GPS agrícola aumenta a praticidade operacional do campo

Inicio » Agronegócio » GPS agrícola aumenta a praticidade operacional do campo
10/10/2019 Por
GPS agrícola aumenta a praticidade operacional do campo

O GPS agrícola é parte fundamental da agricultura de precisão

O uso do GPS agrícola vem ganhando cada vez mais importância dentro do agronegócio, se mostrando um item obrigatório para a agricultura em geral.

Nesse artigo você vai conhecer os benefícios do GPS agrícola e como ele e a agricultura de precisão podem tornar seu negócio mais competitivo.

GPS agrícola

O que é GPS agrícola?

GPS agrícola é um aparelho que permite o levantamento e análise de dados importantes sobre a propriedade agrícola.

Esse levantamento é realizado com a utilização do famoso GPS (Global Positioning System), ou Sistema Global de Posicionamento.

Apesar de ter sido desenvolvido inicialmente para uso militar pelo governo dos Estados Unidos, em pouco tempo esse sistema passou a ser utilizado em cada vez mais setores.

Assim, o sistema de posicionamento é utilizado em praticamente todos os sistemas, de celulares a drones com GPS.

Com base nas informações fornecidas pelo GPS agrícola, o produtor pode tornar todos os seus processos mais eficientes. Por isso, um GPS agrícola é um dos principais elementos da agricultura de precisão.

Quais os objetivos da agricultura de precisão?

A agricultura de precisão é cada vez mais importante na produção agrícola mundial. Por isso, os agricultores que não se adaptarem a essa nova realidade poderão enfrentar problemas em pouco tempo.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios da agricultura de precisão.

GPS agrícola

  • Produtos e serviços de maior qualidade

Com mercados cada vez mais concorridos, oferecer apenas preços atrativos pode não ser suficiente para que você consiga bons negócios.

Por isso, investir na qualidade – tanto de seus produtos quanto de seus processos – é tão importante no mercado atual.

  • Sustentabilidade

Com o auxílio do GPS agrícola é possível direcionar os recursos utilizados na produção de maneira muito mais assertiva.

Assim você pode, por exemplo, identificar áreas onde existe a necessidade de aplicação de fertilizantes ou pesticidas. Com isso, o uso de sprays em toda a área plantada se torna desnecessário.

  • Custos menores

Através do controle e da clareza dos processos e necessidades da propriedade, a agricultura de precisão pode reduzir muito todos os custos da sua produção.

Isso porque você consegue identificar as necessidades reais da sua propriedade e do seu processo produtivo.

  • Controle do processo

Esse tipo de sistema permite que o agricultor tenha controle total sobre tudo o que é feito em sua propriedade. Com isso, é possível identificar onde estão todos os trabalhadores, assim como o funcionamento de máquinas.

Dessa forma, você pode compreender e criar indicadores de desempenho com o objetivo de tornar suas atividades cada vez mais eficientes.

GPS agrícola

Quais são as vantagens do uso de drones com GPS na agricultura?

O uso do GPS agrícola na sua propriedade pode trazer informações importantes para o desenvolvimento do seu negócio, como:

  • Velocidade da semeadura controlada;
  • Processos de pulverização mais precisos;
  • Maior qualidade das colheitas.

Todos esses benefícios fazem com que o uso de GPS agrícola no agronegócio tenha um papel cada vez mais importante nesse mercado.

Os agricultores que querem se manter competitivos precisam se adaptar o mais rápido possível a essa nova realidade tecnológica da agricultura de precisão e do uso do GPS agrícola.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo