso entre os produtores (além dos consumidores) brasileiros. Entre elas, podemos citar:
- Gir;
- Guzerá;
- Canchim;
- Brahman
- Tabapuã;
- Angus
- Caracu;
- Indubrasil.
Podendo beneficiar a produção e comercialização do gado, o cruzamento entre espécies de bovinos resulta em bezerros com mais pontos positivos. Isso porque a junção de características permite maiores chances de imunidade contra doenças comuns nos rebanhos.
A criação do gado de corte deve ter, diariamente, manutenção de cuidados nutritivos, qualidade de vida e habitação, focando na produção dos animais.
Por ser uma atividade cada vez mais profissionalizada, a criação do gato já tem, na internet, cursos gratuitos para que produtores pecuários conhecerem melhor sobre os processos. E vale citar que a maioria das dicas para o manejo do gado de corte têm base nas experiências de trabalhadores rurais.
Bem-estar do gado de corte
Cada vez mais preocupado com o abate humanitário, o mercado da pecuária brasileiro já aplica uma série de medidas específicas para garantir o mínimo de sofrimento para os animais na hora da produção. Entre as práticas indicadas para o bem-estar animal, podemos citar:
- Não os deixe com fome ou sede;
- Evite situações de estresse, como medo;
- Adeque para que o animal esteja sempre confortável em seu ambiente;
- Cuide sempre e muito bem para que ele continue saudável;
- Permita que o bicho siga seus instintos naturais;
- Garanta que o território atual remeta ao habitat natural do animal cultivado;
- Treine seus profissionais para que o manejo seja adequado;
- Use de produtos sustentáveis, desde a produção, para não afetar o produto final que vai para o consumidor.
O gado de corte tem o Brasil como maior produtor, consumidor e exportador de carne bovina do mundo. Isso, de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estado do Pará é responsável pelo maior rebanho bovino do país, seguido de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.