Goma destaca diferentes significados e usos no mundo agro

Inicio » Agronegócio » Goma destaca diferentes significados e usos no mundo agro
26/04/2019 Por
Goma destaca diferentes significados e usos no mundo agro

A palavra goma pode ter diferentes significados de acordo com sua aplicação, como goma guar, arábica e de tapioca

Dependendo de como for empregada, a palavra goma pode querer dizer coisas diferentes. É denominada dessa forma, por exemplo, a seiva viscosa que é extraída de algumas plantas. Inclusive, a goma de mascar, inventada há mais de dez mil anos, foi criada a partir da seiva de árvore.

Além disso, há a goma de mandioca, utilizada para preparar diversos alimentos como tapioca, além da substância  para engomar roupas e muitos outros significados para a palavra goma. Continue a leitura e conheça os diferentes conceitos e empregos desse termo.

Goma

O que é goma?

A palavra goma, como dito, pode ter significados diferentes de acordo com a sua aplicação. Há a mistura de água e amido que é utilizada para preparar alimentos, como a tapioca, bem como engomar roupas. Há, também, a seiva de árvores utilizada, por exemplo, para fabricação de gomas de mascar (chicletes).

Dentre os significados da palavra, temos as gomas:

  • goma laca;
  • goma natural;
  • de tapioca;
  • xantana;
  • arábica;
  • natural;
  • laca;
  • guar;
  • de mascar e
  • discos e doces de gomas.

Além disso, também existe a Goma cidade da República Democrática do Congo. Já em Portugal, há o Sobradelo da Goma, um bairro localizado em Póvoa de Lanhoso.

Conheça, agora, alguns dos principais significados e usos dessa palavra.

Goma xantana

A goma xantana é muito utilizada por ser capaz de estabilizar e espessar líquidos. Por conta disso, é bastante manipulada na culinária e na indústria farmacêutica. Ela possui o poder de levar viscosidade as receitas, sendo ideal para pratos sem glúten, pois com seu uso a massa fica macia e elástica.

Também é muito utilizada para emulsionar e encorpar molhos. Dessa forma, você pode utilizá-la em sobremesas, bolos e pães. A proporção normalmente utilizada é: para cada xícara de farinha, use 1/2 colher de chá da xantana. Além disso, seu uso também é indicado para aumentar o tempo de validade de produtos industrializados, agindo como conservantes.

Goma-arábica

A goma-arábica é uma resina natural extraída de duas espécies de acácia, especialmente no Sudão.  Seu uso se dá como estabilizante e espessante alimentar e de tintas, além de ser utilizado na confecção de colas.

Em suma, é presente na composição de alguns refrigerantes, bem como pílulas e bombons. Isso porque ela impede que o açúcar cristalize. Um ponto interessante sobre ela que não é muito difundido entre as pessoas, é o fato de ser um prebiótico natural, o que favorece o desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino.

Goma

Goma de tapioca

Esse é um termo muito difundido ao nos referirmos à goma de mandioca, composta por amido de mandioca adicionado água. Após algumas etapas de sua fabricação, como resultado temos a fécula, um pó branco e fino, hidratado e peneirado que também é conhecido como polvilho, amido e polvilho doce.

Essa goma é extremamente utilizada na culinária para fazer tapioca, discos de panquecas feitos na frigideira, podendo ser recheadas ou não.  A tapioca granulada também é muito utilizada para o preparado de alguns doces, como bolo, pudim e cuscuz.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo