Haste promove apoio e sustentação para uma planta

Inicio » Meio Ambiente » Haste promove apoio e sustentação para uma planta
16/04/2019 Por
Haste promove apoio e sustentação para uma planta

Haste é um termo utilizado para diversos segmentos, inclusive em botânica

A haste, quando voltada para o ramo da botânica, é conhecida pelo seu caráter de sustentação. É uma parte vegetal das plantas e se apresenta junto ao caule como forma de amparar os órgãos do vegetal.

O termo haste é também utilizado para se referir à utensílios de ferragem. A função deste objeto metálico é similar à sua função nas plantas, e serve como apoio para outros elementos.

haste de metal

O que é haste?

A haste é um termo que possui diversos significados. Ela pode ser relacionada com o órgão vegetal próximo ao caule de uma planta. Por outro lado, também se encontra no mundo da música para definir uma linha que se amplia a partir do círculo de determinada nota musical. Além disso, também pode se referir ao material plástico cilíndrico que forma o cotonete. Em outro segmento, o termo está presente para dar sustentação para o mastro de uma bandeira. Por fim, uma haste pode tomar forma como nomenclatura para extensões – chifres – do crânio de um determinado animal, um exemplo é o cervo.

Qual a função da haste?

A função de uma haste está relacionada com o significado em que se apresenta. Em cada um destes segmentos exemplificados o objeto desenvolve uma determinada função. Por este motivo, o termo não possui apenas uma atividade principal.

No entanto, seu uso é mais comum no mundo da botânica quando se refere à atividade nas plantas. Embora, ainda assim possa ser utilizado como parte de objetos maiores, como as de madeiras utilizadas em guarda roupas, ou as de metais para construção civil.

Haste da planta

Quando este termo é atribuído à vegetação, é um dos tipos de caules que a planta possui. Existem três principais tipos de caules: tronco, estipe e haste.

Entre as características principais da haste, podemos citar um caráter maleável, aéreo, ereto e de coloração verde. É bastante comum encontrar o caule tipo haste em plantações de ervas e couve.

Haste

Haste na flor

No caso das flores, esta característica está presente com uma função semelhante. O objetivo da haste na flor é sustentar o caule, e nele é segurado o seu órgão reprodutor, denominado de pedúnculo; região alongada da planta próxima ao caule. Além disso, este tipo de organismo é conhecido também por haste vegetal.

Haste de madeira

Este objeto de madeira é utilizado para fornecer sustentação como, por exemplo, em um mastro. O material é reconhecido pelo seu caráter fino e alongado. Por isso, é comumente encontrado em bandeiras de navios e até mesmo pequenos barcos.

Haste de metal

Uma haste de metal é utilizada quase que da mesma forma que o material em madeira. Ela pode ser encontrada em guardas-chuva, no pé de uma mesa ou braço de cadeira, entre outros objetos. Uma haste desempenha variadas funções, pois o termo é atribuído para denominar elementos diferentes e dos mais variados segmentos. Em seu caso mais comum, é possível observar este órgão como artigo fundamental em uma planta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo