O gás natural pode ser encontrado tanto em veículos, ônibus e caminhões quanto em residências e comércios
O gás natural tem origem nas camadas profundas da terra. Ele é extraído, portanto, através de perfuração.
O gás natural é bastante versátil sendo que um de seus usos mais comuns é na indústria de veículos. Por ser bem mais econômico do que os outros combustíveis, então, ele se apresenta como uma opção atraente na indústria.
O que é gás natural?
Gás natural é um combustível fóssil existente no subsolo, seja nas camadas profundas da terra ou dos oceanos. Ele é encontrado na natureza em reservatórios profundos e pode, então, estar ou não associado ao petróleo.
O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos, que são átomos de carbono e hidrogênio. Além disso, a formação do gás ainda acontece pela mistura composta de gás metano, propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.
Ele tem origem pela degradação da matéria orgânica, seja fósseis de animais ou plantas, existentes no subsolo há centenas e milhares de anos. Como fica em regiões muito profundas, ele é extraído através de perfurações. Uma das características do gás natural é o fato de ele não possuir cor nem cheiro.
Vantagens do gás natural
O gás natural e seus produtos derivados podem apresentar muitas vantagens, principalmente para os consumidores:
- Em comparação com outros combustíveis, ele é econômico
- Tem muita eficiência em sua queima e, ainda, gera grande quantidade de energia
- Exige menos investimento: como não é necessário a estocagem, então, não necessita de muitos gastos neste sentido
- Não é tóxico
- Reduz a corrosão dos equipamentos
- Segurança: em caso de vazamento, ele pode se dissipar no ar. Ou seja, os riscos são menores
- Prático: como não é necessário fazer o estoque, acaba sobrando mais espaços nos edifícios que o utilizam. Nas residências, por exemplo, não seria mais necessário reservar uma área para o botijão de gás
Desvantagens do gás natural
Apesar de trazer vários benefícios e pontos positivos, o gás natural também tem algumas desvantagens:
- É um combustível fóssil não renovável. Ou seja, é finito assim como diversas outras fontes de energia como o petróleo, por exemplo
- Em caso de vazamento, ele também pode ser perigoso. Existe, portanto, o risco de asfixia, incêndio e explosão.
- Seu processo de produção e transporte pode gerar danos ambientais, como vazamentos em plataformas.
- Na sua etapa de refinamento, ele contém elementos contaminantes e tóxicos que precisam ser eliminados
Gás natural no Brasil?
O gás tem várias funcionalidades e é bastante utilizado no país. Dentro da indústria automobilística, por exemplo, é usado nos motores de ônibus, caminhões e carros. É bastante econômico em relação aos outros combustíveis e, ainda, menos poluente.
Também é utilizado para gerar eletricidade em indústrias petroquímicas, onde são fabricados tintas, borrachas e plásticos.
O gás também assume algumas funções dentro de comércios e residências. Pode ser utilizado para aquecimento da água ou de ambientes. O gás natural utilizado em uma casa não tem necessidade de estoque. Ele é extraído, portanto, diretamente dos reservatórios de petróleo.