Guarabu, árvore da família das Fabáceas, produz ótima madeira

Inicio » Meio Ambiente » Guarabu, árvore da família das Fabáceas, produz ótima madeira
02/10/2020 Por
Guarabu, árvore da família das Fabáceas, produz ótima madeira

De grande popularidade na Bahia, o guarabu possui ampla utilização em diversos segmentos, sendo muito empregado pela área moveleira por conta da madeira de altíssima qualidade que produz.

Além disso, a árvore guarabu possui uma madeira muito diferenciada na coloração roxa, que é uma das características que mais chama atenção por parte das pessoas que estão tendo contato pela primeira vez com a árvore. Isso sem contar o fato de que ela pode atingir até 18 metros de altura.

Guarabu

O que é guarabu?

Guarabu é uma árvore da vasta família das Fabáceas. A árvore é muito conhecida por fornecer madeira para diversos segmentos da construção civil, agregando qualidade e desempenho para quem a utiliza.

A árvore também recebe o nome de itapicuru e divide a família das Febáceas com a Peltogyne angustiflora. Além disso, a árvore guarabu também recebe o nome de pau roxo.

Essa árvore é de porte grande, mas pode variar dependendo da região em que for encontrada, tendo mínima diferença de uma para outra. De uma forma geral, pode atingir o tamanho de 38 a 45 metros de altura.

A importância da madeira de guarabu

A madeira é um material de extrema necessidade e, para que atenda a todos os requisitos, precisa ser muito resistente, assim como a madeira de guarabu.

Com o passar do tempo, a sua utilização como matéria-prima acabou diminuindo. Porém, a madeira pode ter vários benefícios quando utilizada na construção civil, como:

  • Limite de desperdício;
  • Menos resíduos gerados;
  • Alta resistência.

Além disso, a madeira da árvore roxinho, como também é chamada, tem uma resistência que impressiona a todos que a escolhem para utilização. É muito estável e resistente à flexão. Outrossim, atua como um ótimo isolante térmico e acústico.

Tudo isso pode resultar em um gasto muito menor com energia, por exemplo. Além disso, por conta da elevada qualidade que dispõe, é dotada de alta segurança e durabilidade, já que é muito difícil de oxidar como as madeiras mais simples.

Inclusive, a madeira pode ser utilizada em diversos momentos, seja de forma temporária ou não. Um exemplo de utilização temporária podem ser os andaimes, formas e escoramentos. A utilização definitiva pode ser definida por vigas, pilares ou terças.

Além disso, a madeira do roxinho também pode ser utilizada tranquilamente como decoração de forros e painéis, além de se apresentar na forma de assoalhos e tacos.

Além de toda a importância que o guarabu tem, a madeira em geral é a base para que seja possível girar toda a indústria de:

  • Celulose;
  • Tintas;
  • Graxas;
  • Ceras.

Além disso, até mesmo os esmaltes são dependentes da madeira para conseguir elevar sua produção e obter maior inovação. O nível de utilização da madeira é tão alto que chega a ser altamente complexo explicar a importância que ela tem para a indústria e os seus profissionais.

Guarabu

Barabu

O nome barabu seria uma versão um pouco mais vulgar do nome da árvore guarabu-amarelo. Diferente da sua versão com a madeira roxa, a guarabu-amarelo seria uma árvore cuja madeira no interior é um pouco mais amarelada do que as demais.

Além disso, essa árvore também é extremamente utilizada na construção civil, já que é possível notar claramente o seu diferencial para outros tipos de madeiras utilizadas comumente. Uma madeira, quando de qualidade, pode ter uma durabilidade imensa onde quer que seja aplicada.

Esse é o caso do guarabu-amarelo, que é uma madeira de qualidade e que sua diferença é notável quando comparada com outros artefatos. Essa madeira, por vezes, pode se tornar um pouco mais cara, porém, a sua qualidade acaba compensando o preço que foi gasto na mesma.

Entretanto, a guarabu, também chamada de Peltogyne, pode ser, por vezes, um pouco mais difícil de encontrar, sendo necessário procurá-la em fornecedores especializados e comprometidos com o profissionalismo.

Por outro lado, a produção desse tipo de madeira é extremamente benéfico para profissionais que dependem desse segmento. Como as decorações em madeira e, até mesmo, as casas de madeira estão voltando à moda, o mercado acaba ficando mais movimentado e propício para esse tipo de negócio.

Inclusive, dessa forma, é possível colaborar em grande escala para a economia brasileira e também ajudar a gerar mais emprego para profissionais interessados na área, ou para as pessoas que têm a vontade de aprender sobre o assunto e procuram uma profissão nesse segmento.

Guarabu

Custo-benefício e resistência da guarabu

Outro fator que é muito importante destacar, onde a guarabu é um belo exemplo, é sobre a necessidade de contar com uma madeira de qualidade para a utilização diária. Uma madeira que, por exemplo, não possua tanta qualidade agregada, tem muito mais chances de se deteriorar com o tempo.

Como a guarabu é uma madeira ótima para utilizar em casas e demais locais, acaba sendo um ótimo investimento e uma forma muito eficaz de poupar dinheiro, já que a mesma não precisa de manutenções frequentes e nem mesmo de trocas.

Além disso, uma das maiores características e diferenciais da guarabu é, também, o fato de não estragar facilmente com chuvas. A madeira da árvore guarabu possui uma resistência muito diferenciada quando comparada com outras madeiras.

Esse diferencial se intensifica mais ainda quando, por exemplo, a madeira é envernizada e passa por tratamentos e cuidados para durar mais do que o normal. Logo, se torna uma ótima opção para as pessoas que procuram unir qualidade e custo-benefício no mesmo material.

Com a utilização da madeira derivada dessa árvore, é perfeitamente possível garantir um ambiente muito mais durável. Além disso, essa madeira possui um grande diferencial que é o seu aroma agradável.

A maioria das madeiras acaba deixando um cheiro desagradável de umidade. Porém, a madeira da árvore guarabu possui um aroma amadeirado e muito característico, o que faz com que o ambiente, em dias úmidos e frios, não adquira um odor desagradável.

Com isso, não é preciso uma grande quantidade de produtos de limpeza para promover um melhor aroma na casa.

A árvore guarabu é comprovadamente uma espécie que consegue oferecer diferenciais notáveis para quem utiliza de sua madeira, sendo assim, é uma excelente opção para a utilização de um produto de alta qualidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo