O gotejador é utilizado em diversas culturas e viabiliza o trabalho de irrigação, pois estabelece um padrão para a vazão de água.
O gotejador faz parte do equipamento de irrigação em propriedades comerciais. Contudo, ele também pode ser fabricado em casa para manter a saúde e umidade do jardim.
Um gotejador é capaz de controlar o volume de água oferecido à planta e, assim, cria um padrão para a irrigação das culturas.
O que é um gotejador?
O gotejador é uma peça construída com a finalidade de diminuir o fluxo de água de um sistema de irrigação transformando-o, assim, em gotas.
Ele é um dispositivo utilizado para diversos fins, pode servir como um gotejador de plantas, na irrigação de verduras e flores, assim como para o uso animal, através dos gotejadores para aves.
Como funciona o gotejador?
Quando utilizado em plantações, o dispositivo tem a função de umedecer o solo, liberando gotas de águas para os vegetais.
Ele nada mais é do que uma peça construída para reduzir a pressão de água e diminuir a pressão. Assim, a água que antes alcançaria a plantação através de jatos, é distribuída de forma mais lenta, por gotejamento.
De forma geral, os gotejadores funcionam com vazão entre 0,5 a 20 litros por hora. Para esta vazão tão baixa, portanto, é necessário que a saída do gotejador seja proporcionalmente estreita.
Como fazer um gotejador caseiro
Esta é uma excelente solução para quem gosta de ter plantas em casa e quer controlar a irrigação. Assim, com o gotejador para vasos, as plantas recebem água de forma lenta e contínua, evitando o solo encharcado. Além disso, o dono de casa pode permanecer alguns dias fora, sem se preocupar.
Para preparar o equipamento, alguns objetos são necessários:
- Garrafa PET (o tamanho varia conforme a necessidade)
- Mangueira para soro fisiológico
- Chave de fenda
- Estaca de madeira
- Barbante de seis fios
- Tesoura
Passo a passo para construir em casa
Construir o gotejador caseiro é simples, basta seguir o passo a passo:
- Utilizar a chave de fenda para fazer um furo na tampa da garrafa PET. O furo, entretanto, não pode ficar muito grande.
- Após concluído, basta inserir uma das pontas da mangueira no orifício.
- A próxima etapa é abrir uma janela na base da garrafa, que ficará de ponta cabeça. É por este espaço aberto que a água será inserida, abastecendo assim a garrafa.
- É hora de utilizar o barbante e a estaca de madeira. Este passo é bem simples, basta prender a garrafa no vaso onde ela será instalada.
- Agora, basta fixar a mangueira no tronco da planta, ou no local que será irrigado. A vasão da água pode ser ajustada pelo controlador.
Cuidados com o gotejador
Quando utilizado em casa, no jardim, o equipamento não apresenta grandes problemas ou prejuízos caso entupa ou venha a falhar.
Contudo, em um espaço comercial e industrializado, como na produção de verduras ou flores, é essencial que o aparelho funcione perfeitamente.
Em um sistema de irrigação é necessário que os gotejadores de plantas sejam regulados e tenham dimensões iguais, assim, a plantação irá receber água de maneira uniforme. Uma peça entupida, contudo, pode causar problemas como mudanças de vazão.