Gotejador é um equipamento que facilita a irrigação das plantas

Inicio » Agronegócio » Gotejador é um equipamento que facilita a irrigação das plantas
07/05/2019 Por
Gotejador é um equipamento que facilita a irrigação das plantas

O gotejador é utilizado em diversas culturas e viabiliza o trabalho de irrigação, pois estabelece um padrão para a vazão de água.

O gotejador faz parte do equipamento de irrigação em propriedades comerciais. Contudo, ele também pode ser fabricado em casa para manter a saúde e umidade do jardim.

Um gotejador é capaz de controlar o volume de água oferecido à planta e, assim, cria um padrão para a irrigação das culturas.

Gotejador

O que é um gotejador?

O gotejador é uma peça construída com a finalidade de diminuir o fluxo de água de um sistema de irrigação transformando-o, assim, em gotas.

Ele é um dispositivo utilizado para diversos fins, pode servir como um gotejador de plantas, na irrigação de verduras e flores, assim como para o uso animal, através dos gotejadores para aves.

Como funciona o gotejador?

Quando utilizado em plantações, o dispositivo tem a função de umedecer o solo, liberando gotas de águas para os vegetais.

Ele nada mais é do que uma peça construída para reduzir a pressão de água e diminuir a pressão. Assim, a água que antes alcançaria a plantação através de jatos, é distribuída de forma mais lenta, por gotejamento.

De forma geral, os gotejadores funcionam com vazão entre 0,5 a 20 litros por hora. Para esta vazão tão baixa, portanto, é necessário que a saída do gotejador seja proporcionalmente estreita.

Como fazer um gotejador caseiro

Esta é uma excelente solução para quem gosta de ter plantas em casa e quer controlar a irrigação. Assim, com o gotejador para vasos, as plantas recebem água de forma lenta e contínua, evitando o solo encharcado. Além disso, o dono de casa pode permanecer alguns dias fora, sem se preocupar.

Para preparar o equipamento, alguns objetos são necessários:

  • Garrafa PET (o tamanho varia conforme a necessidade)
  • Mangueira para soro fisiológico
  • Chave de fenda
  • Estaca de madeira
  • Barbante de seis fios
  • Tesoura

Passo a passo para construir em casa

Construir o gotejador caseiro é simples, basta seguir o passo a passo:

  1. Utilizar a chave de fenda para fazer um furo na tampa da garrafa PET. O furo, entretanto, não pode ficar muito grande.
  2. Após concluído, basta inserir uma das pontas da mangueira no orifício.
  3. A próxima etapa é abrir uma janela na base da garrafa, que ficará de ponta cabeça. É por este espaço aberto que a água será inserida, abastecendo assim a garrafa.
  4. É hora de utilizar o barbante e a estaca de madeira. Este passo é bem simples, basta prender a garrafa no vaso onde ela será instalada.
  5. Agora, basta fixar a mangueira no tronco da planta, ou no local que será irrigado. A vasão da água pode ser ajustada pelo controlador.

Gotejador

Cuidados com o gotejador

Quando utilizado em casa, no jardim, o equipamento não apresenta grandes problemas ou prejuízos caso entupa ou venha a falhar.

Contudo, em um espaço comercial e industrializado, como na produção de verduras ou flores, é essencial que o aparelho funcione perfeitamente.

Em um sistema de irrigação é necessário que os gotejadores de plantas sejam regulados e tenham dimensões iguais, assim, a plantação irá receber água de maneira uniforme. Uma peça entupida, contudo, pode causar problemas como mudanças de vazão.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo