Gerânio é flor originária da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Inicio » Agricultura » Gerânio é flor originária da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia
18/10/2019 Por
Gerânio é flor originária da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

O gerânio cresce em coloração de tons avermelhados vibrantes, rosa radiante ou brancos límpidos

As flores do gerânio adicionam beleza a qualquer jardim que estiverem presentes. Um vaso de gerânio posto na janela faz parecer do lugar um bairro antigo na Itália ou Portugal.

Pendente ou ereto, o gerânio é uma flor bastante utilizada no paisagismo. Isso por conta da beleza de suas flores em forma de pequenos buquês multicoloridos. De certa forma, também por conta de sua folhagem ornamental.

Gerânio

O que é gerânio?

Gerânio é uma planta florífera, também conhecida como sardinheira, que faz parte da família Geraniaceae. Faz parte dos gêneros Geranium e Pelargonium, com cerca de 300 espécies diferentes entre ervas e arbustos.

São nativos principalmente da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Dentre as espécies diferentes encontram-se plantas suculentas, perenes e arbustivas.

Tamanho e forma

Os gerânios apresentam flores de cinco pétalas. Eles geralmente crescem entre 60 e 90 centímetros de altura, com algumas variedades medindo menos e outras medindo mais. Eles também podem se espalhar para cobrir até 90 centímetros.

Cores da flor gerânio

Uma das características mais atraentes dos gerânios é a disponibilidade em uma ampla gama de cores.

O vermelho é, talvez, uma das cores mais predominantes e amplamente populares escolhidas para vasos e jardins. Já o branco nítido e neutro é uma escolha igualmente desejável que pode ser conciliada com praticamente qualquer combinação de jardim.

No entanto, essas cores da flor gerânio não são as únicas opções no mercado. Rosas, desde tons suaves a arrojados, como opções de roxos e azuis, também estão disponíveis para complementar o seu projeto paisagístico.

Gerânio

Condições de crescimento

Devido à sua versatilidade, os gerânios podem crescer em uma variedade de condições e ambientes. Em geral, eles precisam de seis a oito horas por dia de sol para prosperar.

No entanto, eles também se saem bem em ambientes de sombra parcial, quando recebem menos sol direto no calor do dia ou da tarde.

O gerânio cresce melhor em solo úmido e bem drenado. Desse modo, não deve ficar com água demais ou pode ficar suscetível à podridão das raízes.

Gerânios podem ser plantados em vasos suspensos ou jardineiras.

Como plantar gerânio?

Plante seus gerânios na primavera após a ameaça de geada.

Com a maioria das variedades, você poderá desfrutar das flores durante todo o verão e no início do outono. Se continuar a regá-las e cortá-las adequadamente, incentivará um novo crescimento.

Um bom conselho sobre como plantar gerânio é remover as flores que acabam morrendo, pois isso estimula o crescimento das demais. Ainda mais que, inegavelmente, melhora a estética das plantas.

Além disso, é ideal utilizar um substrato leve.

Gerânio

Como reproduzir?

Multiplicá-los é algo simples de ser feito através de estacas e ponteiros. Em resumo, quebre uma ponta com cerca de 10 centímetros e enterre o primeiro terço da base no solo.

Óleo essencial de gerânio

O óleo essencial de gerânio é conhecido como “óleo da mulher”, pois possui benefícios no combate à tensão menstrual. Além disso, auxilia na menopausa.

Na aromaterapia, o gerânio é utilizado em tratamentos anti-acne e contra problemas psicológicos como depressão, estresse e insônia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo