Hereford produz carne saborosa e com alto valor de mercado

Inicio » Pecuária » Hereford produz carne saborosa e com alto valor de mercado
25/03/2019 Por
Hereford produz carne saborosa e com alto valor de mercado

Hereford é uma raça de origem inglesa altamente especializada na produção de carne

Atualmente, o hereford é criado em diversos países, como Canadá, Argentina e Uruguai. No Brasil, se adaptou principalmente ao Rio Grande do Sul, onde forma diversos rebanhos puros e mestiços.

Nos EUA, o gado hereford encontrou condições ideais para se desenvolver. Por isso, forma atualmente um dos maiores rebanhos do país. No Uruguai, 70% do rebanho é de gados desta raça. 

Gado hereford

Características do hereford

O gado hereford é um gado de porte médio. Os animais da raça tem pelagem marrom com a cabeça, peito, ventre, vassoura da cauda e membros brancos. Os pelos são finos e ondulados e a pele é flexível. Fertilidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade são as principais características do chamado “gado de cara branca”.

Outras características marcantes do hereford são:

  • Cabeça larga e curta
  • Olhos grandes e proeminentes
  • Espelho nasal amplo de coloração rósea
  • Chifres pequenos de cor branco-amarelada
  • Orelhas de tamanho médio
  • Cauda comprida
  • Docilidade

O corpo do boi hereford tem membros fortes, curtos e com bons aprumos. Seu corpo é amplo e compacto. Além disso, o animal tem peito largo, costelas arqueadas e espáduas com boa cobertura de musculatura. A linha dorso-lombar é reta, larga e com boa massa muscular.

O gado hereford se destaca ainda pela rusticidade, já que raça se desenvolve muito bem em regime de pasto. No entanto, esse gado não se adapta a climas muito quentes. O hereford consegue se desenvolver bem em diversos tipos de pastagens. Por outro lado, a raça é sensível a endo e ectoparasitas.

O touro Hereford é de alta libido e viril no aproveitamento do salto. A fêmea da raça é precoce, entrando em ciclo reprodutivo por volta dos 20 meses. Gera filhotes fortes e saudáveis, mas só produz leite para os terneiros.

Carne de qualidade

Saborosa, tenra e com gordura na medida certa, carne da raça hereford é cada vez mais valorizada no mercado brasileiro. Certificada pelo programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), é considerada uma carne gourmet, com a mesma qualidade da que é consumida na Argentina e no Uruguai.

Bezerro da raça hereford

Outra vantagem para a pecuária de corte é a precocidade do animal. Quando criados com boas condições alimentares, atingem o peso ideal de abate por volta dos 24 meses de idade. É como encontrar novilhos com 450 Kg já nessa idade. Além disso, produzem carcaças de carne bem marmoreada, como o mercado atual exige. Outros aspectos dessa carne especial:

  • Maciez: A textura macia é resultado de uma combinação de fatores exclusivos como raça, ambiente, alimentação, idade e pré-disposição genética.
  • Marmoreio: O marmoreio é a gordura entremeada na carne. Carnes marmoreadas, como a do hereford, tem sabor incomparável.
  • Sabor: Não é à toa que a carne proveniente do boi hereford é altamente utilizada pelos melhores chefs da gastronomia internacional.
    Em um concurso realizado na Alemanha em 2010 pela revista especializada Beef, a carne foi eleita a mais saborosa do mundo.

Aliadas ao alto índice de rendimento de carcaça, essas características fazem, portanto, com que o hereford seja considerado uma raça altamente lucrativa para criadores, invernadores e frigoríficos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo