A nutrição do grão de bico beneficia o coração, o intestino e mais
Grão de bico é um dos alimentos consumidos pelo mundo em diversas culturas desde os tempos antigos. Ele participa de dietas tradicionais há cerca de 7.500 anos.
Hoje em dia, o grão de bico continua sendo uma das leguminosas mais populares em vários continentes, uma vez que seu valor ainda é reconhecido. Não é difícil entender o motivo ao se considerar as vantagens nutricionais desse ingrediente.
O que é grão de bico?
Grão de bico é uma leguminosa que oferece uma gama de vantagens para a saúde. Outras leguminosas comestíveis comuns incluem variedades de feijões, amendoim e soja.
Benefícios do grão de bico
Este popular grão reúne uma série de vantagens, e pode-se dizer que o grão de bico ajuda em termos de:
- Aumento da saciedade;
- Melhora da digestão;
- Manutenção do nível de açúcar na corrente sanguínea;
- Aumento da proteção contra a doenças do coração e síndromes metabólicas;
- Entre outras coisas.
A nutrição dos grãos de bico se mostra como potentes pacotes de proteínas, minerais e vitaminas. Por esse motivo, muitas vezes são incluídos em dietas de cura, incluindo a ayurvédica e a mediterrânea.
Eles estão incluídos em receitas populares do mundo inteiro, mas não só isso. São bastante utilizados como o principal ingrediente do hummus, comumente consumido diariamente em países como:
- Síria;
- Israel;
- Turquia;
- Jordânia;
- Palestina;
- Egito.
Benefícios da nutrição do grão de bico
Com tantos nutrientes e vitaminas, esse legume beneficia o organismo de diversas maneiras diferentes. As diversas formas que se tem de como preparar o grão de bico não influenciam nesse fator.
Aqui estão certas vantagens que se tem com o consumo desse alimento:
- Fornece carboidratos de liberação lenta: todos os tipos de leguminosas são uma forma de carboidrato complexo. Nesse quesito, o organismo é capaz de digeri-lo lentamente, entretanto, utiliza-o também como fonte de energia;
- Auxilia no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea: a nutrição dos grãos de bico conta com o amido, um carboidrato de queima lenta. Assim sendo, o organismo não reage repentinamente, aumentando a glicose no sangue. Diferente do açúcar simples, leva-se um período longo até ser quebrado;
- Aumenta a saciedade e auxilia no emagrecimento: o grão de bico cozido não é somente saboroso, mas também é rico em fibras e proteínas. Isso contribui para as sensações de saciedade, reduzindo os desejos por comida;
- Tem um efeito alcalinizante: a leguminosa tem efeitos alcalinizantes no corpo. Desta forma, há um equilíbrio no nível de pH, combatendo a alta acidez, comum em dietas ocidentais modernas. Se combinado com fontes de gorduras saudáveis, os nutrientes são aumentados;
- Grandes fontes proteicas: as proteínas são um tipo de macronutriente. São essenciais e desempenham um importante papel em basicamente todas as funções do organismo. Isso inclui os órgãos vitais, tecidos, músculos e até níveis hormonais. Consumir proteínas saudáveis o suficiente ajuda no retardo natural do envelhecimento.
Como plantar grão de bico?
Ter uma plantação de grão de bico não requer muito trabalho, mas é preciso atentar-se para alguns detalhes. A leguminosa tem preferência por solos:
- Com textura argilosa;
- Ricos em matérias orgânicas e nutrientes;
- Profundos;
- Bem drenados;
- Com pH alcalino ou neutro;
- Com salinidade baixa.
Para ter como plantar grão de bico e garantir o sucesso no intento, os solos precisam ser preparados tal como quando se cultiva milho. Recomenda-se que os plantios sejam feitos em linhas, mas com espaços de 15 cm e 40 cm entre uma planta e outra.
Fazendo a plantação de grão de bico em linhas, deve-se usar a mecanização, pois, com isso, se obterá resultados melhores.
Receitas com grão de bico
Quer experimentar essa delícia, mas não sabe como preparar o grão de bico? Abaixo seguem duas receitas fáceis e de grande valor nutritivo.
Salada de grão de bico
Ingredientes:
- 400 gramas de grão de bico, escorrido e lavado;
- 1 maço pequeno de coentro grosseiramente picado;
- 1 maço pequeno de salsa picado;
- 1 cebola vermelha, em fatias finas;
- 2 tomates grandes picados;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 limão espremido.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, mas pouco a pouco para que o grão de bico absorva melhor o molho. Pode ser feito no dia anterior e mantido na geladeira. Experimente com cordeiro grelhado ou outra carne grelhada de sua preferência.
Cozido com grão de bico
Ingredientes:
- 3 abobrinhas pequenas cortadas em fatias grossas;
- 1 berinjela cortada em pedaços grosseiros;
- 3 dentes de alho picados;
- 2 pimentas vermelhas, sem sementes e picadas em pedaços;
- 2 batatas grandes, descascadas e cortadas em pedaços pequenos;
- 1 cebola picada;
- 1 colher de sopa de sementes de coentro;
- 4 colheres de sopa de azeite;
- 400 gramas de tomates picados;
- 400 gramas de grão de bico, lavado e escorrido.
Modo de preparo:
Aqueça o forno a 220º C. Coloque todos os legumes em uma assadeira grande e, então, misture com as sementes de coentro, a maior parte do azeite, sal e pimenta.
Espalhe tudo para uma única camada e, em seguida, asse por 45 minutos. Entretanto, deve se virar uma ou duas vezes até que os legumes estejam assados e corados nas bordas.
Coloque o cozido em uma panela, em fogo baixo. Em seguida, adicione os tomates e o grão de bico. Deixe ferver, mas vá mexendo delicadamente de vez em quando. Tempere a gosto, regue com azeite e espalhe o coentro por cima. Sirva na própria panela ou coloque em uma travessa.
Grão de bico engorda?
Pode-se dizer que há evidências diretas sobre a relação do grão de bico e do apetite, uma vez que os relatos a respeito já foram pauta de diversos estudos. Consumidores assíduos dessa leguminosa sempre reportam mais satisfação com suas dietas quando o grão de bico é incluído, mas não só isso.
Diz-se que, devido à saciedade, menos alimentos processados são ingeridos na dieta diária. Em outras palavras, o alimento emagrece na medida em que, ao comê-lo, você diminui o seu apetite.
Sendo assim, é possível concluir que o grão de bico, em seu valor nutricional, é um alimento não só bastante saboroso, mas completo. Deveria ser mantido em todas as dietas diariamente, uma vez que só traz benefícios à saúde de quem o consome.