Gloriosa é uma planta que pode ser plantada em vasos ou canteiros

Inicio » Agricultura » Gloriosa é uma planta que pode ser plantada em vasos ou canteiros
10/10/2019 Por
Gloriosa é uma planta que pode ser plantada em vasos ou canteiros

Gloriosa é uma flor venenosa que requer cuidados de manuseio

Os nomes das diversas espécies de plantas podem dizer muita coisa sobre elas. Podem justificar suas formas, assim como suas características e peculiaridades. Gloriosa é um nome bastante curioso, e é assim que essa espécie de trepadeira é conhecida.

A sua forma bastante exótica e suas cores vivas são responsáveis pelo nome que essa flor carrega. Com flores em tons de vermelho e amarelo, a gloriosa é uma flor bastante vistosa.

gloriosa

O que é gloriosa?

Gloriosa, de nome científico Gloriosa rothschildiana, é uma flor originária do continente africano, da família Colchicaceae, da categoria das trepadeiras.

É uma planta tuberosa, ou seja, cresce debaixo da terra. Pode chegar a medir de 1,70 a 2m de altura.

Possui uma folhagem de tipo caduca com atributos escandentes. Suas folhas têm formato oval com gavinhas nas pontas, o que as possibilita se prender a estruturas.

Suas flores possuem uma forma ímpar e bastante atrativa, sobretudo por conta de suas pétalas amareladas com manchas onduladas e vermelhas ao centro. Elas revelam um longo estame com grande antera coberta de pólen.

Sua floração ocorre durante a primavera e se estende até o verão. Preferencialmente deve ser cultivada em temperaturas elevadas durante o dia, e baixas de noite.

Também é conhecida como garras-de-tigre e lírio-trepadeira.

gloriosa

Cultivo da flor gloriosa

Em resumo, a melhor maneira de cultivar a flor gloriosa é colocá-la em locais próximos a cercados ou muros. É importante que o local receba sol pela manhã e sombra no período da tarde.

É uma ótima flor, pois não precisa de poda, multiplicando-se por sementes e basicamente pela separação de suas raízes.

A flor gloriosa não tolera estiagem e não cresce em ambientes muito frios. Durante um inverno rigoroso, se possível, remova sua raiz do solo, abrigando-a das baixas temperaturas.

Cuidado ao manusear a planta gloriosa

Lembre-se de que a planta gloriosa é totalmente venenosa. Mantenha sempre longe do alcance de crianças e animais. Após manuseá-las, tanto as folhas quanto as flores e sementes, lave bem as mãos.

gloriosa

Como plantar gloriosa?

O primeiro passo que você deve saber sobre como plantar gloriosa consiste em adquirir os rizomas de boa procedência, observando se estão firmes e bem embalados.

Escolha um vaso que seja de tamanho proporcional à muda. Dê preferência para substratos ricos em matéria orgânica, com duas partes de substrato para uma de areia.

Em geral, os rizomas da flor gloriosa precisam de solo mais arenoso para crescer. Após revolver, deixe a mistura bem homogênea.

Por se tratar de uma trepadeira, caso plante em vasos, lembre-se de optar por um modelo mais fundo. Portanto, o ideal é colocar um tutor para prevenir o crescimento da trepadeira.

O recomendado é plantar com cerca de 5 cm de profundidade. Observe se no rizoma há um início de floração da planta. Se houver, esse é o melhor momento para plantá-lo. Remova as partes secas e coloque na terra.

Em resumo, a gloriosa floresce durante o verão, com as flores durando cerca de uma semana. Nas estações mais frias cessa o florescimento, perdendo as folhas no inverno. Nesse período, então, elas concentram energias para voltar a brotar na primavera.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo