GLP é gás utilizado no dia a dia do brasileiro e na agricultura

Inicio » Meio Ambiente » GLP é gás utilizado no dia a dia do brasileiro e na agricultura
22/04/2019 Por
GLP é gás utilizado no dia a dia do brasileiro e na agricultura

GLP é gás de grande importância no dia a dia da população brasileira e que ajuda a movimentar a economia do país

O GLP, ou gás liquefeito de petróleo, é muito utilizado no Brasil. Na casa dos brasileiros, ele é indispensável, já que é o grande responsável pelo abastecimento dos fogões.

Além disso, o GLP é importante para a agricultura, facilitando o processo de preparação e secagem de grãos, por exemplo. Com isso, além de contribuir para melhoras na qualidade das produções, ele também ajuda a otimizar tempo nos processos de beneficiamento.

GLP - Gás Liquefeito de Petróleo

O que é GLP?

GLP, ou gás liquefeito de petróleo, é uma mistura de elementos que forma o combustível usado o funcionamento de fogões domésticos, para o aquecimento e o preparo de alimentos. Ele também é conhecido como o popular gás de cozinha e pela sigla GPL; que significa o mesmo, mas em ordem diferente: gás de petróleo liquefeito.

Hidrocarbonetos como propano, propeno e butano fazem parte da sua composição. Para que possa ser utilizado, o GLP – como a própria sigla já evidencia – deve ser purificado e condensado ao estado líquido. Isso é feito por meio da redução da sua temperatura, que deve ser de aproximadamente 163 graus Celsius negativos para que o processo citado seja efetivo.

Este gás pode ser obtido de maneiras diferentes, sendo extraído de bolsões de gás do subsolo da terra ou por meio da destilação do petróleo; que conta com o GLP entre as frações de suas propriedades.

Vantagens do GLP

O gás liquefeito de petróleo oferece diferentes vantagens o seu uso, e uma das principais delas é o fato de produzir poucos gases tóxicos na sua queima. Dessa forma, sua utilização permite que seja alcançado o objetivo de produção de altos níveis de calor; sem que isso signifique a consequência de uma grande poluição no meio ambiente.

Outra vantagem é que a utilidade desse tipo de gás é bastante diversificada e, entre as principais aplicações do GLP, podemos citar:

  • aquecimento para o preparo de alimentos em fogões domésticos;
  • esterilização de ambientes relacionados à saúde, como hospitais;
  • climatização de estabelecimentos comerciais dos mais variados, incluindo bares, padarias, restaurantes e hotéis, entre outros;
  • viabilização de processos essenciais em trabalhos com cerâmica, como queima e secagem;
  • produção de produtos fundamentais para o dia a dia da atualidade, como borracha e papel;
  • ajustes em processos necessários para a produção de vidro, como moldagem e execução de acabamentos.

GLP

GLP na agricultura

O uso do GLP, assim como em muitas tarefas do dia a dia doméstico, também é bastante requisitado em processos importantes para o mercado agrícola. Entre as mais conhecidas e comuns, se destacam as seguintes:

  • secagem de grãos, cascas e sementes em processos de beneficiamento;
  • processos de queima de ervas daninhas, possibilitando melhores e mais produtivos cultivos futuros.

A quantidade baixa de poluentes resultantes da sua queima também se apresenta como vantagem no ambiente agrícola; não agredindo o meio ambiente e nem os trabalhadores rurais que ficam expostos ao contato com o gás liquefeito de petróleo.

Composição do GLP

Conforme citado anteriormente, o gás propano e o butano são elementos de destaque na composição química do GLP. Mas não são somente estes os componentes deste tipo de gás, que inclui na sua totalidade os seguintes hidrocarbonetos:

  • butano
  • buteno
  • propano
  • propeno
  • isobutano

Vale lembrar que, ao contrário do que se possa imaginar, o GLP não tem qualquer tipo de odor. Por isso, é uma necessidade importante e rotineira a mistura do gás com o enxofre; permitindo que, em casos de vazamento, por exemplo, isso possa ser percebido pelo olfato humano.

GLP

Levando em conta o fato de que o seu poder de calor é maior que o da gasolina, a necessidade dessa mistura se evidencia. Isso porque ela garante a segurança das pessoas que têm botijões do gás em casa (contendo diferentes quantidades de GLP); tanto por impedir possíveis explosões quanto por evitar intoxicações por inalação na ocorrência do seu vazamento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo