Veterinária

Gripe aviária atinge principalmente aves, mas também seres humanos

Gripe aviária atinge principalmente aves, mas também seres humanos

Capaz de gerar grande impacto na pecuária, gripe aviária preocupa brasileiros. Após circular em mais de 30 países, a chamada gripe aviária preocupa por conta das características epidêmicas. A doença é contagiosa e apresenta uma taxa de mortalidade muito alta, levando a óbito mais da metade dos 200 casos registrados por todo o mundo. Para que exista um controle, o objetivo é detectar a incidência nos animais, em especial no frango.

Os primeiros casos de gripe aviária foram registrados em 1997, quando um homem apresentou uma infecção gerada por um vírus transmissor. Para evitar a proliferação da doença, praticamente todos os frangos do país foram sacrificados na época. O mesmo acontecem seis anos depois na Coreia do Sul, onde alguns trabalhadores do agronegócio acabaram infectados.

Gripe aviária

O que é gripe aviária?

Gripe aviária é o nome dado à doença gerada pelo vírus Influenza (H5N1). Geralmente hospedado nas aves, ele é responsável por trazer doenças aos mamíferos.

Hoje, a principal concentração da doença é no sudeste asiático, onde o controle da saúde dos animais também passou a ser cada vez mais rígido. Países da Europa também apresentaram casos de animais infectados, como é o caso de Romênia, Inglaterra e Turquia.

Apesar de ser chamada de gripe, a doença é responsável por trazer uma série de impactos negativos ao corpo. O grande ponto de dificuldade no controle desta epidemia é que, assim como outros compostos, ela está em constante evolução. A cada incidência, o vírus se torna mais forte e a cura é mais complicada do ponto de vista medicinal.

Gripe aviária

Gripe aviária no Brasil

Apesar de não haver registros, a gripe aviária no Brasil é uma preocupação constante. Casos já foram identificados em outros países da América do Sul, como é o caso do Chile. Considera-se uma questão de tempo a chegada do vírus no país. Por isso, o investimento em tecnologia é constante para a identificação dos focos, além de melhorias no tratamento com as aves.

De acordo com a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a preocupação mundial com a procedência do frango gerou um aumento do número de exportações para o Brasil. Por não ser um dos locais em que a doença é constantemente identificada, a valorização foi de 14% entre os meses de janeiro de fevereiro de 2017, época em que a epidemia chamou a atenção do mundo.

Gripe aviária

Sintomas da gripe aviária

Entre os principais sintomas da gripe aviária, podemos destacar a febre, a tosse, a dor muscular, inflamação de garganta, falta de ar e fortes dores de cabeça. É normal que algumas pessoas passem a vomitar ou ter diarreia constantemente.

Eles só são notados depois de cerca de 8 dias que a infecção aconteceu. Pode parecer simples, mas a potência com que essas características aparecem pode levar a morte.

Falando em prevenção da gripe aviária, é importante destacar que muitos infectados tiveram contato direto com a saliva ou com as fezes de uma ave infectada. Assim, para que os riscos diminuam, é importante contar com todos os procedimentos higiênicos imprescindíveis no trato com os animais, incluindo máscaras e luvas. A transmissão da gripe aviária entre humanos acontece com muita facilidade por meio do oxigênio, o que dificulta a prevenção.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também