Agricultura

Guariroba é palmeira nativa do Brasil com diferentes possibilidades de uso

Guariroba é palmeira nativa do Brasil com diferentes possibilidades de uso

Pode-se aproveitar praticamente tudo da guariroba: das folhas, até o caule e o palmito, um ingrediente típico da região central do país

A guariroba é uma espécie nativa e, assim, deve-se tomar alguns cuidados para a produção e cultivo da planta. Somente as plantas que fazem parte de reflorestamentos sejam legalizadas devem ter fim comercial.

O palmito de guariroba é considerado amargo, se comparado à outras espécies. Entretanto, é muito utilizado em alguns pratos típicos, especialmente na região de Goiás e Minas Gerais.

Guariroba

O que é guariroba?

Guariroba é uma espécie de vegetação nativa do Brasil. Chamada também de palmeira guariroba ou coqueiro-amargoso, é possível se extrair um palmito da planta. Ela é encontrada em diversas áreas do território brasileiro, desde o Nordeste até Estados do Sul.

A palavra guariroba teve origem no idioma tupi, do termo “gwarai-rob”. O seu significado, então, é “indivíduo amargo”.

As características da palmeira guariroba

Além do sabor amargo, descrito até mesmo no nome da palmeira guariroba, ela também apresenta outras características. Vamos conhecer um pouco mais sobre a planta, então:

  • Espécie solitária, pode sobreviver sozinha
  • Tem caule de cor acinzentada
  • Pode atingir até 20 metros de altura
  • Possui copa crispada
  • Folhas grandes, de até três metros de comprimento
  • As flores nascem em formato de cachos, geralmente da primavera até o outono

É possível aproveitar o palmito de guariroba?

Sim, o palmito guariroba é um dos produtos que podem ser extraídos da palmeira. Contudo, muitas pessoas o consideram como uma verdura de sabor amargo, se comparado aos outros palmitos. Ainda assim, o ingrediente é bastante utilizado em algumas cozinhas com culinária específica, como em Goiás.

O palmito de guariroba, então, é utilizado em empadões, como acompanhamento de pratos principais e na salada.

Os produtores que pretendem trabalhar com este tipo de produto, contudo, precisam estar atentos à legislação. É necessário obter uma licença ambiental para o cultivo e comercialização da palmeira. Desta forma, exploração da planta em ambiente natural é proibida, por isso é necessário esclarecer todas as dúvidas com os órgãos competentes.

Aprenda a fazer palmito refogado

Quer conhecer o sabor deste vegetal? É fácil, existem diversos tipos de receita onde o palmito se enquadra. Uma delas, então, é preparar o ingrediente refogado. Veja a seguir:

  1. Refogar um pouco de alho e cebola em uma panela, até dourar
  2. Cortar o palmito em pequenos pedaços e acrescentar na panela. Colocar meia xícara de água e cozinhar por cinco minutos. Vale lembrar que o fogo deve estar baixo.
  3. Por fim, basta temperar a gosto e está pronto para servir.

Guariroba

Quais os outros usos para a planta?

Além da produção do palmito, a palmeira também é utilizada como planta ornamental. Assim, alguns especialistas em paisagismo utilizam a espécie para compor praças e canteiros, especialmente em espaços públicos.

Com a semente da planta também é possível de se extrair um tipo de óleo comestível. O óleo, então, também pode ser comercializado e tem uso na indústria de produtos de limpeza.

Outra função para a guariroba é dada através de seu caule, bastante utilizado na construção civil. Já as folhas podem ser utilizadas na cobertura de edificações, assim como na alimentação de animais.

ACESSO RÁPIDO
    Joana Gall
    Joana Gall é técnica em agropecuária pelo Instituto Federal Catarinense e atua na pesquisa sobre as mulheres rurais de Camboriú, em Santa Catarina.

    Leia também