Genoma é o conjunto de informações hereditárias dos seres vivos

Inicio » Meio Ambiente » Genoma é o conjunto de informações hereditárias dos seres vivos
28/03/2019 Por
Genoma é o conjunto de informações hereditárias dos seres vivos

O genoma é importante para o melhor desenvolvimento dos seres vivos

O genoma é a porção genética dos seres vivos, responsável por desenvolver as suas características. Cientificamente provado, esse feito acontece desde o momento inicial da fase evolutiva.

Assim, pela ciência, o genoma é considerado hereditário; visto que toda a formação do DNA do ser vivo é passada de geração a geração, fazendo com que prevaleçam determinadas características do seres.

Boi desenvolvido por genoma

O que é genoma?

conceito de  genoma é a genética de um ser vivo, capaz de mostrar todas as informações referente a ele. Geralmente passada por DNA – o código hereditário, como é conhecido – mostra informações importantes e que são passadas através das gerações familiares. Toda a evolução do genoma é baseada nos genes, uma vez que a sua soma determina a forma como será o desenvolvimento de um ser vivo. O nome dessa prática tornou-se comum durante o começo de 1900, na Alemanha.

Dessa maneira, características que vão além da aparência física podem ser passadas pelo genoma. Deficiências hereditárias, por exemplo, também são transmitidas por gerações, e isso é muito difícil de ser evitado. Assim, seres vivos que sofram com surdez ou cegueira, por exemplo, podem ter recebido essa carga genética de seus familiares.

Todavia, existem casos em que, mesmo com a ausência de deficiência, ocorram determinadas anomalia genéticas em seres vivos. Isso pode acontecer por conta de diferentes fatores, e um deles é o incorreto desenvolvimento do genoma.

O mal desenvolvimento do genoma e o surgimento da deficiência fazem com que, a partir disso, o gene passe a contar com essa anomalia. Com isso, os filhos dessa pessoa também podem nascer com a mesma deficiência que o seu gerador.

Nesses casos, após a descoberta da gravidez, é importante procurar um médico especialista para investigar a presença da deficiência em questão e saber como seguir as orientações necessárias para minimizar as consequências da disfunção. Isso porque, dessa forma, é possível ajudar tanto o bem-estar da mãe como o do bebê.

Bebe recém nascido que foi desenvolvido por genoma

Genoma humano

O genoma humano, assim como o de outros seres vivos, se desenvolve de forma hereditária, levando características por diferentes gerações. Por conta disso, a manutenção de etnias é possível, pois o genoma desenvolve as características e as evidencia ainda na barriga da mãe.

Outras características como a cor dos olhos e até o formato das mãos podem ser definidas durante o desenvolvimento do genoma.

Já as características físicas que formam os seres humanos são diferentes. No entanto, o seu processo interno para chegar a determinados atributos é exatamente igual. Um genoma humano em evolução pode chegar a somar cerca de 27 mil genes; ou seja, número capaz de desenvolver um corpo exatamente igual ao outro – o que acontece em caso de gêmeos.

A técnica da manipulação do genoma consiste em gerar um ser vivo com base em estudos científicos, assim manipulando a cor de seus olhos, textura do cabelo e cor da pele. Ainda considerada extremamente cara, essa técnica pode ser importante para mulheres que queiram ter filhos mesmo sem a presença de um parceiro.

Assim, por conta dessa ausência, será necessário recorrer ao banco de sêmen, incentivando uma gravidez por intermédio da ciência. O primeiro teste científico que aplicou essa manipulação em seres vivos aconteceu no final dos anos 90. O estudo baseou-se em reproduzir um animal a partir de outro, tudo com base na ciência. A técnica deu certo e o mercado adotou a prática,que nos dias de hoje é considerada relativamente comum.

Genoma na pecuária

Com o alto crescimento da pecuária e sua consolidação em diferentes países, inclusive no Brasil, a manipulação do genoma animal pode ser ótima alternativa para melhorar a rentabilidade dos rebanhos. Dessa maneira, o cruzamento assexuado se torna uma opção real e eficiente.

A necessidade de ter animais com diferentes características permite que estudos sejam aplicados para entender qual cruzamento entre animais traria mais benefícios. O boi Brahman, por exemplo, vem do teste científico realizado com quatro raças diferentes. São elas:

  • Gir
  • Nelore
  • Guzerá
  • Krishna Valley

Dessa reprodução assexuada surgiu um dos bois mais importantes para a pecuária, visto que ele é considerado forte e com carne de boa textura e sabor. Além disso, o animal é resistente a diferentes tipos de situações climáticas.

Além dos bovinos, os cavalos também são muito utilizados nessa mescla de raças, uma vez que pecuaristas tentam obter um animais mais capacitado – principalmente para a corrida.

Vegetal desenvolvido por genoma

Genoma vegetal

O genoma vegetal é importante para a agricultura. O seu estudo é baseado em pesquisas que visam melhorar a qualidade dos cultivos e, consequentemente, do meio ambiente.

Além disso, a melhoria dos genomas afeta diretamente o público consumidor, que cada vez mais se interessa pelo o que se alimenta, priorizando a qualidade de vida no dia a dia. Por isso, o genoma vegetal têm obtido destaque de mercado, o que reflete diretamente no aumento desse tipo de produção.

Testes científicos também são aplicados em vegetais para tentar chegar a novos resultados que possam ser benéficos a saúde. Por isso, a mescla de plantas, por exemplo, pode resultar em novos chás e remédios importantes para o corpo humano.

A produção dos vegetais transgênicos é importante para a melhoria das plantas que não sejam tão evoluídas em relação as outras. As consideradas mais frágeis e sensíveis ao ataque de pragas, por exemplo, podem ter suas características moldadas. Assim, o genoma as desenvolve corretamente.

Todos os testes e aplicações são baseados na ciência, buscando sempre atingir resultados mais positivos. Antes de realmente aplicar as ideias, no entanto, é necessário uma extensa e profunda pesquisa para entender dos vegetais e quais características são necessárias que se sobressaiam.

Genoma na agropecuária

Agropecuaristas até podem fazer o cruzamento de diferentes seres vivos. Entretanto, além de benefícios, isso também pode gerar invalidez; já que não se sabe muito bem como os genomas de determinados seres vivos podem se comportar. Por isso, é recomendado contratar equipes especializadas nesse tipo de prática, para evitar prejuízos na produção e, consequentemente, nos lucros do agricultor.

Inicialmente, pequenos produtores dão preferência por comprar plantas consideradas comuns para, conforme o seu crescimento, aprimorar o cultivo – já que cientistas biológicos podem estar fora do orçamento usual. Dessa forma, a importância do genoma no desenvolvimento da agricultura e da pecuária fica clara; já que a evolução que pode ser feita com o seu conhecimento pleno pode beneficiar muito o meio ambiente e a vida das pessoas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo