Hidromel é bebida alcoólica que leva mel em sua composição 

Inicio » Agronegócio » Hidromel é bebida alcoólica que leva mel em sua composição 
20/09/2020 Por
Hidromel é bebida alcoólica que leva mel em sua composição 

Hidromel é considerada bebida alcoólica mais antiga do mundo. Mesmo que você nunca tenha provado hidromel, você sem dúvida já ouviu falar dele. Chamado de “néctar dos deuses” na Grécia Antiga, acredita-se que esta bebida fermentada de mel seja uma das mais antigas bebidas alcoólicas do mundo, mais antigas ainda que os populares vinho e cerveja.

Embora às vezes seja chamado de vinho de mel, o hidromel não é, tecnicamente falando, um vinho. Então, o que é hidromel? Que sabor o hidromel tem? Há um mercado de hidromel no Brasil? Como preparar a bebida alcoólica mais antiga do mundo? Nesse artigo, abordaremos esses e outros assuntos referentes ao hidromel. Tire suas dúvidas e conheça mais a respeito dessa relíquia da humanidade a seguir!

Hidromel

O que é hidromel?

Hidromel é considerada a bebida alcoólica mais antiga da humanidade. Em suma, a bebida é caracterizada por sua grande parcela de açúcar fermentado proveniente do mel. De fato, especialistas acreditam que o hidromel possa ter sido descoberto acidentalmente.

Mas como isso aconteceu? Simples. Pense em uma colmeia inundada pela chuva, onde o mel foi fermentado por leveduras selvagens. Isto é, o resultado disso não seria nada menos do que o famoso hidromel. Após essa descoberta ser feita, ela se espalhou rapidamente pelo mundo antigo.

Por exemplo, há evidências de produção intencional de hidromel em cerâmica no norte da China que remonta a 7.000 a.C.

A partir daí, a receita parece ter passado para a Europa e África, ganhando o restante do mundo antigo. De fato, a bebida foi particularmente popular entre os gregos, romanos, vikings, egípcios e maias.

É certo que o hidromel era a bebida preferida dos gregos antigos. Afinal, isso é refletido na literatura, onde é chamada de Ambrosia ou “néctar dos deuses” – graças à associação com as abelhas.

Mitologicamente falando, acreditava-se que as abelhas eram mensageiras dos deuses gregos, trazendo orvalho dos céus para serem embebedados por heróis épicos e pela realeza.

Como é o sabor do hidromel?

Se você nunca experimentou, você ao menos já se perguntou qual seria o sabor do “néctar dos deuses”.

Em suma, assim como os vinhos, os hidroméis podem ser secos, doces ou espumantes. Os hidroméis secos, por exemplo, são bastante interessantes, pois refletem os sabores não doces do mel, que podem variar significativamente.

O hidromel mais doce também destaca a essência do mel, embora sem ser excessivamente doce. Afinal de contas, a etapa de fermentação tempera essa doçura à medida que o fermento converte os açúcares do mel em álcool.

Além disso, a bebida é bastante diversa. Os hidroméis feitos com frutas, por exemplo, podem ser muito doces, frutados e aromáticos. Um hidromel seco feito com a mesma fruta pode ter apenas uma pitada de frutado.

As possibilidades de aromatizar ervas e especiarias também são infinitas. Hortelã, sálvia, alecrim e zimbro são escolhas comuns para os produtores da bebida. Também existem hidroméis com perfis de especiarias invernais, usando canela, gengibre e cravo. Já os hidroméis florais, por sua vez, podem incluir pétalas de rosa, lavanda ou flores silvestres.

Hidromel

Ficou curioso? Confira abaixo como fazer hidromel!

Como fazer hidromel?

Tradicionalmente, o hidromel é feito de mel, água e fermento. Além disso, a bebida será seco ou doce, dependendo da quantidade de mel utilizada. A adição de frutas, ervas, especiarias e grãos influencia ainda mais o perfil final do sabor.

Um hidromel simples pode ser produzido em menos de duas semanas se o ambiente estiver quente o suficiente. Em geral, os fabricantes começam dissolvendo o mel na água, deixando ferver e removendo qualquer espuma que se formar na superfície.

Após a mistura esfriar dentro dos graus definidos, a bebida é engarrafada e quaisquer ingredientes extras são adicionados. A garrafa é então equipada com uma câmara de ar e o hidromel é deixado para fermentar.

Receita de hidromel

Para preparar essa receita de hidromel caseiro, você vai precisar:

Ingredientes

  • 2 litros de mel;
  • 1 unidade de pau de canela;
  • Cravos a gosto (cerca de 4 unidades);
  • 1 unidade grande laranja (dividida em oito pedaços);
  • ⅓ de uma xícara de chá com uvas passas;
  • 1 pacote com levedura;
  • Água mineral.

 Modo de preparo

  1. Antes de preparar a bebida, é necessária a construção de um airlock. Isto é, uma espécie caseira de balde usado para fermentação. Enquanto o balde mantém vedado o líquido, a saída de CO2 é permitida;
  2. Para preparar essa receita, será necessário um recipiente contendo cinco litros. Assim, no airlock mencionado acima, o mel será dissolvido na água. Em seguida, é feita a adição dos demais ingredientes – exceto pela levedura;
  3. Feito isto, é hora de chacoalhar a mistura generosamente para que o meio seja oxigenado. Esse passo é, sem dúvida, crucial para que as leveduras desempenhem uma boa atividade;
  4. Em seguida, a adição da levedura é feita e o recipiente é fechado. Durante cerca de três meses, a mistura preparada deve permanecer parada e intocada tanto quanto for possível;
  5. A bebida estará suficientemente maturada quando assumir uma cor mais clara. Assim, saberá que estará pronta e poderá fazer a transferência do líquido para garrafas devidamente esterilizadas com a ajuda de um sifão. Depois, você poderá desfrutar do seu hidromel caseiro.

Hidromel

Hidromel no Brasil

No Brasil, o mercado da bebida vem apresentando um desenvolvimento devido ao aumento crescente do interesse público por bebidas com personalidade histórica, exótica e única. Sem dúvidas, algumas obras e sagas literárias populares ajudaram a despertar a atenção para a bebida no país. Entre elas estão Game of Thrones, The Witcher, Senhor dos Anéis e Harry Potter.

Além disso, sagas de RPG também ajudam na divulgação, como “The Elder Scrolls”, bem como filmes – tais como Robin Hood – e séries – a exemplo de Vikings. Contudo, o que tornou a bebida mais conhecida foi a cultura chamada “homebrew”, em ascensão no Brasil. Ou seja, a prática de produzir bebidas alcoólicas caseiras e artesanais.

No entanto, é importante destacar que para uma bebida (alcoólica ou não alcoólica) ser legalizada no Brasil, é necessário o registro no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Atualmente, apenas quatro marcas brasileiras da bebida hidromel possuem registro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo