Geada é a formação de gelo em plantas, carros e telhados

Inicio » Meio Ambiente » Geada é a formação de gelo em plantas, carros e telhados
21/03/2019 Por
Geada é a formação de gelo em plantas, carros e telhados

A formação de geada ocorre em temperaturas abaixo de zero, quando o orvalho ou o vapor que existe no ar se solidifica e transforma-se em gelo

Apesar de promover lindas paisagens, a geada pode ser prejudicial para as plantações. Para que ela ocorra, a temperatura deve estar negativa, portanto, em ponto de congelamento da água.

A geada ocorre em estados do Sul do Brasil, onde o inverno é mais rigoroso, ou em cidades que estão em alta altitude.

Geada

O que é geada?

Geada é uma formação de cristais de gelo que se forma na superfície das plantas durante períodos muito frios. Quando ocorre uma queda de temperatura, principalmente abaixo do ponto de congelamento da água (zero graus), as folhas que estão expostas no ambiente existem um aspecto congelado.

Um equívoco comum entre as pessoas é se dizer que “caiu geada”. Entretanto, a geada não é como a chuva ou a neve, ela não cai. Ela se forma.

De forma resumida, a geada significa o orvalho congelado sobre as folhas, telhados e carros.

Características da geada

O fenômeno climático acontece de duas formas, principalmente. Saiba mais sobre a sua formação:

  • Quando a camada de atmosfera que está em contato com a superfície da terra possui umidade e, ao mesmo tempo, ocorre queda de temperatura, esta camada pode se congelar. É comum que este fenômeno ocorra principalmente durante a noite, quando as temperaturas ficam negativas.
  • A geada também ocorre quando a água que existe no ar passa do estado gasoso direto para o estado sólido – pulando, assim, a fase líquida. Ou seja, o vapor de água se solidifica e forma cristais de gelo.

Desvantagens do fenômeno

Se por um lado o fenômeno traz lindas paisagens e pode aquecer o turismo de determinada região, por outro ele pode prejudicar a agricultura.

Isso porque o gelo que cobre a vegetação dificulta o desenvolvimento das plantas. Em decorrência do frio, portanto, a seiva pode congelar, o que impede o funcionamento e a manutenção das células.

O fenômeno também pode prejudicar os frutos, principalmente em sua fase de formação. Isso porque as baixas temperaturas podem queimar as frutas.

Geada

Tipos de geada

São conhecidos ao menos dois tipos de fenômeno:

  • Geada branca: é a formação de gelo sobre as superfícies. Ele pode ter formatos como escamas, agulhas e leques.
  • Geada negra: é relativa à condição atmosférica que provoca o congelamento da seiva nas plantas. Devido à grande queda de temperatura, a planta pode queimar e até mesmo morrer.

Onde acontece a geada no Brasil?

Mesmo morando em um país tropical, a geada pode ser bastante comum nas regiões mais altas ou frias. Na região Sul, então, é natural que o fenômeno ocorra nas cidades inclusive próximas ao litoral.

Além do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, alguns outros estados também costumam registrar o surgimento dos cristais de gelo, de tempos em tempos.

É o caso de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, em cidades que ficam acida dos 800 metros de altitude. A geada ocorre ainda em outros estados como Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, durante os meses mais frios do ano.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo